Se despedir do que passou e abraçar as possibilidades de um novo ciclo merece uma produção à altura, né? E quando o assunto é look de ano novo, as peças escolhidas também fazem parte das superstições que envolvem a data, seja o branco, símbolo de paz, harmonia e cor de Oxalá, sejam todas as outras cores, usadas para representar os desejos para os próximos 365 dias, ou a tal calcinha nova.
Agora, imersa nessas tradições, quantas vezes você já comprou alguma peça especificamente para usar no 31 de dezembro e ela ficou meses parada no armário, até ser passada adiante ou virar apenas um volume no meio de tudo? Uma, duas, várias? Pois é. Mesmo montando looks mentais antes de garantir uma peça nova, eu já tive dois vestidos de réveillon usados uma única vez. Cá entre nós, concordemos que isso é injusto com o nosso dinheiro e, principalmente, com o mundo, já que roupa não é descartável – ou não deveria ser. E se eu te disser que virar esse jogo pode ser mais fácil do que parece e requer dois ingredientes bem simples: uns minutos do seu tempo e exercitar a criatividade. Bora lá?
Pode ser aquele modelo rendado sereia, o com fendão bem sexy, o plissado esvoaçante, o fato é que os vestidos brancos são possivelmente os campeões de abandono fashion pós-réveillon. No máximo, eles pegam uma praia ou viagem de verão especial, mas, na rotina, são deixados para trás. E ainda que o vestido branco possa parecer muito característico da data, é só olhar com mais atenção e você perceberá que ele pode acompanhar em qualquer ocasião, seja na areia ou no asfalto.
Comecemos por um truque bem facinho: transforme o vestido em saia, combinando-o a uma camisa amarrada por cima ou se jogue em bolsa, sapato e acessórios coloridos. Agora, vai me dizer que esse lenço estampado amarrado na cintura do modelo minimalista não está o visual mais cool e descomplicado desse verão? Eu se no verão estivesse testaria agora! Para uma pitada generosa de fashionismo, combine o vestido de botões aberto com jeans ou partes de baixo esportivas, ou brinque com os opostos, contrastando a leveza da peça protagonista com cintos pesados, coturnos e casacos em tecidos mais rígidos.
Queridinho das festas e afastadinho do dia a dia, o brilho que chega sem pedir licença ainda é um tabu para muitas, ao mesmo tempo que encanta – quem já entrou num ônibus de manhã com um look prateado sabe exatamente ao que eu me refiro. Isso porque a segunda de quem tá se jogando num bom paetê pode ser tudo menos monótona. Já parou para pensar que a gente costuma guardar essas peças incríveis para dias especiais? Pois a mulher paetê sabe que é muito mais ela quem determina se o dia vai ser maravilhoso do que um convite para aquele evento que acontece a cada década.
Então bora brilhar! A principal dica para compor visuais criativos, que rompam com o estereótipo festivo, é buscar itens básicos ou bem clássicos, que equilibrem o combo e, ao mesmo tempo, deixem o brilho ser o protagonista de tudo. Vale um blazer reto com estampa xadrez, uma calça jeans, um tênis esportivo ou bota western, uma camisa oversized, uma simples camisa branca… Pense naquela mistura que é mais básica ou divertida para você e o sucesso é garantido!
Ainda que tenha perdido um cadinho de espaço nos últimos anos, o branco total ainda é uma tradição forte – confesso que sou adepta. Pois no resto do ano, essa mistura é sinônimo de elegância, frescor e, se você for desastrada, manchinhas que vão multiplicando ao longo do dia kkk
Agora, olha dois segundos pra essa montagem e pensa se todas as mulheres não parecem donas e proprietárias da empresa chiquérrimas? Pois é! Além da cor, o que amplifica essa sensação são as modelagens minimalistas, sejam retas ou fluídas. Para além do terninho ou do vestido com blazer, clássicos em qualquer um dos outros 364 dias do ano, também vale apostar nas camisetas básicas ou jaquetinhas jeans brancas com calças e saias bem maravilhosas.
Quer ir além do branco total? Pois a cor neutra recebe basicamente qualquer mistura que a sua criatividade puder sonhar! Do vermelho picante ao amarelo de 2021, da estampa maximalista ao couro metalizado, se jogue em tudo que fizer o coração bater mais forte!