5 looks com colete de alfaiataria

Montagem com duas fotos usando coletes em seus looks. Foto 1 (à esquerda): uma mulher com cabelos curtos castanhos está escorada em um poste preto. O look é composto por colete e calça bege de alfaiataria, blazer xadrez amarelo com marrom, cinto marrom e mocassim caramelo. Foto 2 (à direita): uma mulher loira com cabelos longos atravessa uma rua vazia. O look é composto por um colete branco como blusa, para dentro da calça de alfaiataria preta, cinto preto, mocassim preto e bolsa animal print de cobra.

Das ruas às passarelas da Copenhagen Fashion Week 2023, uma peça vem despontando como tendência nos looks de verão: o colete de alfaiataria. Com uma estética que remete ao minimalismo dos anos 1990, o colete ressurge para substituir o blazer de um jeitinho todo elegante, criando o terno perfeito para o verão ao ser combinado com calça de alfaiataria.

O motivo para a paixão repentina pela peça, que passa de coadjuvante à protagonista dos looks, pode ser explicada pelo fato de o colete ser um top sem mangas, que oferece toda a praticidade de uma regata, ao mesmo tempo em que imprime toda a elegância polida da alfaiataria clássica. Convencida a apostar? Então descubra 5 looks com colete de alfaiataria para apostar na trend e usar muito!

Montagem com 4 fotos de street style, mostrando como usar colete de alfaiataria. Look 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos curtos acaju está em uma rua vazia. O look é composto por colete branco e calça de alfaiataria branco, sandália preta de tiras finas e bolsa preta. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher com cabelos ondulados castanhos atravessa a rua. O look é composto por conjunto de colete e calça de alfaiataria amarelos, bolsa caramelo e sapato plataforma preto. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher com cabelos curtos castanhos desfila em uma rua lotada. O look é composto por conjunto de colete e calça de alfaiataria verde, bolsa marrom e tênis preto. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher com cabelos castanhos está em uma rua vazia. O look é composto por conjunto de colete e calça de alfaiataria pretos, óculos escuros pretos, bolsa grande cinza e sapato bicolor bege e preto.

O conjunto de colete e calça de alfaiataria é o look mais usado no street style, a ponto de ser chamado de terno 2.0. São poucas as sugestões na internet que fogem desse combo, mas, neste blog, nós prezamos pela versatilidade e buscamos fazer o armário render cada vez mais. Se identifica com essa premissa? Aqui vão 5 looks nada óbvios com colete.

Bora tomar um cházinho? 🫖

1. Com short de couro

Foto mostrando a dica 1 de looks com colete. Marcie, criadora do blog, posa em frente a uma parede branca com quadros coloridos. O look é composto por colete de alfaiataria cinza com apenas o botão de cima fechado, short de couro preto, meia laranja na canela e mocassim marrom com detalhes dourados.

A primeira dica para usar o colete de alfaiataria de formas mais criativas é justamente uni-lo a peças de estilos opostos. Por isso, se a peça tem um aroma tradicional, que tal investir em um short de couro – item que flerta com o rocker e o sexy? O batom vermelho também contribui para apimentar o look, que poderia ser usado do brunch ao barzinho.

Nos pés, segui a mesma premissa de unir o diferente, trazendo a meia laranja para descontrair o mocassim marrom. Amei o resultado que, na minha singela opinião, ficou a mistura perfeita entre o chic e o cool.

2. Com pantalona

Foto mostrando a dica 2 de looks com colete. Marcie, criadora do blog, posa em frente a uma parede branca com quadros coloridos. O look é composto por colete de alfaiataria cinza, calça pantalona de alfaiataria azul-marinho com risca de giz branco, e mule branco.

Tem uma pantalona bem volumosa no armário? Pois ela vai ficar linda ao lado de um colete ajustado ao corpo, criando uma silhueta que brinca com as proporções. Ainda que os conjuntinhos sejam os looks mais recorrentes, apostar em uma calça estampada ou em cor diferente do colete são ótimas pedidas para inovar.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

A minha ideia era seguir um mood mais clássico, por isso, apostei na calça risca de giz – estampa habitué dos looks de trabalho e ternos. O mule branco finaliza esse office look de sucesso, perfeito para arrasar em qualquer reunião ou, simplesmente, trazer aquela dose de energia para o seu dia.

3. Com saia de festa

Foto mostrando a dica 3 de looks com colete. Marcie, criadora do blog, posa em frente a uma parede branca com quadros coloridos. O look é composto por colete cinza de alfaiataria aberto, top preto por baixo, minissaia preta com pedrarias em tons de prata e coturno branco com solado transparente.

Provando que o colete de alfaiataria é muito versátil, capaz de casar bem com diferentes peças e ocasiões, o look com saia repleta de pedrarias é o que eu usaria em um show ou festa. Mais uma vez, a dica é se jogar nos opostos, investindo em peças glamourosas como calças de paetês, shorts metalizados, vestidos com transparências e tudo mais o que você tiver disponível.

Para um visual mais elegante, você pode apostar em sandálias ou scarpins. Já se quer um look mais descontraído, um coturno traz dose extra de personalidade.

4. Comfy minimalista

Foto mostrando a dica 1 de looks com colete. Marcie, criadora do blog, posa em frente a uma parede branca com quadros coloridos. O look é composto por macacão bege, colete cinza de alfaiataria e tênis branco.

Se o colete de alfaiataria flerta diretamente com o minimalismo, nada mais justo do que testar um lookinho inteiro nesse mood. Para isso, una peças em tons neutros, como o bege, o branco, o cinza e o preto.

Os shapes retos e com poucos detalhes são outro ponto importante para criar looks minimalistas. Eu apostei no macacão soltinho e super confortável, que ganhou bossa extra ao ser combinado com o tênis branco – básico dos básicos e um dos maiores curingas do meu armário. O resultado é casual, leve e chic sem esforço.

5. Alfaiataria descontraída

Foto mostrando a dica 1 de looks com colete. Marcie, criadora do blog, posa em frente a uma parede branca com quadros coloridos. O look é composto por camiseta branca usada por baixo de um colete cinza de alfaiataria usado aberto, calça preta de alfaiataria com a barra dobrada e tênis all star preto botinha.

Ainda que remeta a visuais clássicos, um look inteiro em alfaiataria também pode ser casual. Tudo o que você precisa são dos complementos certos, no caso, tênis e camiseta branca bem basicona.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Abrir o colete é outro passo para tornar a peça mais informal, já que ela perde grande parte da sua rigidez e deixa o corpo mais livre. Um último truque de styling que garante looks mais especiais é dobrar as mangas da camiseta, camisa ou a barra da calça. Pronto! Com dicas simples, práticas e fáceis, temos um look descontraído e estiloso, que flerta com o estilo tomboy.

moda