Semana de moda mais sustentável do mundo, a Copenhagen Fashion Week se tornou um termômetro de tudo que é cool: seu street style é aclamado e copiado sem parcimônia, os designers que desfilam suas coleções entram imediatamente no radar de fashionistas e entusiastas da moda, as peças se tornam sensação e trazem em si uma aroma refrescante e super contemporâneo. Todos esses fatores corroboram para que as tendências desfiladas em Copenhagen ganhem uma atenção especial. E é sobre elas que a gente vai falar hoje!
Para a primavera/verão 2024, as marcas apostaram em muitas texturas, volumes, uma estética afetiva e clássicos repaginados. O clima geral é de um conforto despojado em misturas criativas, perfeitas para viver o melhor que a estação mais ensolarada do ano tem a oferecer. Bora descobrir quais são as 5 tendências da Copenhagen Fashion Week 2024?
Já começando com uma tendência que não iria agradar Miranda Priestly – aqui está a ref, caso você não tenha visto esse clássico. E realmente, floral na primavera talvez não seja algo absolutamente inovador. Mas existem alguns clichês que são adoráveis de abraçar: mimetizar o mundo florindo ao redor é um deles e as passarelas de Copenhagen bem sabem disso.
A estampa floral aparece em diferentes estilos, tamanhos e cores, indo muito além do romântico. Dos fundos escuros já muito difundidos a peças bem coloridas, são muitas as formas de apostar – inclusive, o vestido de crochê Rolf Ekroth super fofo do look 2 da montagem é um ótimo exemplo de como inovar, já que são as tramas do crochê que criam a padronagem.
As aplicações são outra ótima pedida para investir na trend floral de um jeito nada óbvio. Seja em um top bem levinho ou em um sexy e brilhante vinil, as texturas de flores incrementam o visual com personalidade e uma pitada de diversão. Essa é uma aposta que já estava aparecendo em outras passarelas, nas últimas coleções da Valentino, por exemplo, e até mesmo em fast fashion já vi algumas interpretações – meio despeteladas, se eu for ser sincera, mas estão lá. Assim, vale ficar de olho!
Mais um queridinho dos anos 2010 – do qual Blair Waldorf era bastante entusiasta – está prestes a fazer o seu retorno triunfal. Babado estratégico na região da cintura, o peplum vinha fazendo algumas aparições tímidas, mas chegou com força total nas coleções desfiladas em Copenhagen.
O jeito mais simples de apostar na tendência do peplum, que flerta fortemente com o romântico e o clássico, é através de peças em que o babado seja da mesma cor e material do restante do look – mais especificamente como a blusa de renda do look 2 Munthe e a saia branca do look 4 de Mark Kenly Domino Tan.
As abordagens mais contemporâneas também fazem bonito e temos bons exemplos disso no look 1 da montagem, de Mark Kenly Domino Tan, com o peplum geométrico de alfaiataria renovando um visual super clássico de camisa e calça branca, e no look 3, de Henrik Vibskov, no qual uma versão mais rígida do babado, quase um corset de cabeça para baixo, aparece e compõe uma produção retrô-futurista, estéticas opostas que se unem nos detalhes de styling como o óculos míni, o cabelo lambido e os sapatos pesados.
O clima mais quente e a nossa maior proximidade com as praias e a natureza costumam influenciar no nosso desejo pelos materiais mais artesanais, como as tramas de crochê, as rendas e bordados. Porém, Copenhagen traz um frescor para essa estética, com materiais e itens que parecem ter memória, tecidos que agora são roupa, mas possuíam uma função bem diferente de vestir.
Os guardanapos viram tops e não dissimulam sua origem, assim como aquele sousplat de crochê que parece saído da casa da sua avó. Pulseiras da amizade ornamentam casacos e se tornam cintos, enquanto a renda ganha um floral bem rústico. Achei uma fofura, em especial o primeiro look, e uma ótima forma de a gente pensar em outras formas de usar as coisas que a gente tem, né, algo que é sempre bem vindo.
Peças com movimento, que desenham e contornam o corpo, criando novas formas e valorizando algumas das que a gente já possui foi outro destaque da semana de moda de Copenhagen 2024. E as peças com franzidos marcaram presença, compondo desde looks mais básicos até vestidos acetinados de festa.
Temos franzidos frontais, laterais e ambos ajudam a acinturar os looks, criando um visual que passa a impressão de ser mais curvilíneo e sexy, mas de um jeitinho irreverente e despojado. Já os franzidos horizontais, que cruzam o corpo de um lado a outro imprimem uma pegada mais moderninha e cool. É escolher o que mais combina com o seu paladar fashion e se jogar!
Ainda na ideia de peças com movimento, que dançam ao redor do seu corpo quando aquela brisa de fim de tarde aparece, o plissado é outra tendência para o verão 2024 e aparece tanto em peças fluídas e leves como saias lápis e blusas mais ajustadas ao corpo.
As formas de usar o plissado também são várias. O vestido de verão estampado talvez seja a mais fácil delas, enquanto a saia longa ou calça, aliada a outros itens de alfaiataria é garantia de um look chic sem esforço. Brincar com o contraste de um tecido leve com outro mais rígido é outro truque que funciona perfeitamente bem com o plissado, vale testar.
E é isso, espero que cê tenha gostado das tendências da Copenhagen Fashion Week primavera-verão 2024. Para ficar ligadinha nas marcas mais legais da semana de moda dinamarquesa, fica a dica de também conferir esse outro post, com os destaques das passarelas.
E se você gosta de moda, livros, séries e filmes, queria te convidar a assinar a minha newsletter. A cada 15 dias eu te escrevo uma cartinha com dicas gostosinhas pra usar nos nossos momentos de pausa. E você pode ter uma provinha do que já rolou por lá antes de assinar, é só clicar aqui.