Antes de recomeçar, vamos de retrospectiva?

Montagem com fundo rosé e uma foto. Na imagem, está uma mesa de madeira, com notebook no centro aberto na página de criação de post do WordPress com o título "Retrospectiva Girls". À esquerda do notebook, um planner com capa preta e adesivo escrito "o presente é feminino". Na direita, uma xícara de chá preta cheia, um moleskine rosé e três canetas coloridas uma ao lado da outra (na ordem: amarela pastel, laranja pastel e vermelha). No canto direito da montagem, está o texto "Play na Cyndi Lauper e bora lá".

Depois de muito ensaiar um retorno, estamos – eu e o Girls – de volta! Foram horas e mais horas de planejamento, um layout e identidade visual pensados do zero, um site novinho em folha, tinindo de rápido, que você pode aproveitar agorinha <3 e três posts novos: essa retrospectiva, um apanhado das peças que deixaram os meus looks mais elegantes e dicas imperdíveis para quem ama moda e pretende visitar Curitiba no futuro.

Montagem com três fotos e fundo branco. Na primeira imagem, à esquerda, Marcie aparece fazendo uma selfie com sinal de paz e amor. Na segunda, uma mesa de madeira, com moleskine escrito "mergulhar", três canetas (uma bege, uma vermelha e uma marrom) e um notebook aparecem. Na terceira foto, uma tela de notebook com planilha aberta e a legenda "Diário do novo Girls: temos até PLANILHAS de organização".
Monotemática nos stories, mas por um bom motivo

A possibilidade de voltar me presenteou com um friozinho na barriga, que apareceu na forma de mil questionamentos. Para mandar essa sensação embora, resolvi pensar um pouco no que o blog significa pra mim. Expressão, diversão e criatividade seriam boas palavras. Mas não contam nem 1% de tudo que aconteceu nesses quase 9 anos. Entre outras muitas coisas, o Girls foi o sonho de uma adolescente de cidade pequena em trabalhar escrevendo sobre moda, coisa que de fato aconteceria no futuro. Teve muito enjambre, amadorismo e vontade de fazer. Algumas pausas necessárias, outras forçadas. Uma constante vontade de voltar.

Então, para começar essa nova etapa com tudo, criando um espaço mais próximo entre nós, no qual a gente possa falar muito sobre moda e tratá-la como uma amiga querida, nada mais justo do que contar um pouquinho da história do blog. Das curiosidades aos bastidores, confira tudo e, como parte do nosso próprio nome completo aconselha, have fun!

Bora tomar um cházinho? 🫖

A escolha do nome

Montagem com fundo branco e três fotos. Na primeira, o player preto do spotify está com a capa do disco da Cyndi Lauper, na música "Girls Just Wanna Have Fun". Na imagem do meio, que está centralizada, uma foto da cantora Cyndi Lauper de óculos escuros com moldura branca. Na terceira foto, a cantora Cyndi Lauper posa em frente a uma parece cinza com fundo infinito. Cyndi usa um vestido com muitos babados nos tons de amarelo, vermelho e roxo, além de coturnos pretos.

Não precisa muito para descobrir a origem do nome, né? E é bem isso mesmo. Depois de muito buscar ideias criativas, recorri às boas e velhas músicas salvas no computador – nessa época ainda nem existia Spotify ou similares. A batida animada, a temática que super combinava com o mood do blog e o clipe cheio de energia foram o match perfeito. Depois de dançar muito no quarto de madrugada, estava decidido. Mesmo clichê – e com muita gente me perguntando porque eu não atrelo o blog ao meu nome – acho que Girls Just Wanna Have Fun tem muito a ver com a forma que eu enxergo a moda, uma ferramenta para me divertir. Como eu disse lá no texto de apresentação do blog, é verdade que as ‘girls’ não querem só ‘fun’, mas a vida fica bem melhor, e os problemas parecem um tantinho menores, quando a gente está se sentindo maravilhosa e confiante.

O primeiro layout

Foram horas no WordPress em busca de um template, mais algumas no Paint pra criar essa capa tão elaborada com itens girlie que tinham a ver com o blog – as colagens eram um hit lá em 2011, ok? Uma madrugada de trabalho depois, estava no ar essa “belezinha” e lembro de ter ficado bem orgulhosa do resultado, enviando o link pra várias amigas conferirem.

Nem sempre fui uma “blogueira solo”

Montagem com duas fotos em um fundo branco. Na primeira foto, a sombra de duas minas dançando com vestidos contra o sol. O céu é azul e nuvens brancas as contornam. Na segunda, uma menina branca, de cabelos longos e vestido vermelho aparece sentada, com sapatos de salto alto ao lado. O céu azul e silhuetas de árvores contornam a imagem.

Essa só quem acompanhou o blog desde os primórdios sabe. O Girls foi criado com a minha melhor amiga da escola. Nós duas gostávamos de moda, séries e música, líamos muitas revistas e os blogs da época, então, no começo das férias de inverno de 2011, resolvemos criar o nosso próprio espaço. A parceria durou uns dois anos, ela parou de escrever por aqui e eu, que já queria muito fazer conteúdo de moda e ser jornalista, resolvi continuar. O nome seguiu o mesmo, o domínio mudou e cá estou eu, até hoje, com um carinho imenso por esse cantinho, que vai se repaginar completamente em 2020 e seguir sendo a minha casa.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Rumo aos 9 anos de blogosfera

Montagem com fundo branco e duas fotos, com borda amarela. Na duas fotos, Marcie está centralizada na imagem, com chapéu de feltro preto, camisa bordô e cardigã preto. Está sentada em uma mesa, com o celular na mão. A sua frente estão um notebook, um livro e um copo de café. Na primeira foto, olha para a câmera e sorri de lábios fechados. Já na segunda, olha para o celular e sorri.

01.08.2011. Essa foi a data do primeiro post, apresentando o blog pro mundo. Foi uma sensação incrível clicar naquele “Publicar”. Na época, com a ingenuidade que só a adolescência pode proporcionar, me senti a editora famosa das comédias românticas prestes a conquistar New York kkk.

Nesses quase nove anos, estive muito presente por aqui, publicando um look por dia, fantasiei sobre histórias de amor que não vivi, desabafei sobre as vividas – seja por mim ou por amigos -, me inspirei pelo estilo de outras meninas, revirei muuuitos tapetes vermelhos em busca dos melhores looks. Fiquei meses/anos sem conseguir escrever pra mim – seja pela faculdade, trabalho, tcc, ou tudo junto e misturado. Me senti mal por nunca conseguir dar a atenção merecida pra esse espaço. Me senti feliz por todas as pessoas que usaram as dicas. O agora? Promete ser um tantão mais organizado, mas isso é papo pra outra história, que dia a dia vamos construindo por aqui.

O cenário era a obra da garagem

Montagem com fundo branco e três fotos. Na lateral inferior esquerda, um traço laranja decora. Já na direita, três bolas amarelas. A primeira foto traz Marcie escorada em uma parede branca com rachaduras e mofo na parte de baixo. Ela olha para o lado esqerdo, com a perna direita inclinada e veste uma calça branca com estampa de losangos preta, regata preta, cardigã cinza chumbo e sliper preto com animal print. Na segunda foto, Marcie está escorada em uma parede com os tijolos à vista e uma viga de cimento. Ela olha para a frente, segurando a barrada da minissaia plissada marrom. Usa uma camisa de flanela xadrez marrom e coturno preto. Na terceira foto, está em cima de um barco verde, com um dos pés levantados e os braços abertos. Veste uma regata branca, short metade azul bic, metade azul claro, coturno e uma coroa de flores branca e vermelha.

Se hoje eu olho pra essas paredes e dou gostosas risadas, na época achei super conceito fazer as fotos de look na obra da garagem da minha casa. A melhor parte? A obra ficou ANOS parada, então eu pude manter o “cenário” por muito tempo. É claro que, na época, os blogs eram muito amadores e até as imagens de grandes blogueiras eram feitas em espaços improvisados. Nunca vou esquecer o primeiro look publicado pela Camila Coutinho, feito na quadra de futebol de um prédio. De lá pra cá evoluímos, ao menos, pra paredes brancas, lisas e com quadros bacaninhas.

Montagem com fundo branco e três fotos. Na lateral inferior esquerda, um traço laranja decora. Já na lateral superior esquerda, duas bolas amarelas também são decoração, sobrepostas à primeira imagem. Na primeira foto, Marcie está escorada em uma parede bege, com a mão direita no cabelo e a perna esquerda para a frente. Usa um vestido mídi com fenda generosa até a coxa, com tons terrosos e estampa étnica. Na segunda foto, Marcie está em um grande jardim, é possível ver as folhas secas caídas e um grande galho de árvore repleto de folhas verdes. Marcie está no centro, caminhando com a mão direita para cima e sorrindo. Veste um vestido branco curto com tiras finas e textura floral. Na terceira foto, Marcie está sentada de lado, com uma das mãos no chão. Veste um macaquinho floral com fundo escuro e flores vermelhas, brancas e verdes, um quimono branco com flores vermelhas e rosas na parte de baixo e uma guirlanda de flores brancas e vermelhas no cabelo.

Mas não vivemos só na bagunça: este blog também já foi fancy, com ensaios fotográficos feitos por bons amigos que também estavam começando nas suas carreiras. Força de trocar de roupa no meio da rua pra fazer os cliques renderem mais.

A pose de look do dia

Montagem com fundo branco e três fotos. Na lateral superior esquerda, três bolas amarelas para decorar. Já na inferior esquerda, um traço laranja decora. Na primeira foto, à esquerda, Marcie posa em frente a uma parede branca com a parte de baixo descascada. A pose é os dois braços para baixo, com a perna direita inclinada e o rosto olhando para a câmera levemente inclinado para cima. Ela usa short jeans cinza, camisa bordô e coturno marrom. Na segunda foto, a mesma pose, em uma parede branca com quadros na parede. Ela usa uma calça jeans rasgada nos joelhos e coxa, blusa branca cropped de mangas longas bufantes e tênis branco. Na terceira foto, a mesma pose, em uma parede branca com limo na parte de baixo. Usa mom jeans azul com a barra dobrada, coturno, blusa preta cropped, camisa de flanela vermelha xadrez aberta e um chapéu preto.

Embora não tenha sido de propósito e eu só tenha percebido graças a quem acompanhava o blog, a “pose de look do dia”, foi usada por muitos anos e se tornou conhecida entre amigos e seguidores – eu até ensinei em festas e pra família do namorado. Era apontar a câmera pra mim e pronto, já me encostava na parede mais próxima, perna direita dobrada, rosto levemente inclinado pra cima em sinal de contemplação e carão. Hoje em dia o meu arsenal de poses está mais amplo, mas confesso que foi difícil perder esse hábito.

Por trás das câmeras

Montagem com fundo branco e duas fotos. Cada uma delas é acompanhada de um traço amarelo para decorar. Na primeira, uma mulher de 60 anos, cabelo vermelho, óculos de grau e regata estampada está em uma cozinha repleta de azulejos brancos, com um bolo nas mãos. Na segunda foto, um homem com barba, cabelo preso, óculos de grau e camiseta branca posa em frente em uma parede branca com os braços cruzados.
Vai dizer se não são umas fofurinhas

Para que todos esses lookinhos fossem fotografados, sempre dependi de uma equipe de peso, afinal, os equipamentos nada mais eram do que um celular sem tripé. A minha primeira fotógrafa oficial foi ninguém menos do que a minha vó, a amorosa Dona Zilá. No final de semana, eu colocava todos os looks usados de segunda a sexta e ela ficava sentadinha numa cadeira de praia no pátio esperando pra fazer os cliques – muitos deles selfies engraçadíssimas porque ela virava a câmera sem querer. Eu fiz parte até do It Girls da Capricho – AUGE – com as fotinhos dessa anja. Ao me mudar oficialmente para Porto Alegre, foi a vez do Ico assumir essa função tão importante. Depois de tanto clicar a blogueira aqui, ele descobriu um novo hobby e até já fez curso de fotografia. Eu? Continuo sem tripé, ao menos por enquanto.

Esmalte da semana já foi um hit

Montagem com fundo branco e três fotos, com traço laranja decorando a lateral inferior esquerda e três bolas amarelas decorando a lateral inferior direita. Na primeira foto, uma mão branca segura um esmalte dourado da Colorama exibindo as unhas pintadas com a mesma cor. Na segunda foto, uma mão branca exibe as unhas pintadas cada uma de um tom pastel. Polegar rosa, indicador amarelo, dedo médio lilás, anelar verde e mindinho azul do céu. Na terceira foto, uma mão branca segura um esmalte da risqué em tom de magenta, exibindo as unhas pintadas com a mesma cor.

Tão importante quanto o look, o “Esmalte da Semana” era uma sensação entre a blogosfera. Havia quem buscasse cores acessíveis que copiassem grandes marcas como Chanel e quem, como eu, humildemente mostrava a cor escolhida pra passar a semana. Reparem que a foto do meio poderia muito ter sido tirada agora. Seria eu uma trendsetter ou a moda que super cíclica já trouxe a trend das unhas coloridas de volta? De qualquer forma, foram anos atualizando essa categoria religiosamente, mais até mesmo do que os lookinhos do dia, vejam só. Com a volta das nail arts, os cliques de unhas estão com tudo no Instagram e Pinterest. Será que vale uma pastinha no nosso perfil? Se sim, me conta nos comentários!

Um blog muito do eclético

Montagem com fundo branco e três fotos, com traço laranja decorando a lateral inferior esquerda e três bolas amarelas decorando a lateral superior direita. Na primeira foto, o print de um post do blog, em fundo branco, com o texto "Gato da Semana: Zac Efron" e uma foto do ator de camisa branca e terno preto. Na segunda foto, um print de blog com fundo branco e o título "Foster the People", com a foto dos três cantores da cintura para cima, em frente a um quadro negro escolar. Da esquerda para a direita, um veste camisa jeans com capuz e mangas longas, o outro uma camiseta preta, jaqueta jeans escura aberta e chapéu preto, o outro uma camisa jeans azul de mangas longas arremangada. Na terceira foto, um print de post de blog com o título "What we know" e uma foto de uma silhueta feminina usando um vestido de tule em um fundo completamente escuro, a silhueta é iluminada pelo farol amarelo de um carro no escuro.

Bem conectado com os interesses de uma adolescente, o Girls trazia uma ampla gama de temas além da moda e dos lookinhos usados no dia a dia. Achados musicais, novas séries, clipes, textos românticos e, até mesmo homens gatos ganhavam espaço por aqui. Na versão 2020, vamos resgatar esses outros interesses que permeiam o meu dia a dia na categoria lifestyle.

Edição não era o forte da casa

Montagem com fundo amarelo e todos os personagens da serie Jane by design, 7 ao todo. Cada um deles tem um balão branco com texto ilegível ao lado.

Foram 2/3 dias trabalhando arduamente no Paint para criar uma arte apresentando “Jane by Design”, série que eu amava e foi cancelada na primeira temporada – nunca superarei. Sim. Paint. E antes das ferramentas de edição mais fáceis de usar aparecerem – abençoado sejas, Canva – é bem possível que eu fosse editar as fotos no Power Point até hoje kkk. Nesses muitos anos, a parte gráfica nem sempre foi uma grande amiga e já me gerou muita aflição, mas isso está prestes a mudar. Agora, temos uma id visual linda feita pela @anda.fern, um layout incrível desenvolvido pelo @icaromh e eu mais capaz de fazer montagens bonitinhas – e com bem menos balões de texto, prometo.

Já tivemos até haters

De fazer um blog a dominar o mundo, eu sempre contei com o apoio da família e dos amigos a cada passo. Ainda assim, morar em cidade pequena faz com que qualquer fagulha de individualidade vire motivo pra olharem estranho. Com o blog não seria diferente, mas, confesso que já era pós-graduada em não ligar. Eis que, em 2016, surge uma hater digital, implicando com as mais diversas coisas. De onde comprei meu guarda-chuva ao tamanho do meu peito (oi?), o serzinho teceu comentários bem criativos. Na época lembro de dar risada e brincar que tinha atingido o sucesso, afinal, pra pessoa se importar a ponto de fazer um login e olhar post por post de algo que não gosta… Hoje eu só espero que ela tenha evoluído e me solidarizo ainda mais com quem de fato é famosa e precisa ficar lidando com esses ataques diariamente.

O post mais lido da nossa história

Montagem com fundo branco e duas fotos, decorada por três bolas amarelas na lateral superior esquerda. Na primeira foto, o print de uma capa de blog, com o fundo branco e "GIRLS", em letras maiúsculas, escrito no topo. O título do post está logo abaixo: "4 dicas importantes para quem pretende furar o septo", com uma imagem de capa composta por duas fotos de perfil de marcie e detalhes geométricos nos tons de rosa e bordô decorando. Na segunda foto, Marcie está no centro, em um fundo branco, com cabelo curto, maquiagem laranja e brincos de argola.
Até atualizei as fotos pra minha versão de cabelo curto porque o bendito segue causando

Foram anos e anos escrevendo sobre looks, tendências, capas de revista. Muitas fotinhos, como você viu nos tópicos anteriores. Era de se esperar que o post mais lido da nossa história fosse relacionado ao vestir, certo? Pois está aí a internet pra provar o contrário. O nosso grande hit, que tem muitos acessos diários desde 2016 é o 4 dicas importantes pra quem pretende furar o septo. Sim. Piercing no nariz. Logo depois de furar o meu, resolvi escrever sanando algumas dúvidas básicas que eu mesma tinha. O resultado foi uma série de cliques e muitas pessoas com rinite encontrando uma resposta pra sua dúvida de “será que dá pra colocar mesmo assim?/como coça o nariz?”. Também quer descobrir? Acessa aqui.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

É isso, gostou da retrospectiva? Confesso que amei relembrar todas essas histórias, mas chegou a hora de construir novas, então vem conferir mais do Girls completamente repaginado.

Lifestyle