Faz tanto tempo que os tênis conquistaram espaço no nosso armário que parece difícil lembrar de um tempo sem eles. Enquanto os modelos mais casuais passaram a fazer parte dos looks de trabalho e até festa, os tênis de esporte não ganharam similar aclamação pública. É claro que eles estão por aí, mas costumam dividir opiniões ou passar uma ideia de que são menos versáteis. Será que isso confere? No post de hoje, eu conto como usar tênis esportivo nos seus looks de 6 formas, desde a mais básica até a bem ousada.
Tem tempo que eu uso tênis pra basicamente tudo, porém, os modelos esportivos acabavam ficando restritos ao exercício físico – e olha que se tem uma coisa que eu aprecio nessa vida é misturar de tudo e levar peças pra ambientes nos quais elas “tradicionalmente” não iriam. Bom, se eu não fazia por vontade própria, quis a vida que eu fizesse por necessidade.
Quebrei o pé em novembro do ano passado e tô finalizando uma recuperação lenta, na qual, desde que pude pisar no chão, só posso usar tênis de esporte com espuminha que deixe o pé bem confortável. É daí que vem todo esse recente conhecimento – e enquanto postava meus looks lá no Instagram, recebi directs de pessoas em situações similares a minha ou que queriam usar tênis ultra confortável no dia a dia, mas não sabiam como. É dessas inquietações e soluções que nasce esse post, espero que cê goste <3
Apostar em looks monocromáticos ou de tons similares é uma ótima forma de trazer o tênis esportivo pro dia a dia de uma forma mais suave. Isso porque, ao ser inteirinho da mesma cor, o visual já mostra de cara que é coeso, que os itens escolhidos estão todos em harmonia – o que camufla a aparição do calçado.
Ao mesmo tempo, graças a seu shape mais pesado, o tênis de esporte é aquele toque inesperado, que ajuda a modernizar o monocromático. Em outras palavras, enquanto a cor compensa de um lado, a modelagem contrapõe-se do outro, acrescentando personalidade ímpar.
Antes de pensar na clássica pergunta tênis esportivo combina com o quê, talvez a gente precise entender qual papel queremos que ele ocupe dentro da produção. É protagonista? Mero coadjuvante? Quero que ele destoe ou se mescle?
Se você quer que ele esteja presente de um jeito mais equilibrado, vale referenciá-lo em alguma outra peça ou acessório do look. A primeira forma de fazer isso é trazer a cor do tênis para outro item do look. Eu não sou uma pessoa que usa muito preto, porém, como meu tênis era dessa cor, tentei trazer o tom em blusas de gola alta por baixo de looks mais coloridos e aproveitar todas as minhas peças estampadas que tivessem um fundo escuro.
E não é que esse simples detalhe fez com que o tênis se conectasse ao resto do look, demonstrando que tem motivo para estar ali? Esse é de longe o meu truque favorito e o que mais usei nos últimos meses.
A segunda forma de fazer alusão ao tênis é justamente apostar em outro item que compartilhe de sua essência esportiva. Pode ser um moletom, calça jogger, um boné, legging, bermuda biker, top… As opções são muitas. É pensar na que mais te agrada e arrasar!
Se até aqui eu vim te mostrando formas de incluir o tênis de um jeitinho harmônico, agora vamos por um caminho oposto – mas você pode seguir usando a regra das cores mesmo quando decidir contrastar em modelagem/tecido/estilo, ok?
Com seu solado alto e uma forma mais larga, os tênis esportivos geralmente passam uma imagem mais pesada. Para acrescentar mais camadas e fugir do óbvio, a dica é escolher peças em tecidos leves, com modelagens fluídas ou amplas, e efeitos como o plissado. O resultado é uma produção super cool, que brinca com os contrastes sem medo de ser feliz.
É como eu sempre digo, na moda, os opostos se atraem. Se culturalmente o esporte está ligado ao universo do lazer, o seu oposto em essência talvez seria o universo do trabalho. E quer algo mais corporativo do que uma boa alfaiataria? A forma que eu mais vi no street style foi justamente em terninhos, mas você pode apostar em calças, blazers, saias, bermudas ou camisas clássicas.
Aproveitando os meus lookinhos com peças de alfaiataria + tênis esportivo (que são beeeem diferentes da montagem anterior), vale lembrar que tem mil formas de usar cada coisa.
A melhor alfaiataria pra mim é colorida, com uma estampa que se destaque… Enquanto estudava jornalismo e estava me inserindo no mercado de trabalho, eu tive uns três blazeres neutros que praticamente nunca usei. Pra você ter uma ideia, os três reunidos devem ter sido menos usados do que esse modelo pistache que eu comprei finzinho do ano passado. O motivo? Eles eram a definição do básico corporativo, algo que não tem absolutamente nada a ver comigo.
Em resumo, na moda e na vida, não tem uma só forma de ser/estar/usar. E descobrir o seu caminho até dá um pouco de trabalho, mas é muito, muito bom. Quer algumas dicas de como encontrar respostas? Esse post pode ajudar!
Seguindo a mesma premissa da dica anterior, vamos amplificar ainda mais o jogo entre os opostos. Como fazer isso? Trazendo uma peça glamourosa/festiva para o look com tênis esportivo. Uma saia de paetês ou de tule, o vestido que você comprou para aquele evento e que agora está parado no armário… Um casaco peludo de oncinha bem maximalista, peças metalizadas… Um vestido de cetim…
Com sua pegada mais despojada, o tênis é o aliado para desglamourizar essas pecinhas – que muitas vezes acabam restritas a ocasiões mega especiais -, trazendo-as para o dia a dia. Bora testar? Então no próximo barzinho com as amigas ou sábado de sol, escolha aquele item que faz você pensar em festa/glamour e complemente-o com um bom tênis.
É claro que existem mil formas de ser feminina, porém, alguns códigos estão postos na história da moda – quer a gente queira, quer não – como tal. As saias rodadas com cintura marcada, os vestidos volumosos quase de princesa, os babados e as mangas bufantes são alguns bons exemplos disso.
E se o feminino, nessa concepção, é ligado à delicadeza, ao sentimento e todo aquele blá blá blá machista e patriarcal, o tênis esportivo não poderia ser menos gracioso/frágil. Muito pelo contrário. Bom, você leu até aqui, então já bem sabe que os contrários geram combinações muito interessantes, rompendo com as expectativas e enxotando o marasmo fashion.
É isso, espero que essas dicas sejam úteis e orientem os seus próximos lookinhos!
Se além de moda você também gosta de livros, séries e filmes, eu te convido a assinar a minha newsletter. A cada 15 dias, eu te escrevo um e-mail com dicas, textos do cotidiano e tudo aquilo que merece ser compartilhado.
Tá no mundinho dos podcasts? Pois nós também temos episódios exclusivos lá no Spotify. Essa semana, falei sobre livros levinhos para ler nas férias, sejam as oficiais ou aquele domingo em que você quer tirar folga do mundo e descansar.