Looks de verão: 6 combinações para renovar o seu armário em 2023

Montagem com duas fotos ilustrando a sexta dica de como se vestir no calor criando look de verão. Foto 1: uma mulher loira com cabelos presos em um coque baixo dividido ao meio está em uma rua vazia, com um carro ao fundo. O look é composto por camisa azul clara com poá grande branco, short amarelo com aplicação de patches de morangos grandes na parte da frente, sandália de tiras finas azul e bolsa da Louis Vuitton verde. Foto 2: uma mulher com cabelos castanhos soltos lisos está em frente a uma porta branca. O look é composto por vestido mídi laranja com uma alça só e fenda na perna esquerda, bolsa pequena azul e sandália azul jeans.

O despertador toca, você abre a janela e encara o céu azul, seguido daquele BAFO DE CALOR que parece antinatural para o horário. Você precisa trabalhar, estudar ou qualquer outra atividade que enche a agenda e, para isso, vai se vestir. Ainda que essa seja uma estação muito amada, às vezes é difícil criar looks de verão criativos quando o que realmente queríamos era estar na beira da praia com um biquininho e muito mar para refrescar. A realidade está longe desse cenário? Esse post traz algumas dicas valiosas e tendências que tem tudo pra levar os seus lookinhos veranis para o próximo nível.

Descubra quem é você no verão

Montagem com quatro fotos ilustrando dica de como se vestir no calor criando looks de verão. Foto 1: Marcie, criadora do blog, está em frente a entrada de um prédio, com as caixinhas de correio verdes ao fundo. O look é composto por camiseta listrada bretão azul marinho com branca, pantalona de pernas largas azul-marinho com listras verticais brancas, mule branca de bico fino e batom vermelho. Foto 2: Marcie, dona do blog, posa em frente a uma estante com livros ao fundo. O look é composto por camisa branca oversized usada abotoada na frente deixando a barriga à mostra, minissaia de cetim rosa com mini fenda e brincos rosas com textura de concha. Foto 3: Marcie, criadora do blog, posa em frente a um prédio com textura azul e amarelo. O look é composto por cropped branco com alças finas, saia mídi plissada branca com flores rosa, havaianas branca e bolsa de crochê rosa com alça laranja. Foto 4: Marcie, criadora do blog posa em frente a um coreto de metal. O look é composto por cropped branco de renda com alças fininhas, bolsa pink Marc Jacobs cruzada e pantalona plissada marrom com tênis branco.

Antes de entender as tendências e peças-chave do verão 2023, a dica é um cadinho mais atemporal: olhar pra dentro e entender quem é você nessa estação e o que te deixa mais confortável de vestir. Por exemplo: eu sou uma pessoa que sente MUITO calor. Mesmo. De se desesperar nos dias em que as pessoas ainda estão de boa, de quase desmaiar na rua várias vezes. Mas, nesse corpo em quase chamas, comecei a prestar atenção em detalhes que me deixavam mais desconfortável em dias quentes.

A lista é, nessa exata ordem: manga de blusa/camisa/camiseta, peça justa no corpo, tecido mais encorpado. Entendi também que sentia muito mais calor na parte de cima do corpo, então super consigo usar calça soltinha, saia longa, etc, mas não me aprisione numa blusa quente que está criado o desespero. Com essas descobertas, eu consegui abrir mão das camisas e passei a apostar em muito mais alças finas. As modelagens se tornaram mais amplas e soltinhas. Os tecidos mais leves e capazes de deixar o corpo respirar. Tudo isso revolucionou o jeito com que eu monto looks no calor.

Bora tomar um cházinho? 🫖

Então sugiro fortemente que você faça o teste. Repare quais partes do corpo você sente mais calor, o que tolera e o que irrita, o que é gostoso e o que é impossível. Anota todas essas impressões pra recorrer na hora de comprar peças novas ou montar combinações com o que você já tem. Faz MUITA diferença!

Agora, bora pras combinações que vão renovar os seus looks de verão!

Pantalona + blusa levinha

Montagem com quatro fotos ilustrando a primeira dica de como se vestir no calor criando looks de verão: cropped com pantalona. Foto 1: Marcie, criadora do blog, posa em frente a uma parede com plantas. O look é composto por cropped de babados xadrez vichy vermelho, pantalona azul-marinho com listras brancas, bolsa azul claro puffer e sandália rasteira laranja. Foto 2: uma mulher com cabelos castanhos posa em frente a uma parede repleta de ilustrações e plantas grandes. O look é composto por um conjunto de pantalona e camisa usada aberta como quimono laranja, regata branca e bolsa transversal vermelha com alça amarela. Foto 3: Marcie, criadora do blog, posa em frente à entrada de um prédio. O look é composto por coque baixo grudado no cabelo, cropped acetinado laranja, calça xadrez vichy amarela, quimono pink, bolsa de palha e mule pink. Foto 4: uma mulher com cabelos lisos castanhos na altura do peito anda em um estacionamento. O look é composto por regata branca com ombros marcados, pantalona branca, bolsa branca e sandália de tiras finas branca.

Mais descomplicado impossível e praticamente um dos meus uniformes de verão. Com seu mood sofisticado por natureza, as pantalonas casam lindamente com croppeds, tops levinhos ou, até mesmo, com aquela regata básica, rendendo lindos looks de trabalho para o verão.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Dos looks monocromáticos em branco – cor perfeita para trazer sensação de frescor – aos bem coloridos, dos visuais lisos aos que misturam estampas, você pode usar e abusar dessa dupla do jeito que mais combinar com o seu estilo. Vai para o ar condicionado ou ama um look com terceira peça? As camisas abertas e os quimonos têm tudo para serem os seus melhores amigos, incrementando o visual sem aumentar a temperatura corporal.

Biquíni como top

Montagem com quatro fotos ilustrando a segunda dica de como se vestir no calor criando look de verão: usando biquíni como top. Foto 1: uma mulher com cabelos lisos castanhos longas posa em uma sacada preta. O look é composto por conjunto de biquíni e saia mídi azul com estampa floral tropical também azul, combinadas a mule amarelo pastel. Foto 2: Kendal Jenner anda numa rua com árvores ao fundo. O look é composto por parte de cima de biquíni laranja, camisa verde usada aberta por cima, pantalona branca, chinelo preto e bolsa laranja. Foto 3: uma mulher loira com cabelo liso longo anda na rua. O look é composto por terno bege, chinelo branco, bolsa caramelo e parte de cima de biquíni como top. Foto 4: uma mulher loira atravessa a rua, olhando para a câmera. O look é composto por parte de cima de biquíni usada como top, com estampa tie-dye, calça jeans verde, mule de salto alto bege e bolsa puffer bottega venetta caramelo com alça de metal dourado.

Tendência fresquinha das últimas semanas de moda, o biquíni como top é uma ótima forma de dar novos usos a uma peça que, quase sempre, aparece do mesmo jeito. Além disso, traz uma pitadinha da estética da praia para os looks da cidade, refrescando o corpo e relembrando os gostosos dias de frente pro mar.

As formas de usar o biquíni nos looks de verão são várias. Para um look mais despojado, combine com jeans de cintura alta, minissaias ou bermudas. Ao lado de peças de alfaiataria, como calças retas ou ternos, o biquíni encontra o seu oposto ideal, criando um look elegante e todo cool. Já se você ama um look combinadinho, monte um conjunto com partes de baixo em cores/estampas próximas a do biquíni escolhido.

Colete de alfaiataria

Montagem com quatro fotos ilustrando a terceira dica de como se vestir no calor criando look de verão: com colete usado como blusa. Foto 1: uma mulher com cabelo castanho cacheado com franja atravessa a rua. O look é composto por conjunto de colete e calça de alfaiataria amarela, bolsa caramelo e sapato plataforma preto. Foto 2: uma mulher com cabelos loiros presos em um coque baixo tira foto em frente ao espelho. O look é composto por colete cinza apenas com o botão de cima fechado, pantalona branca e bolsa trançada branca. Foto 3: uma mulher com cabelos grisalhos está em frente a uma parede branca. O look é composto por colete branco abotoado só em cima, calça jeans largo com detalhes rasgados e sapato branco. Foto 4: uma mulher com cabelos castanhos divididos ao meio em um coque baixo está em frente a uma parede bege. O look é composto por colete de alfaiataria, calça pantalona de alfaiataria branca, rasteira de couro caramelo e bolsa bege.

Clássico repaginado, o colete deixa de ser um mero coadjuvante para se tornar a peça-desejo do verão 2023. Aqui, a dica também é usar a peça como blusa, criando looks de verão chics e descomplicados, certeiros para atualizar o office look com muita bossa.

O colete como blusa é uma trend que eu vi MUITO no verão europeu, tanto aqui em Portugal quanto na Espanha, além de ter bombado no TikTok. A forma mais comum de usar o colete é num terno de verão, ao lado de uma calça de alfaiataria na mesma cor, mas você pode combinar com basicamente qualquer parte de baixo que achar interessante. Precisando de inspiração, fica a dica de conferir esse post com 5 formas de usar colete.

Vestido nada básico

Montagem com quatro fotos ilustrando a quarta dica de como se vestir no calor criando look de verão: vestido incrementado. Foto 1: Marcie, criadora do blog, posa em frente a uma parede laranja. O look é composto por vestido branco longo, por baixo de um quimono branco de manga longa amarrado na frente, bolsa de palha e sandália puffer branca. Foto 2: Marcie, criadora do blog, está em frente a um bondinho em Lisboa. O look é compposto por vestido long com alças finas e estampa vichy em branco e vermelho, com as letras da palavra pitanga escritas várias vezes, óculos gatinho e bolsa de miçangas com detalhes abstratos. Foto 3: Marcie, criadora do blog, está em frente a um parreiral. O look é composto por vestido longo com babado na barra e listras xadrez em tons de vermelho, azul, branco e amarelo. Foto 4: Marcie, criadora do blog, caminha em frente a uma porta vermelha. O look é composto por vestido longo preto com estampa de coração, all star preto de cano alto, brinco vermelho e bolsa de miçangas com detalhes geométricos.

Peça única capaz de render looks de verão estilosos e fresquinhos, os vestidos são verdadeiros salva-vidas fashion, prontos para nos salvar em qualquer emergência. Por isso, a dica é ir além dos modelos florais típicos da estação, encontrando as estampas e modelos que combinam com você. Alguns prints para testar são os geométricos e os clássicos xadrez vichy e poá.

No quesito versatilidade, você pode usar os vestidos com camisas ou quimonos por cima, testando amarrações. Testar camisetas transparentes ou bem levinhas por baixo dos vestidos com alça é outra forma de renovar a peça.

Os acessórios também podem fazer toda a diferença: se jogue em diferentes modelos de bolsa, use um mesmo vestido com tênis, sandália rasteira e mule. Diferentes tipos brincos – um bem colorido num dia, um neutro geométrico no outro – e penteados também funcionam muito bem para criar looks distintos com a mesma base. Aposte!

Modelagens especiais para looks especiais

Montagem com quatro fotos ilustrando a quinta dica de como se vestir no calor criando look de verão: peças com modelagem especial. Foto 1: uma mulher com cabelos raspados posa em frente a uma parede verde. O look é composto por cropped com laço vermelho acetinado, calça pink acetinada e sandália com detalhes metalizados. Foto 2: Marcie, criadora do blog, está em uma escadaria. O look é composto por blusa com babados roxa e decote profundo, saia mídi com babados vermelho, tênis branco com cadarço amarrado na canela e bolsa com miçangas em um print geométrico. Foto 3: uma mulher com cabelos pretos presos em um coque baixo atravessa a rua. O look é composto por cropped ombro a ombro com babados e estampa floral, calça pantacourt branca, scarpin branco com bico quadrado e bolsa branca. Foto 4: uma mulher com cabelos loiros presos em um coque baixo caminha em um estacionamento. O look é composto por blusa branca de tecido levinho, com cauda longa esvoaçante, bermuda de couro, sandália metalizada dourada de tiras finas e bolsa de palha bege.

Apostar em peças com modelagens fora do óbvio é um ótimo caminho para criar looks de verão mais criativos. Seja com babados gigantes, laços, amarrações, assimetrias, mangas bufantes ou leves transparências, aposte no poder daquelas peças que enchem os olhos e deixam o cotidiano bem mais extraordinário.

Acessorize

Montagem com quatro fotos ilustrando a sexta dica de como se vestir no calor criando look de verão: acessorize. Foto 1: uma bolsa geométrica em tons de vermelho, azul e branco está no centro da imagem. Foto 2: uma mulher com cabelos pretos está em close. Ela usa brincos longos de resina verde amassada. Foto 3: dois pares de sandália rasteiras estão no chão. As tiras são quadriculadas em branco e vermelho e preto e branco. Foto 4: uma mulher com cabelos curtos está em close, segurando uma bolsa no topo da cabeça. A bolsa é de palha verde e bege, com miçangas rosas e roxo.

Sem tecido extra pra envolver ou aquecer o corpo, os acessórios se tornam ainda mais transformadores nos looks de verão, capazes de incrementar e dar novas vidas às produções de sempre. Dos brincões às bolsas de palha ou com shapes diferentões, das sandálias coloridas às plataformas, multiplique as suas combinações com itens de diferentes estilos.

É isso, espero que as dicas sejam úteis no seu dia a dia!

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Ama receber dicas de leitura, séries, textos sobre moda e cotidiano? Então fica o convite para assinar a minha newsletter. De moda a cotidiano, com dicas de séries e leituras, toda quinzena chega uma cartinha digital feita com todo o carinho na sua caixa de entrada. Para assinar, é só clicar aqui.

moda