Depois do sucesso do pink, que triunfa há algumas temporadas, outra corzinha de impacto parece despontar como tendência em 2023: o prata. Com um quê futurista, sempre associado à tecnologia, aos foguetes e naves espaciais, o prata é uma cor tão divertida quanto sóbria. Um neutro de essência, já que deriva do cinza, mas com alma festeira.
Podemos pensar no prata como o mais discreto dos metalizados. E é essa característica que faz com que a cor seja super versátil, perfeita para casar com os mais diversos tons, estilos e misturas. Não acredita? Então confere essas 8 cores para usar com prata e arrasar nos looks.
Nas passarelas, o prata foi usado da cabeça aos pés, seja em ternos, vestidos ou conjuntos de top e saia. Entre os materiais mais presentes estiveram o paetê, o couro e o cetim. Acha que prata total é um tanto quanto demais para o seu paladar? Então bora conferir como combinar o prata com outras cores.
Se lá no comecinho do post eu disse que o prata é um cinza que gosta de festa, a primeira dica para combinar a cor é justamente uni-la a sua sóbria matriarca. Por serem da mesma família, as duas cores são perfeitas juntas e criam aquele look harmônico que parece impecável nos mínimos detalhes.
Essa tela em cinza é uma ótimo pano de fundo para brincar com os contrastes. Enquanto a peça prateada é mais alegre, divertida e festiva, você pode misturá-la a outros itens bem clássicos, como um blazer, ou casuais, como um tênis branco. Ama dose extra de glamour? Finalize com casaco de pelos e você está pronta para se destacar!
Os tons neutros, como branco e preto, são sempre bons aliados para quando você não sabe como combinar uma cor ou peça nova. Isso porque, como o próprio nome sugere, eles são neutros na medida perfeita para amenizar qualquer ousadia. Por isso, se usar a peça prata no dia a dia parece algo muito exagerado, o meu conselho é testá-la com camisetas ou regatas brancas, casacos pretos, camisas… Basicamente, com tudo aquilo que grita básico dentro do seu armário.
O mesmo vale para quem tem um estilo mais minimalista ou casual: invista nos tons neutros e o sucesso é garantido!
Explicados os básicos, chegou a hora de a gente se aventurar pelo universo das cores coloridas. E opções de misturas é que não faltam, pode acreditar. A mistura de prata com lilás tem tudo a ver com quem gosta de looks coloridos com menos contraste, mais harmônicos. Isso porque as duas cores possuem um tom frio, detalhe mega importante que as fazem conviver em perfeita sintonia.
Gosta de uma pitadinha de transgressão? Então finalize com um acessório amarelo, trazendo um contraste deliciosamente inesperado.
Assim como o lilás, o azul se mescla ao prata com muita facilidade. Por isso, sinta-se livre para testar com as mais diferentes nuances da cor. Enquanto os looks com azuis claros são mais harmoniosos e nos causam um maior conforto visual ao ver, os azuis vibrantes geram aquele look de impacto, pra não passar despercebida. Quer uma aposta mais sóbria? Se jogue no azul-marinho.
Com um pouco mais de contraste e uma essência despojada-cool, o verde chega como a opção ideal para desglamourizar o prata. Junte a isso modelagens e acessórios mais descontraídos – seja uma pochete atravessada, um suéter felpudo ou uma segunda pele com carinha de vintage – e você tem um visual perfeito para brilhar – pero no mucho – a qualquer momento!
Oi, Barbie futurista! Provando que sua versatilidade é infindável, o prata tem tudo para ser o melhor amigo dos mais diferentes tons de rosa, do eletrizante pink valentino ao delicado rosa pastel. Seja você a Barbie prefeita, bailarina, arquiteta ou (insira aqui sua Barbie), use e abuse da dupla rosa + prata!
Cor vibrante super tradicional, o vermelho encontra no prata um aliado para compor looks que fogem do óbvio. Ao mesmo tempo, por mais colorido e impactantes que as duas cores sejam, juntas elas se neutralizam, compondo um look que faz bonito do dia à noite, da ida ao parque ao bar.
Você pode achar que eu estou maluca de dizer que a mistura de prata com vermelho é quase clássica, mas é. Te explico o raciocínio: a gente tá quase vestindo cinza com vermelho – dois tons bastante aclamados e tradicionais -, porém com uma pitadinha generosa de brilho.
Concordo que o resultado não é pra quem deseja se camuflar na multidão, mas que flerta e repagina o clássico sem pesar a mão. Posso parecer empolgada – e estou -, mas tá aí uma mescla de cores que nasceu pra estar juntinha!
Finalizemos com a nossa mistura de maior contraste, que costuma causar um pouco de estranhamento: amarelo com prata. Em geral, isso acontece porque o amarelo tende a ser considerado uma cor quente, enquanto o prata poderia ser o embaixador dos frios. Porém, seguindo a premissa fashion de que os opostos sim se atraem, as cores funcionam juntas, sobretudo para quem gosta de contraste.
Ainda assim, em todos os looks que vi, percebo que as pessoas usam amarelo com prata de duas maneiras. A primeira é trazendo uma cor no look inteiro e a outra como um ponto de luz – por exemplo, a pochete amarela descontrai e alegra o vestido prata de paetê do primeiro look da montagem, enquanto a bolsa metalizada do quarto look glamouriza o trench coat amarelo.
Já a segunda é apostando em outros complementos mais neutros para dosar a mistura, seja uma blusa ou tênis branco, uma pochete preta… Ficar dosando ousadia não é pra você? Então sinta-se livre pra combinar ou descombinar, trazendo até mesmo outras estampas, como a detentora do terceiro look da montagem, com o casaco animal print, fez.
A regra é só uma: se divertir e usar o que quer que faça o seu coraçãozinho bater mais forte!
Gostou das dicas? No nosso Pinterest, você encontra mais inspirações de looks com prata. Já aproveita pra nos seguir por lá.
Aproveitando pra fazer uma autopropaganda, queria te convidar pra assinar a minha newsletter. Por lá, te dou dicas de filmes, moda, séries, livros… Além de escrever uns textinhos sobre cotidiano, aceitação e a jornada que tantas de nós temos de tentar ser melhores amigas de nós mesmas.
Na última edição, contei um pouquinho sobre começar a academia apesar de sentir pavor desse ambiente desde a adolescência, sobre padrões estéticos e encontrar um exercício pra chamar de seu. Confira clicando aqui!