Um roteiro em Curitiba para quem ama livros

Montagem com fundo branco e duas fotos dispostas lado a lado. A primeira foto, alinhada à esquerda, mostra Marcie em meio a muitas prateleiras brancas repletas de livros de diversas cores. Marcie veste um vestido animal print de meias mangas e segura quatro livros na mão. Na segunda foto, alinhada à direita, Marcie está no mesmo cenário, mas olha para a foto, com a boca aberta em expressão de choque. Abaixo das fotos, o texto "Você disse livros?" está escrito em letras maiúsculas laranja.
Imagens reais de mim claramente perdendo o controle

Quem me conhece sabe que eu AMO livros antes mesmo de aprender a ler. Amava ficar sentada no meio deles, inventando e depois descobrindo histórias. Pois sempre que eu tenho a chance de viajar, acabo procurando alguma livraria que valha visitar. E geralmente é uma, no máximo duas mesmo. Eis que Curitiba chegou pra surpreender com muuuuitas opções boas, nos mais variados preços e segmentos. O resultado? Uma mala que já tinha ido cheia e voltou transbordando e, claro, esse post com as melhores livrarias e sebos de Curitiba.

Livraria Sebo Kapricho

Montagem vertical com duas fotos, uma em cima e outra em baixo, com fundo branco. Na lateral direita, uma listra amarela vertical decora e se lê o texto "KAPRICHO" em letras maiúsculas brancas. Na primeira foto (acima) estantes de ferro repletas de livros coloridos em cada prateleira de ferro cinza ocupam toda a imagem. Na segunda foto (abaixo), está a entrada do sebo Kapricho, com um banner azul escrito "livraria Sebo Kapricho, livros - Revistas - Gibis - Cd's - Lp's - DVD (41) 3079-1949". As paredes de pequenos azulejos creme e as portas grandes abertas revelam as primeiras estantes com livros e o chão da rua, com ladrilhos inspirados em Copacabana.

Já começando pelo meu preferido: o Sebo Kapricho. Olhando de fora não dá pra ter ideia do quão imenso esse espaço é e do tanto de relíquia que tem lá dentro. Cheguei nele por acaso, depois de um café preguiçoso, e existem tantos títulos que eu poderia ter passado uma tarde inteirinha lá dentro.

São labirintos de prateleiras, cheias do chão ao teto com livros sobre os mais diversos assuntos e áreas do conhecimento – a eu universitária teria sido muito mais feliz com um sebo desses por perto. Outro ponto fundamental pra quem tem rinite – eu – é que o espaço é todo limpinho, sem poeira ou aquele cheiro característico de livro antigo. Eu não consigo nem imaginar o trabalho pra manter assim, mas amei cada segundo e deixei lá boa parte do orçamento de compras de viagem – que já não era muito grande, devo confessar.

Bora tomar um cházinho? 🫖

Livraria Sebo Kapricho | Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 | Loja online | Facebook

Livraria Vertov

Montagem vertical com duas fotos, uma em cima e outra em baixo, com fundo branco. Na lateral direita, uma listra amarela vertical decora e se lê o texto "VERTOV" em letras maiúsculas brancas. Na primeira foto (acima) está a fachada da livraria, um pequeno prédio amarelo, com porta branca de ferro com janela de vidro e a logo da livraria (livraria em preto e vertov em vermelho). Um toldo vermelho está acima da porta e uma plaquinha de aberto, feita com papel e letras pretas, repousa nas grades da porta branca. Na foto 2 (abaixo), aparecem estantes brancas de madeira e metal, com livros de cima à baixo. Um expositor giratório de metal também exibe livros.

Um casarão antigo, uma rua praticamente vazia, nada além de uma folha de ofício escrito “Aberto” e de um botão de campainha. Com jeitinho de quem “não faz muita questão de ser pop”, a Livraria Vertov é um achado. O casarão tem cheiro de inverno, chão de madeira que ringe e um delicioso silêncio, no qual você pode ler e procurar o que quer com calma, sem nem perceber o tempo passar. As pequenas salas guardam um acervo rico, com grandes clássicos e muitos contemporâneos.

Livraria Vertov | Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 835, 2º andar | Loja online | Instagram

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Arte & Letra

Montagem vertical com duas fotos, uma em cima e outra em baixo, com fundo branco. Na lateral direita, uma listra laranja vertical decora e se lê o texto "ARTE & LETRA" em letras maiúsculas brancas. Na primeira foto (acima), a fachada preta, com janelas de vidro transparentes e o título "ARTE & LETRA" branco, estão em destaque. As luzes internas e prateleiras de livros aparecem. Na segunda foto (abaixo), estantes de madeira que ocupam a parede inteira, repletas de livros das mais diversas cores, uma mesa central de madeira repleta de livros e plantas verdes.

Além de ser um café MA-RA-VI-LHO-SO, onde comecei basicamente todas as manhãs da viagem, o Arte&Letra também é uma livraria e editora independente. Em resumo, meu sonho transformado em realidade. Se você curte comprar obras escritas por autores da cidade para qual viaja, lá é o lugar perfeito, com muitos livros de autores curitibanos e paranaenses. A trilha sonora é uma delícia e você pode dar uma lida na futura aquisição enquanto toma um capuccino quentinho, sem pressa, com sol entrando na janela e poltronas confortáveis. Pode ser sincera: tem como ficar melhor que isso?

Arte & Letra | Endereço: Rua Desembargador Motta, 2011| Loja online | Instagram

Livraria da Vila

Montagem vertical com duas fotos, uma em cima e outra em baixo, com fundo branco. Na lateral direita, uma listra amarela vertical decora e se lê o texto "DA VILA" em letras maiúsculas brancas. Na primeira foto (acima) está a fachada da livraria, que fica no shopping pátio batel. A fachada é de parede branca, com o nome em letras maiúsculas vermelhas e um vidro grande repleto de livros e revistas. Na segunda foto (abaixo), estantes pretas que ocupam as paredes inteiras, repletas de livros aparecem, assim como o chão branco.

Passando rapidinho pelo Pátio Batel – que era perto do nosso airbnb – encontramos a Livraria da Vila. E vou te falar que passei muita vontade dentro desse lugar. Além dos best sellers, que costumam marcar presença em qualquer livraria de shopping, lá tinham muuuuuitos livros de moda importados – se fiquei sentada no chão desiludida com alguns no colo? fiquei sim. As grandes revistas de moda internacional também estão presentes e ganham destaque. É um lugar um tantinho inacessível pro meu humilde bolso, mas que enche os olhos, ah, isso enche.

Livraria da Vila | Endereço: Avenida do Batel, 1868, loja 314 | Loja online | Instagram

Biblioteca Pública do Paraná

Montagem vertical com duas fotos, uma em cima e outra em baixo, com fundo branco. Na lateral direita, uma listra amarela vertical decora e se lê o texto "BIBLIOTECA" em letras maiúsculas brancas. Na foto 1 (de cima), uma sala grande branca, com muitas prateleiras de madeira, repletas de livros, ocupa o espaço. Dois pilares brancos, com desenhos de personagens em preto se destacam. Janelas ao fundo e poltronas verdes também compõem o espaço, de forma discreta. Na foto 2 (abaixo), uma parede branca com um grafite preto e detalhes em azul. O grafite traz um rosto repleto de flores, com duas cabeças aos lados e o seguinte trecho branco escrito no peito: "Porque a cabeça da gente é uma só e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem que necessitar de almentar a cabeça para o total. Guimarães Rosa"

Prepara o coração porque a Biblioteca Pública do Paraná é um quentinho na alma. Todo reformado, colorido e organizado, o prédio tem amplas mesas de estudo, salas de pesquisa e até mesmo uma videoteca, onde você escolhe o filme ou série e pode assistir em uma tv privada com sofazinho e tudo. O que eu achei mais legal é que o lugar realmente foi pensado para pessoas e é bem utilizado por elas. Seja nas instalações ou no acervo, que tem os lançamentos mais populares e os clássicos. Chegamos em um dia útil, perto do horário do almoço e além dos estudantes, muitos trabalhadores do centro da cidade estavam ali esperando pra assistir filmes ou usar a gibiteca. Queria uma igualzinha em cada cidade <3

Biblioteca Pública do Paraná | Endereço: Rua Cândido Lopes, 133| Instagram

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

E aí, curtiu as dicas? Ainda que a gente não possa viajar exatamente agora, ter alguns lugarzinhos pra visitar no futuro traz perspectiva e um pouquinho de sonho pro dia a dia – ao menos pra mim. Conhece algum desses lugares? Me conta nos comentários <3

CuritibaViagem