Quem me conhece sabe que eu AMO livros antes mesmo de aprender a ler. Amava ficar sentada no meio deles, inventando e depois descobrindo histórias. Pois sempre que eu tenho a chance de viajar, acabo procurando alguma livraria que valha visitar. E geralmente é uma, no máximo duas mesmo. Eis que Curitiba chegou pra surpreender com muuuuitas opções boas, nos mais variados preços e segmentos. O resultado? Uma mala que já tinha ido cheia e voltou transbordando e, claro, esse post com as melhores livrarias e sebos de Curitiba.
Já começando pelo meu preferido: o Sebo Kapricho. Olhando de fora não dá pra ter ideia do quão imenso esse espaço é e do tanto de relíquia que tem lá dentro. Cheguei nele por acaso, depois de um café preguiçoso, e existem tantos títulos que eu poderia ter passado uma tarde inteirinha lá dentro.
São labirintos de prateleiras, cheias do chão ao teto com livros sobre os mais diversos assuntos e áreas do conhecimento – a eu universitária teria sido muito mais feliz com um sebo desses por perto. Outro ponto fundamental pra quem tem rinite – eu – é que o espaço é todo limpinho, sem poeira ou aquele cheiro característico de livro antigo. Eu não consigo nem imaginar o trabalho pra manter assim, mas amei cada segundo e deixei lá boa parte do orçamento de compras de viagem – que já não era muito grande, devo confessar.
Livraria Sebo Kapricho | Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 | Loja online | Facebook
Um casarão antigo, uma rua praticamente vazia, nada além de uma folha de ofício escrito “Aberto” e de um botão de campainha. Com jeitinho de quem “não faz muita questão de ser pop”, a Livraria Vertov é um achado. O casarão tem cheiro de inverno, chão de madeira que ringe e um delicioso silêncio, no qual você pode ler e procurar o que quer com calma, sem nem perceber o tempo passar. As pequenas salas guardam um acervo rico, com grandes clássicos e muitos contemporâneos.
Livraria Vertov | Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 835, 2º andar | Loja online | Instagram
Além de ser um café MA-RA-VI-LHO-SO, onde comecei basicamente todas as manhãs da viagem, o Arte&Letra também é uma livraria e editora independente. Em resumo, meu sonho transformado em realidade. Se você curte comprar obras escritas por autores da cidade para qual viaja, lá é o lugar perfeito, com muitos livros de autores curitibanos e paranaenses. A trilha sonora é uma delícia e você pode dar uma lida na futura aquisição enquanto toma um capuccino quentinho, sem pressa, com sol entrando na janela e poltronas confortáveis. Pode ser sincera: tem como ficar melhor que isso?
Arte & Letra | Endereço: Rua Desembargador Motta, 2011| Loja online | Instagram
Passando rapidinho pelo Pátio Batel – que era perto do nosso airbnb – encontramos a Livraria da Vila. E vou te falar que passei muita vontade dentro desse lugar. Além dos best sellers, que costumam marcar presença em qualquer livraria de shopping, lá tinham muuuuuitos livros de moda importados – se fiquei sentada no chão desiludida com alguns no colo? fiquei sim. As grandes revistas de moda internacional também estão presentes e ganham destaque. É um lugar um tantinho inacessível pro meu humilde bolso, mas que enche os olhos, ah, isso enche.
Livraria da Vila | Endereço: Avenida do Batel, 1868, loja 314 | Loja online | Instagram
Prepara o coração porque a Biblioteca Pública do Paraná é um quentinho na alma. Todo reformado, colorido e organizado, o prédio tem amplas mesas de estudo, salas de pesquisa e até mesmo uma videoteca, onde você escolhe o filme ou série e pode assistir em uma tv privada com sofazinho e tudo. O que eu achei mais legal é que o lugar realmente foi pensado para pessoas e é bem utilizado por elas. Seja nas instalações ou no acervo, que tem os lançamentos mais populares e os clássicos. Chegamos em um dia útil, perto do horário do almoço e além dos estudantes, muitos trabalhadores do centro da cidade estavam ali esperando pra assistir filmes ou usar a gibiteca. Queria uma igualzinha em cada cidade <3
Biblioteca Pública do Paraná | Endereço: Rua Cândido Lopes, 133| Instagram
E aí, curtiu as dicas? Ainda que a gente não possa viajar exatamente agora, ter alguns lugarzinhos pra visitar no futuro traz perspectiva e um pouquinho de sonho pro dia a dia – ao menos pra mim. Conhece algum desses lugares? Me conta nos comentários <3