9 tendências da Copenhagen Fashion Week 2023

Semana de moda mais cool do calendário, a Copenhagen Fashion Week vem crescendo em número de desfiles e cobertura, sem abrir mão do compromisso, intrínseco em sua essência, de ser sustentável e criativa. Talvez por isso, assistir aos desfiles e ao street style é sempre aquela lufada de ar fresco para pensarmos em looks. E pra te contar tudo que rolou por lá, esse post reúne as 9 tendências da Copenhagen Fashion Week primavera/verão 2023.

Um spoiler? Pode se preparar para muita pele à mostra, cores de personalidade e uma inspiração no tão aclamado mood anos 2000.

1. Biquíni à mostra

Ele já é o protagonista de qualquer verão, porém, se depender das passarelas, a parte de cima biquíni não estará mais restrito às areias. Seja com jeans ou alfaiataria, com bermuda ou com a mais clássica das saias de alfaiataria, o biquíni se torna o top mais cool da temporada, capaz de ser combinado com tudo, principalmente se esse tudo for uma peça de cintura baixa – shape queridinho das Gen Z e odiadinho das millenials como eu e, talvez, você.

Bora tomar um cházinho? 🫖

O biquíni à mostra foi definitivamente uma das tendências que eu mais vi nas passarelas de Copenhagen, presença tão de peso quanto a alfaiataria despojada que sempre invade a semana de moda dinamarquesa. Os pontos positivos são o fato de ser uma pecinha que quase todo mundo tem em casa e que vai de fato deixar os looks de verão mais frescos. Os negativos? Pode cair facilmente no campo das tendências que só são glorificadas e aceitas em corpos magros.

De qualquer maneira, se você quiser apostar – eu acho que vou tentar logo mais, pra ver, é só me seguir no Insta ou TikTok – as combinações mais interessantes são ao lado de peças com essência completamente oposta ao casual biquíni. Pode ser a alfaiataria, uma peça de festa, uma jaqueta esportiva, uma pantalona ou o que mais você desejar!

2. Calça cargo/utilitária

Confortáveis, esportivas e com vários bolsos que são pura praticidade, as calças utilitárias já recebem os holofotes fashion há algumas temporadas. Pois para a Primavera/Verão 2023, os modelos seguem com força total, seja nas versões clássicas da calça cargo, com shape amplo, ou nas mais fashionistas, com recortes estratégicos e zíperes que podem revelar mais ou menos pele.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Entre as várias formas de usar calça cargo, as marcas sugerem misturas com tops básicos sem alça, com camisas ombro a ombro, com uma pitada de cor ou uma boa dose de brilho. Em resumo: tem look para todos os estilos!

3. Anos 2000

O final dos anos 90 e início dos 2000 parecem uma fonte inesgotável de referências para a moda nas últimas estações. Da popularização da estética 2YK nas redes ao retorno da cintura baixa que comentamos acima, a década segue forte na maior parte das coleções, seja na cintura baixa que comentamos acima, no total jeans, nas blusas sem alça em tecidos molinhos, no mix de jeans e vestido e na barriga à mostra – se tiver um piercing no umbigo, melhor ainda.

4. Colete de alfaiataria

A alfaiataria despreocupada e ultra cool é parte do dna da Copenhagen Fashion Week, por isso, nada mais justo do que dedicar um tópico a ela. Mas, ao invés de comentar os ternos oversized pela milionésima vez – ainda acho lindo, nada contra, viu? -, bora falar sobre o colete, uma pecinha que eu venho observando crescer de leve como tendência tem um tempo.

Em versões curtas e justinhas – que reinterpretam o colete tradicional dos ternos – ou em bem oversized, perfeitas para serem usadas como vestido, o colete de alfaiataria no verão pode ser a pecinha ideal para criar looks minimalistas e chics sem esforço. Use o colete como blusa e depois combine com uma parte de baixo, seja saia, bermuda ou calça, na mesma cor, criando um conjuntinho que tem tudo para virar febre fashion.

5. Transparência e o retorno do naked dress

Não é nenhuma novidade que o verão traga consigo uma vontade de pele à mostra. Adicione a isso a um à sensualidade, parcialmente adormecida ou negligenciada nos últimos dois anos, e seria simples entender o motivo de a transparência ser uma das tendências das últimas temporadas. Ela começou de leve, com os famosos cut-outs, mas está pronta para alcançar um novo nível fashion, com o retorno do naked dress.

Esse modelo translúcido, feito de tule, rendas ou pedrarias já teve seus momentos icônicos com Cher, nos anos 70, e com Carrie Bradshaw, nos 90. Em geral habitando o campo do sexy, o naked dress também pode ser compreendido como um grito de liberdade que tem tudo a ver com o momento que vivemos, com redes sociais e autoridades constantemente censurando e tentando controlar os corpos femininos.

Dito tudo isso, a trend deve refletir em outras peças mais usáveis no dia a dia e, claro, em adaptações mais street como a apresentada pela Soulland, com o vestido de tule usado por cima de uma camiseta irônica.

6. Máxi bolsa

Depois de uma longa temporada de microbags, tão pequenas a ponto de comportarem apenas um batom ou fone de ouvido, a moda encerrou o seu ciclo e está pronta para trazer de volta os modelos gigantes. Sim, se você é daquelas que carrega a vida no ombro, pode comemorar! As máxi bolsas chegam em materiais artesanais que tem tudo a ver com o mood verão, seja a palha ou o crochê, e também em versões acolchoadas ou de couro – inclusive, esse modelo aqui, Saint Laurent, tem se tornado o queridinho das fashion influencers.

7. Vestido com calça

Ainda que até aqui eu tenha indicado uma série de peças-tendência para o verão 2023, algumas vezes, simplesmente mudar o jeito que usamos as peças que já fazem parte do nosso armário pode fazer toda a diferença nos looks. O mix de vestido ou camisa alongada com calça é uma dessas apostas fáceis de replicar, mas que garantem estilo e criatividade imediata aos looks.

Quer mais dicas de como usar vestido com calça? Esse post aqui tem 5 dicas valiosas!

8. Laranja

Alegre, vibrante e caliente, o laranja promete ser uma das cores do verão 2023, trazendo atitude extra para os vestidos levinhos, shorts, peças de alfaiataria ou conjuntinhos de paetê. Ainda que tenha sido apresentado em looks monocromáticos, o laranja pode combinar com muitas cores, como o verde, o roxo, o rosa, o vermelho e o amarelo. Quer um look mais neutro? Misture o laranja ao branco, bege, azul-marinho ou preto e o sucesso é garantido!

9. Amarelo e verde cítricos

Tão ácidos quanto refrescantes, os tons cítricos de verde e amarelo também ganharam grande destaque durante a Copenhagen Fashion Week e podem ser as escolhas ideais para iluminar os seus looks e ir além dos tons neutros claros – tão típicos da temporada.

Você pode apostar em looks monocromáticos amarelo ou verde ou se jogar nas combinações de tons cítricos com neutros, como o branco, com cores fortes, como o laranja e o rosa, ou com um lavanda bem levinho.

Extra: mood natural

Tecidos naturais, como o linho e o algodão, as tramas de bolsas de palha e dos looks em crochê, cores neutras e shapes soltinhos e refrescantes. O mood natural já se tornou um clássico das temporadas mais quentes, tanto em um sentido prático como funcional, trazendo essa ideia de leveza para quando o que a gente queria era estar de biquíni na beira da praia, mas ainda precisa bater ponto na vida social e profissional.

Esse tópico não é necessariamente um alerta de trend, mas um reforço de que este estilo continua com muita força nas coleções primavera/verão 2023.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

É isso! Gostou das tendências? Tem alguma que foi a sua preferida ou alguma que espera que não vingue? Me conta por aqui, ou lá no Instagram, e bora fofocar juntas!

modaSemanas de Moda