Semana de moda masculina: 5 tendências que vão dominar o Outono/Inverno 2023

Foto de abertura do post sobre moda masculina de 2023 de outono. O look é composto por terno de couro marrom, blusa de gola alta bege de gola alta.

A Semana de Moda Masculina, em Paris, acabou de desfilar suas previsões para o Outono/Inverno 2023 e, como sempre, algumas tendências se destacaram. Um spoiler fashion? Prepare-se para uma temporada de tecidos quentinhos, sobreposições e uma boa dose de ousadia para renovar a em geral básica e mais-do-mesmo moda masculina.

A verdade é que, apesar de estar enquadrado na binaridade das semanas de moda, esse post pode servir para qualquer pessoa. Então bora descobrir o que a moda Outono/Inverno nos reserva?

1. Muito couro

Montagem com quatro fotos de passarela da Semana de Moda Masculina 2023 Outono. Foto 1: um modelo de cabelos curtos cacheados desfila em uma passarela de fundo escuro com cabides prateados, da Fendi. O look é composto por suéter roxo de lã e capa de lã roxa escura, pochete preta com vários bolsinhos preta, calça de couro violeta, sapato preto de bico fino. Foto 2: Um modelo com cabelos castanhos lisos usados divididos ao meio desfila em uma passarela branca, da Saint Laurent: o look é composto por uma camisa preta de couro com gola laço grande, calça de couro, bota preta de couro e sobretudo preto de lã. Foto 3: um modelo com cabelos descoloridos loiros está em uma passarela inteira prateada, da marca Neil Barret. O look é composto por um conjunto de couro preto de camisa, calça e luvas. Nos pés, usa uma bota preta de solado tratorado. Foto 4: um modelo com cabelos castanhos está em frente a uma parede repleta de blocos metalizados dourados, da Tod's. O look é composto por blusa de gola alta branca, jaqueta azul escuro, cinto preto, calça de couro marrom e bota chelsea marrom.

Quentinho e capaz de proteger o corpo dos ventos e chuvas, o couro é um material muito aclamado nos períodos mais frios. E se a jaqueta de couro costuma ser um curinga presente em muitos armários, agora a ideia é ampliar a presença do material nos looks, seja em conjuntos inteiros de couro ou em peças como calças, camisas e sobretudos.

Bora tomar um cházinho? 🫖

Além do preto e do marrom, cores mais clássicas quando falamos em couro, investir em peças coloridas deixa os looks mais divertidos e fora do óbvio. O melhor é que o material combina com os mais diversos tipos de peças, materiais e propostas. Use ao lado de tricô, de camisetas básicas, de peças clássicas de alfaiataria ou até mesmo ao lado do despojado moletom.

E já que o assunto é couro, sempre vale lembrar que grande parte das peças que a gente encontra por aí são de couro sintético. Feitas majoritariamente de poliuterano (também chamado de PU), um derivado do petróleo, essas peças são poluentes durante sua fabricação, duram menos, já que costumam descascar após um curto período de tempo, e não se decompõem facilmente – podem demorar até 100 anos! Em resumo, um investimento ruim, mesmo que custem menos que outras opções disponíveis.

2. Macacão

Montagem com quatro fotos de passarela da Semana de Moda Masculina 2023 Outono para trazer a tendência masculina de macacão. Foto 1 (Martine Rose): um modelo com cabelo trançado preto na altura do peito e com franja desfila em uma passarela dourada de veludo. O look é composto por um macacão de alfaiataria azul, que parece um terno, e tênis colorido em tons de roxo e azul. Foto 2 (marca: Brioni): uma modelo com cabelos longos castanhos na altura do peito está em frente a um tecido verde claro. O look é composto por macacão preto de alfaiataria no exato shape de um macacão. Foto 3 (Emporio Armani): um modelo de cabelos curtos castanhos está em uma passarela branca. O look é composto por gola alta salmão usada por baixo de um macacão de lã marrom, luvas de couro marrom com pelinhos preto, cinto marrom de couro e mochila de couro marrom. Foto 4 (Gucci): um modelo de cabelos curtos desfila em uma passarela de tons cinza. O look é composto por macacão utilitário de cetim amarelo claro e bolsa de pelinhos amarelo pastel.

Prático, cool e mega funcional, o macacão ganhou um super destaque durante a Semana de Moda masculina 2023. Os modelos mais recorrentes foram esses em alfaiataria, que praticamente são um terno sem a divisão, mas os modelos mais soltinhos e inspirados pelo shape dos macacões industriais também marcaram presença, principalmente em materiais irreverentes como a lã e acetinados com leve transparência.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Ainda que não seja uma peça tão presente no armário, o macacão pode oferecer muita versatilidade. Tudo o que você precisa é pensar em acessórios. Por exemplo: ao lado de tênis, o macacão é mais informal, já com uma botinha com solado tratorado ou coturno, se torna mais contemporâneo. Um cinto ou bolsa/mochila também funcionam muito bem como formas de usar o macacão.

Outras dicas rápidas para fazer o macacão render mais: aposte em sobreposições com blusas de gola alta, camisetas, casacos ou cachecóis.

3. Mostre suas camadas

Montagem com quatro fotos de passarela da Semana de Moda Masculina 2023 Outono para trazer a tendência masculina de sobreposição. Foto 1 (Zegna): um modelo com cabelos na altura da orelha cacheados castanhos desfila em uma passarela cinza com fundo preto. O look é composto por polo bege usada por baixo de um cardigan caramelo usado por baixo de um blazer cinza usado por baixo de um sobretudo cinza e calça de alfaiataria cinza. Foto 2 (Etro): um modelo de cabelos castanhos lisos desfila em uma passarela branca. O look é composto por blusa de gola alta cinza usada por baixo de um moletom cinza usado por baixo de uma jaqueta bomber cinza escura. Na parte de baixo, uma calça jeans está por baixo de uma saia longa levinha xadrez em tons de marrom e verde. Foto 3 (Brioni): um modelo com topete castanho está em frente a um fundo infinito de tecido verde. O look é composto por blusa de gola alta preta usada por baixo de uma camisa cinza usada por baixo de um casaco preto usada por baixo de um casaco azul-marinho nos ombros, calça marrom de alfaiataria e sapato bordô de bico quadrado. Foto 4 (Brunello Cucinelli): um modelo com cabelos grisalhos em dreads está em frente a uma parede branca e piso cinza. O look é composto por camiseta branca usada por baixo de uma camisa azul-marinho, usada por baixo de um casaco com estampa triangular em tons de bege, branco e azul, usados por baixo de um casaco de lã off-white, calça de alfaiataria off-white e coturno marrom.

Recurso para deixar o corpo aquecido e preparado para as diferentes temperaturas que acontecem ao longo do dia, a sobreposição é um dos ícones do Outono/Inverno. Porém, segundo as passarelas, o jeito mais fashion de fazer isso é mostrando todas essas camadas.

A chave do sucesso é mesclar peças de modelagens diferentes, revelando um cadinho de cada uma delas. Uma simples blusa de gola alta, também chamada de turtleneck, usada por baixo daquela camisa clássica já incrementa o seu look. Quer ir além? Misture uma blusa com cardigã fechado, arrematando com um sobretudo. O mix de moletom com capuz com baixo do blazer ou jaqueta é outra daquelas misturas estilosas e facinhas de colocar em prática.

Montagem com quatro fotos de passarela da Semana de Moda Masculina 2023 Outono para trazer a tendência masculina de sobreposição. Foto 1 (Zegna): um modelo loiro de cabelos na altura dos ombros está em uma passarela cinza. O look é composto por blusa de gola alta caramelo, usada por baixo de um cardigã bege, usado por baixo de um casaco off-white de lã. O modelo usa bolsa mostarda de camurça no ombro e calça de alfaiataria caramelo pantalona de cintura alta e sapato caramelo. Foto 2 (Egonlab): um modelo de cabelos na altura do ombro castanhos está em uma passarela industrial. O look é composto por blusa de paetê prateada usada por baixo de um sobretudo jeans azul escuro e duas mantas, uma xadrez em tons de vermelho, azul-marinho e verde, e outra em blocos de cor azul-marinho e vermelho, calça jeans em tons de verde e bota envernizada preta. Foto 3 (Amiri): um homem desfila em uma passarela cinza. O look é composto por boina preta de couro, camisa azul social usada por baixo de um cardigã em tons de azul, verde e azul-marinho, usado por baixo de um sobretudo caramelo e calça de alfaiataria azul-marinho e tênis branco. Foto 4 (Paul Smith): um modelo com cabelos curtos está em uma passarela marrom. O look é composto por blusa marrom usada por baixo de um terno xadrez marrom com sobretudo marrom escuro, tênis branco e manta longa preta com flores brancas.

Unir tecidos com texturas diferentes, como a lã e a camurça, o couro e o veludo, o paetê e o jeans, é outro truque para elevar o nível das suas sobreposições. O mesmo vale para mix de estampas e cores, recursos que imprimem criatividade imediata.

Para quem prefere looks mais discretos e equilibrados, a dica é misturar estampas clássicas, como o xadrez e o listrado, e apostar em looks ton sur ton, que unem nuances mais claras e escuras de uma mesma cor principal. O primeiro look da montagem é um ótimo exemplo de como fazer isso, já que vemos um bege bem clarinho, quase off white, casado ao bege médio e ao caramelo mais intenso criando uma harmonia cromática bonita de ver.

4. Alfaiataria repaginada

Montagem com quatro fotos de passarela da Semana de Moda Masculina 2023 Outono para trazer a tendência masculina de alfaiataria repaginada. Foto 1 (Walter Beorendonck): um modelo de cabelos pretos e corpo inteiro pintado de prateado está em uma passarela marrom. O look é composto por blazer xadrez vazado nas laterais, calça envernizada verde forte e bota com estampa de cobra verde. Foto 2 (Saint Laurent): um modelo com cabelos castanhos com gel divididos ao meio está em uma passarela branca. O look é composto por camisa de alfaiataria branca com gola laço gigante, calça pantalona de veludo preto e bota envernizada preta. Foto 3 (Egonlab): um modelo com cabelos lisos na altura do queixo está em uma passarela industrial. O look é composto por um terno xadrez marrom. Na calça, existem dois recortes nas laterais das coxas, mostrando a pele. Foto 4 (Prada): um modelo de cabelo curto está em uma passarela bege. O look é composto por um blazer azul-marinho de lapela curta usado por dentro da calça de alfaiataria verde, tênis de couro preto e bolsa snake prateada.

Grande aliada da moda masculina há séculos, a alfaiataria continua firme e forte como o “uniforme seguro dos homens”, porém ganha versões mais ousadas e criativas. Recortes vazados, lapelas curtas, peças acinturadas ou com detalhes como laços amplos são algumas dos recursos para apostar na trend e renovar os seus looks. Marasmo fashion? Aqui não!

Feminino x masculino

Montagem com quatro fotos de passarela da Semana de Moda Masculina 2023 Outono para trazer a tendência masculina de peças com estilo feminino. Foto 1 (Feng Chen Wang): um modelo com cabelo longo preto com gel está em uma passarela com detalhes dourados e uma lareira no fundo. O look é composto por casaco cropped puffer e saia mídi puffer com laço amplo na cintura em tons de rosa chiclete, meia calça preta e tênis preto. Foto 2 (Dries Van Noten): um modelo com cabelo curto preto está em uma passarela industrial em tons de cinza. O look é composto por blusa com decote v profundo e mangas longas pretas, calça de cintura alta de alfaiataria com três cintos finos de couro e mocassim preto. Foto 3 (Acne Studios): um modelo com cabelo descolorido está em um fundo de natureza. O look é composto por top preto de renda, luva de manga alta preta com braceletes marrom, lingerie de renda preta, calça de alfaiataria preta listrada risca-de-giz. Foto 4 (Louis Vuitton): um modelo está em um cenário repleto de malas e acessórios. O look é composto por uma boina de couro bordô, colete com peplum e calça de alfaiataria bordô, luvas de couro até o cotovelo e bolsa bege.

Em um universo nada binário, a moda ainda é fortemente definida pela dicotomia masculino x feminino. Mas talvez os limites estejam se tornando cada vez mais misturados ou invisíveis – ainda bem!

Pois na temporada Outono/Inverno 2023, uma série de silhuetas e recursos de estilo lidos como femininos se tornam protagonistas também da moda masculina. Peças acinturadas, decotes profundos, corsets e materiais mais delicados, como a renda, a seda e o cetim, são alguns dos destaques dessa estética – belíssima, diga-se de passagem!

Montagem com quatro fotos de passarela da Semana de Moda Masculina 2023 Outono para trazer a tendência masculina de peças com estilo feminino. Foto 1 (Fendi): um modelo com cabelos castanhos desfila em uma passarela escura. O look é composto por blusa de lã de um ombro só cinza, calça de alfaiataria cinza, cinto caramelo, bolsa de camurça verde musgo e sapato preto. Foto 2 (Saint Laurent): um modelo de cabelos raspados está em uma passarela cinza. O look é composto por uma blusa de seda off-white com decote profundo e mangas bufantes, calça de alfaiataria preta e bota preta. Foto 3 (Emporio Armani): um modelo com cabelos curtos com gel está em uma passarela branca. O look é composto por blusa de lã violeta, lenço acetinado violeta, terno cinza xadrez e cinto roxo por cima do blazer na cintura e luvas de couro roxo. Foto 4 (Our Legacy): um modelo com cabelos lisos castanhos está em uma parede branca. O look é composto por uma regata preta de crochê e pantalona branca.

Na hora de usar, os looks apostam no contraste entre o ousado e o tradicional, unindo as peças mais irreverentes a outras bem clássicas, como a calça de alfaiataria reta que está presente em quase todos os looks das montagens acima.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Bom, é isso! Espero que cê tenha gostado das trends para o Outono/Inverno 2023 da Semana de Moda Masculina, escolhido as suas favoritas e descoberto algumas formas de usar. Quer ter essas referências para replicar nos seus looks? Então vem seguir essa pasta no Pinterest e a inspiração estará garantid!

moda