Daisy Jones & The Six: o que mudou do livro para a série?

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Nessa foto, o grupo, composto de seis pessoas, 4 homens e 2 mulheres está junto, num palco iluminado, todos abraçados.

Finalmente chegou o nosso momento de falar sobre Daisy Jones & The Six: a série! Inspirada no livro de mesmo nome – tem resenha dele aqui -, a série adaptada pelo Prime Video era aguardada pelos fãs há muito tempo, já que as gravações foram pausadas bem no comecinho graças ao Covid.

E se você leu o livro faz tempo ou assistiu apenas a série, preciso te contar que várias coisas mudaram na adaptação. De um músico a menos na banda até momentos marcantes que nunca aconteceram, tem muita coisa pra gente fofocar. Já aviso de antemão: esse post contém muitos spoilers.

A adaptação da série

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, o elenco da série está caracterizado como seus personagens, mas todos sentados juntos em um sofá de hotel.

Apesar de achar que alguns dos pontos que mudaram eram importantíssimos pra narrativa e pro universo construído nas páginas, gostei bastante da série. A vibe e as mini tretas estão presentes, a química entre os protagonistas também, além de ser realmente muito legal vê-los no estúdio gravando ou em shows.

Bora tomar um cházinho? 🫖

Em resumo, a série é boa. Agora, se tivessem mantido algumas passagens, personalidades e músicas, que conto no decorrer do post… Aí seria incrível!

As músicas são praticamente todas diferentes

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, Daisy Jones e Billy ( o outro protagonista) cantam em um estúdio escuro.

Uma das coisas para as quais eu estava mais ansiosa era ouvir as músicas que só imaginei ganhando vida. E o livro traz, nas páginas finais, todas as composições, ordenadas de acordo com como apareceriam no disco. A própria autora já tinha mencionado que as tinha escrito em formato de poema e que as letras sofreriam algumas alterações para se tornarem músicas.

Já no primeiro single, a aguardada e aclamada Regret Me, não há nada, nem uma única frase, da versão original. Então, o momento ICÔNICO em que Daisy cantaria “and baby when you think of me, I hope it ruins rock’n’roll, regret me regretfully” não está lá. E não é só porque eu sou fã, mas essa me parece uma das melhores frases de música de todos os tempos.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, Daisy Jones está sentada em um tapete estampado, ao lado de vários instrumentos como bateria, baixo e pedestais de microfone.

Então, se você também não engoliu a versão de Regret me da série, fica a dica de ouvir essa aqui, feita por uma fã brasileira e disponível no Youtube. Me parece muito melhor do que a original e uma prova concreta de que essa letra poderia sim ter sido lançada como era.

Outras canções esperadas como Impossible Woman e This Could Get Uggly ficaram de fora do álbum, enquanto Aurora também teve a letra inteirinha alterada. Num resumo, as letras que a gente esperou um tempão pra ver não estão lá, ainda que, em termos sonoros, o disco me parece o que era no livro.

Eu entendo que algumas coisas precisem mudar pra adaptar um livro para o formato de audiovisual, mas acho que mudar completamente as músicas de uma banda que nos conquistou justamente por essas indiretas e tensão presentes em cada canção é uma licença poética um tanto quanto enorme.

E pra não não dizer que eu reclamei de tudo, tem duas músicas inéditas de Daisy Jones & The Six que eu gostei MUITO: The River, minha preferida, e Let Me Down Easy. E, se você leu e ouviu o disco Aurora na íntegra, me conta o que achou desse ponto?

A capa de Aurora era outra

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, o vinil de aurora está em uma mesa branca. Na capa, os protagonistas Billy e Daisy Jones se encaram com o céu azul de fundo. Os cabelos dos dois estão ao vento, com Daisy de braços abertos.

Quando o anúncio de que um vinil de verdade iria ser lançado, fiquei animada. Até porque a capa de Aurora em Daisy Jones & The Six (o livro) é um momento icônico. Enquanto toda a banda está de jeans e camiseta, roupas básicas de todos os dias, Daisy aparece com um short desfiado, uma regata branca levinha e sem sutiã, argolas enormes e os braços cheios de pulseiras.

A tensão entre Billy e Daisy era perceptível e paupável. Então o fotógrafo captura um segundo em que a banda está inteira junta, olhando para a câmera, mas Daisy e Billy se encaram. Essa se torna a capa de trás do disco. Já a capa da frente é composta por um close dos dois protagonistas lado a lado, com o céu azul entre os dois, aparecendo apenas a camisa jeans de billy, a regata transparente de Daisy e um frasco de pó em seu bolso. A tensão entre os dois é tão evidente que mesmo sem mostrar o rosto, a gente sente que está lá.

No livro, a foto oficial não é feita por Camila, ainda que eu ache uma mudança que agregou na narrativa da personagem e em como ela está vendo a situação dos protagonistas.

Uma Daisy mais clean e menos indomável

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, Daisy está em uma mesa sorrindo com um cigarro na mão.

Enquanto a série consegue fazer a gente acompanhar o vício e vida nada saudável que Billy leva, Daisy parece ter sofrido uma boa faxina. No livro, desde adolescente, Daisy está sempre drogada, sem dormir à noite, misturando remédios, cocaína, bebidas e embaralhando dias. Nas palavras da própria Daisy “a partir daí eu passava o dia a base de dexedrina e a noite à base de seconal. Com champanhe, para ajudar tudo a descer fácil”.

Já nas telas, Daisy está representada como uma mulher mais suave, funcional, com um trabalho e compondo canções enrolada em um cobertor com uma garrafa de vinho. Mesmo dos episódios 3 ao 6, que tratam da composição do Aurora e de momentos icônicos como ela jogada na piscina com um vestido incrível e pisando em cacos de vidro sem nem sentir, Daisy parece uma versão soft do que era no livro.

Nos últimos episódios é que a gente pode ver a protagonista mais fora de controle, porém, de acordo com os relatos do livro, foi sempre mais pesado do que vemos nas telas. Daisy estava sempre suada, se machucava e nem notava…

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, Daisy está com os braços abertos e um top de mangas largas transparentes e brilhosas que parecem asas de borboletas.

E não é só sobre limpar os vícios e a personagem – o que já seria bem questionável, né? -, mas em termos de personalidade, acho que Daisy também não está tão parecida assim: Sua atitude, liberdade, egoísmo e autenticidade parecem ter diminuído de volume. Sinto falta de ver essa mulher que dizia e fazia o que queria, que se perde, não é perfeita.

Em muitos momentos, em especial no começo e quando ela e Billy estão amigos, Daisy parece até meio sonsa e quem leu o livro há de concordar que ela não era nada assim.

Pete deixa de existir na série

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, os 5 membros do The Six, quatro homens e uma mulher, estão posando olhando para a câmera, dentro de um ônibus de estilo hippie, repleto de lenços e luminárias de papel.

Quando as primeiras divulgações de fotos da banda começaram a aparecer, uma polêmica se instaurou. Daisy Jones & The Six era na verdade Daisy Jones & The Five, já que um membro parecia ter desaparecido. Estamos falando de Pete, que é de fato um personagem secundário, com poucas “falas” nas entrevistas.

E se até aqui eu estava reclamando de algumas mudanças, é hora de parabenizar. Pete sai de cena para que a série possa reconhecer todo o trabalho invisível de Camila, esposa de Billy. Ela é o sexto elemento da banda, já que sempre esteve ali ajudando todos, além de ter ficado em casa cuidando das filhas enquanto seu marido estava em turnês.

Daisy e Billy nunca se beijaram

E não foi por falta de a gente torcer para acontecer, mas Daisy e Billy nunca se beijam no livro. A química e paixão dos dois é completamente platônica, a gente sente o quanto eles querem, quaaase acontece entre as composições do disco, mas fica apenas nesse quase mesmo.

Não vou mentir: gostei de ver kkk, mas, ao mesmo tempo, achei o primeiro beijo num momento meio aleatório. Os próximos já achei que fizeram bem mais sentindo, em especial o beijo que eles trocam nos bastidores do último show, quando Billy está finalmente “se entregando” pra Daisy e pro que ela representa.

Essa luta no livro é muito mais simbólica do que física, mas achei que se tratando de audiovisual, fez todo o sentido a gente ver ele se entregando pros vícios na mesma medida que se entrega pra essa paixão.

Billy não ficam juntos no final

Pelo menos, não de uma forma tão clara. Na série, depois de ver o vídeo de Camila dizendo para ele procurar Daisy, Billy vai até a casa da cantora, que abre a porta sorrindo, como se o tempo tivesse congelado esperando pelos dois. Ainda que eles não se beijem nem digam muito, a aura da cena e a atuação dos dois dá a entender que finalmente eles vão ficar juntos.

Já no livro, esse final não acontece bem assim. Isso porque o livro acaba exatamente com o e-mail de Camila às filhas, pedindo para que quando Billy estiver pronto, elas digam pra ele procurar a Daisy, que o telefone dela está num caderninho. Então lemos a frase de que os dois cantores devem à Camila pelo menos mais uma música e fim. A gente não sabe o que o Billy vai fazer com essa informação, ou seja, o finla do livro é um bocado mais aberto, deixando que cada leitor imagine se Daisy e Billy ficam juntos ou não.

Dunne Brothers tem um começo diferente

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, os integrantes da banda Dunne Brothers, quatro homens, estão em frente a uma casa de madeira branca.

No primeiro episódio de Daisy Jones & The Six, vemos que Graham quer criar uma banda com os colegas de escola e pede a ajuda de seu irmão mais velho para treinar o grupo, esperando que assim Billy passe a tocar com eles.

Na versão original, os irmãos já compunham e tocavam juntos e sonhavam em ter uma banda famosa. Eles então chamam o baterista Warren, o baixista Pete e o guitarrista Chuck – que vai sair da banda por ser chamado para servir ao exército estadunidense na guerra do Vietnã. Essa é a primeira formação da banda.

Billy e Camila não se conheceram numa lavanderia

Na série, Billy e Camila se conhecem em uma lavanderia. Eles trocam olhares, Camila pede um cesto emprestado e Billy acha que ela o reconheceu por ele fazer vários shows nas cidades ao redor.

Esse encontro acontece de outro jeito no livro. Lembra do casamento em que os Dunne Brothers tocam e Billy e Graham encontram o pai, depois de muitos anos, mega bêbado e com uma menina super jovem como acompanhante? Camila era uma garçonete no bar do hotel em que o casamento acontece e Billy vai falar com ela. Mas a frase “me passa o seu telefone que eu componho uma música sobre você” realmente aparece no livro.

É Simone quem convida Daisy para morar com ela

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, Simone, a melhor amiga de Daisy está cantando em um palco escuro.

Sabe aquela cena em que Simone chega em casa assustadíssima porque parece que alguém invadiu sua casa, mas, na verdade, se trata apenas de Daisy cozinhando o jantar numa tentativa de se tornar roomie da melhor amiga? Não acontece assim no livro.

Simone sentia-se quase como uma irmã mais velha de Daisy, que tinha apenas 15 anos enquanto Simone já tinha 19. No livro, ela diz “Vivia me perguntando: será que ninguém além de mim se preocupa com essa menina?”. Quando um produtor arruma um lugar para ela morar, Simone chama Daisy para morar com ela e as duas dividem a cama por uns seis meses.

Billy não encontra Teddy Price no mercado

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, o produtor Teddy Price está sentado em uma cadeira de frente para a mesa de mixagem de som, aprovando algo que a banda, que está ao seu redor, fez.

Na série, os Six ainda são uma banda pequena e encontram o famoso produtor Teddy Price em um supermercado, com Billy tentando convencê-lo a ver o grupo. Já no livro, Teddy aparece em um show do grupo, que já toca em lugares um pouco maiores, e então pede para vê-los ensaiar num estúdio. Os Six saem desse ensaio e conseguem o contrato para gravar seu primeiro disco.

Todos eram muito mais famosos quando se conheceram

Eu entendo que pra narrativa faça mais sentido todos serem menos famosos e ralarem mais pra chegar ao sucesso, mas, no livro, todos os personagens eram mais famosos do que a série retrata. Enquanto o The Six já tinha dois álbuns gravados e feito até uma turnê internacional, Daisy também já tinha um disco de covers lançado e aparecia em capas de revista, tinha fãs e, depois do sucesso de Honeycomb, começa a fazer os shows de abertura dos The Six.

Simone é a que mais tem uma carreira diferente. No livro, ela é creditada nas entrevistas como uma estrela da disco music, com uma carreira de MUITO sucesso. Já na série, a personagem ganha mais camadas, um relacionamento e um final bem diferente, sendo dona de uma boate.

Simone não tinha um par romântico e não sabíamos nada de sua vida pessoal

Uma grata surpresa da série é nos trazer mais nuances e espaço para a personagem de Simone. No livro, ela está sempre viajando, seja em turnê ou em clubes como o Studio 54, aparecendo quando Daisy precisa dela. Então, durante a leitura, não sabemos muito sobre a vida pessoal de Simone.

Já na série, conseguimos ver mais sobre quem ela é, descobrimos que a personagem é lésbica e vai manter um relacionamento duradouro e super bonito com uma DJ chamada Bernie. Simone vai sofrer uma série de preconceitos em sua carreira e esse relacionamento, na série, vai custar o sucesso que ela tanto sonhava em ter. Mas, segundo a personagem, vale a pena: as duas continuam juntas e abrem o seu próprio club, para tocarem e serem o que quiserem.

Billy nunca saiu dos Six

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, Billy está tentando entrar em algum lugar, enquanto uma série de fãs o impede.

Apesar de ter sim pausado a turnê da banda com sua ida para a reabilitação, no livro Billy nunca quis sair do grupo e, “assim que se sentiu pronto para voltar aos estúdios, todo mundo tinha que estar a postos”.

A série acontece num tempo diferente

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, Daisy e Billy cantam em um palco escuro muito próximos.

Enquanto no livro as entrevistas ocorrem em um período contemporâneo à publicação, que acontece ali por 2019 e todos os integrantes da banda estão com cerca de 60 e poucos anos, na série passam-se apenas 20 anos após o rompimento do grupo.

Camila nunca traiu Billy

Depois de ver toda a química que está acontecendo entre Billy e Daisy, a série dá a entender que Camila e Eddie ficaram. No livro, isso nunca acontece, ainda que eu ache que torna a personagem de Camila mais real, enquanto nas páginas ela é quase essa mulher que não se abala por nada, que só quer que sua concepção de família perfeita aconteça.

Também acho que essa paixonite do Edide por Camila, que também não existe no livro, uma ótima forma de trazer mais camadas para a constante briga entre ele e Billy. No livro, acaba se tornando muito uma briga de egos e Eddie chegava a ser um pouco chato porque nunca gostava de nada, enquanto Billy não entendia por que o colega de banda não é grato por fazer parte do seu show.

Billy e Camila tinham mais filhas

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, Camila e Billy se despedem em frente ao ônibus da turnê, enquanto seguram a filha de uns 3 anos, Julia, no colo.

Enquanto na série Billy e Camila têm apenas uma filha, Julia, no livro eles possuem três: Julia, a mais velha, e as gêmeas Susana e Maria. Elas nascem antes do álbum Aurora ser composto.

Camila não era fotógrafa

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, Camila está escorada em uma cadeira estampada com uma câmera analógica na mão.

Na primeira parte da série, Camila está sempre com uma câmera na mão, fotografando e gravando os shows do The Six. É ela quem fotografa a capa de Aurora, vendo de longe um momento super íntimo de Billy e Daisy, e depois passa a trabalhar com capas de outras bandas. Porém, no livro, essa profissão não aparece. Acho que foi uma ótima mudança, para deixar a personagem mais dinâmica e menos uma nota só.

Niccolo, marido de Daisy, era mais sombrio

Ainda que nas telas a gente já consiga ver que o casamento de Daisy não era nada saudável e apenas uma fuga de tudo que ela tinha vivido antes dali, Niccolo é um personagem ainda mais sombrio e tóxico com ela.

Além de estar sempre oferecendo drogas e pressionando Daisy a usá-las para não o “deixar sozinho”, algo que a gente vê na série, ele gastava tudo nos cartões dela, era possessivo, tinha ciúme dela com todo mundo e tentou ativamente fazer com que ela não voltasse para a turnê de Aurora, dizendo que tudo isso era uma grande bobagem. Aqui, como acontece na série, é Simone que tenta convencer a amiga a voltar.

Não é Billy quem encontra Daisy quando ela está tendo uma overdose

Uma cena bastante marcante da série é quando Billy chega para tirar Daisy da banda e a encontra desacordada no chão do banheiro em uma overdose. O então marido de Daisy sai correndo e a deixa ali, então eles chamam um médico, enquanto Billy a abraça e pede para que ela fique ali com ele. Daisy chega a abrir os olhos por alguns segundos e dizer algo “É você”.

Acaba sendo super forte de ver, considerando que Billy já tem seus próprios problemas com as drogas e deixa os dois mais próximos, porém, no livro, não acontece assim. Nicky, o marido de Daisy, a coloca no chuveiro depois dessa overdose e não pede por ajuda. Ela acorda e pergunta o que aconteceu, no que Nicky responde que acha que Daisy teve uma overdose e estava tentando acordá-la.

Logo depois do acontecimento, Daisy volta para os ensaios da turnê e deixa uma mensagem no quarto do hotel em que os dois estavam hospedados dizendo que queria o divórcio.

Camila nunca confronta Billy sobre Daisy

Foto de Daisy Jones & The Six para ilustrar as mudanças entre o livro e a série. Na foto, Billy, sua esposa Camila e Daisy Jones estão em um tapete estampado de estúdio.

Apesar de perceber a química entre Daisy e Billy e que talvez o marido esteja se apaixonando pela cantora, Camila nunca o questiona sobre isso no livro. Ela fica tendo esperança de que tudo fique bem, o que, honestamente, não me parece algo muito algo que uma pessoa real faria. Por isso, na série, funciona muito mais ela estar aí questionando Billy e dando um ultimato sobre a situação, fazendo as malas para ir quando percebe o tanto que ele está envolvido e tudo mais.

Billy falando sobre o assunto

Camila sugere que Daisy saia da banda

Por mais que o grupo já estivesse prestes a acabar pelos mais diversos motivos e briguinhas internas, uma conversa muito importante entre Daisy e Camila vai ser determinante para que a vocalista saia do The Six e siga em frente.

Camila, a própria definição de hablou

Ouvir tudo isso, mesclado a todos os sentimentos que ela já tinha e o quanto estava sofrendo, foi o que fez Daisy sair do grupo e nessa mesma noite ela pega um avião e vai embora. Billy nunca descobre o motivo de ela ter saído.

Já na série, essa conversa entre as duas nunca acontece. Depois de Billy receber um ultimato de Camila e ter uma recaída, ele encontra Daisy, os dois se beijam e ele diz que podem finalmente ficar juntos, porque Camila foi embora. Então Billy começa aquele discursinho de como os dois são almas perdidas, enquanto Daisy diz que não quer mais ser assim.

No palco, Daisy fala sobre o amor ser algo que não deveria doer e machucar e que todo mundo merece pessoas que despertem o melhor na gente. Então diz para Billy ir atrás de Camila e termina o show sozinha com o resto da banda. Depois desse show, ela vai para uma clínica de reabilitação.

Ufa, é isso, espero que cê tenha gostado do post, deu um trabalhão reunir todos esses pontos, mas AMEI escrever! E se, no pique da série, estiver a fim de ler outros livros da mesma autora, aqui tem um ranking com os melhores livros de Taylor Jenkins Reid.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

E pra quem gosta de receber dicas de livros, séries e moda, fica o convite de assinar a minha newsletter. A cada 15 dias, eu te chamo pra tomar um chá.

Lifestyle