Apesar de ser uma peça super prática, que nos deixa prontas pra qualquer ocasião em segundos, o macacão nem sempre se destaca por sua versatilidade e, na maioria das vezes, acaba sendo usado sempre do mesmo jeito. Mas e se eu te disser que ele tem potencial para render e brilhar muito mais nos seus looks? Para isso, vamos abusar das sobreposições, misturas cromáticas e, claro, criatividade. Pronta para renovar a sua peça? Aqui vão 6 looks com macacão que fogem do óbvio.
Toda essa minha investigação fashion para renovar o macacão começou graças a esse modelo laranja das fotos. Fui convidada a celebrar o casamento de dois amigos e precisava de um look à altura. Ao mesmo tempo, odeio comprar roupa de festa muito pomposa que não seja passível de ser usada no dia a dia. Então quando esse modelo bem minimalista em modelagem, mas exuberante em cor apareceu, uma luzinha se acendeu. Pensei: vamos ser muito felizes juntos, vou poder usar com salto, tênis, com uma camisetinha por baixo…
As minhas pretensões eram pequenas, mas foram evoluindo e vou te confessar que esse é um dos maiores curingas do meu armário atual, peça que eu levo em viagem sem medo porque sei que algo novo será capaz de render.
Vamos aos motivos que fazem esse macacão em específico ser tão versátil: 1) alças finas, que possibilitam usar a peça com basicamente qualquer tipo de blusa por baixo ou por cima; 2) modelagem soltinha que também ajuda muito na hora de fazer sobreposições; 3) tecido mais robusto, que não marca; e 4) tom que combina lindamente com as cores do meu armário.
Ter essa checklist de detalhes em mente na hora de comprar um macacão novo ou olhar atentamente para o seu armário vai ajudar muito a criar o plano de fundo ideal para deixar a criatividade fluir e inovar nas misturas.
Transformar o macacão em outra peça é um dos jeitos mais rápidos de tirá-lo do lugar comum. Para que essa mágica aconteça, invista em partes de cima mais soltinhas. Vale uma camiseta, suéter, blusão de lã, moletom, jaqueta usada fechada… O que importa é não deixar a parte de cima do macacão aparecer.
No caso do meu look, a modelagem cropped do blusão facilitou ainda mais o caminho, já que ao acabar exatamente na cintura deixa a parte de cima e de baixo bem divididas.
Um dos maiores curingas dos looks de inverno, a blusa de gola alta é a aliada perfeita para trazer peças do verão diretamente para os dias mais frios. Aqui, o rosa da blusa conversa lindamente com o laranja do macacão – lembra que eu falei sobre como a peça ter uma cor que combine com o resto do seu armário faz diferença? Aqui está um exemplo disso, já que até a bolsa bordô ajuda a criar um trio de cores análogas lindo de viver.
Aqui segui a mesma dica da blusa de gola alta por baixo do macacão, elevando o visual – e a temperatura – com o casaco rosa de mangas bufantes. Se você olhar bem, o macacão até parece outra peça, bem diferente daquela usada no verão. Transformação total!
Clássicas, românticas ou divertias, as camisas também criam ótimas sobreposições, seja por cima ou por baixo do macacão. Nesse look, quis explorar um modelo alegre de tecido bem levinho, com gola laço e estampa poá. Aqui, mais uma vez, escolhi cores vizinhas no círculo cromático para criar um look colorido mais harmônico.
Apostar no blazer fechado é outro truque valioso – e muito fácil de replicar em casa – para transformar o macacão em calça. Se ambas as peças forem de alfaiataria então… Mix perfeito para ir de um sábado de sol ao dia a dia no trabalho.
Esse foi meu último lookinho com o macacão e amei tanto que já tô pronta pra repetir assim que possível. O que eu mais gosto aqui é que a produção reúne itens de estilos bem distintos, como a jaqueta de tweed e estampa pied de coq, clássica, com o macacão mais sexy e um tênis esportivo de corrida – necessidade do meu pé quebrado, mas que funcionou lindamente aqui.
Espero que tenha gostado dos looks e esteja pronta pra renovar o seu macacão!
Gosta de receber dicas de leitura, séries e filmes, além de textinhos do cotidiano. Então fica o convite de assinar a minha newsletter!