Usar várias camadas de roupa é uma atitude natural para driblar o frio. Ainda assim, criar looks que não pareçam apenas um amontoado de peças – ou o Joey usando todas as roupas do Chandler – é um tema que sempre gera dúvidas e rende muito assunto. Quer arrasar na sobreposição e criar aqueles looks de inverno que a gente está sempre pinando no Pinterest? Esse guia foi feito para você, com dicas práticas para testar agora!
Nos looks de inverno é muito comum esconder as várias camadas de roupa, mostrando no máximo o blusão de cima + casaco. Pois aqui a dica é completamente o contrário: assuma e mostre suas camadas! É essa forma especial e só sua de combiná-las, que vai deixar o look repleto de personalidade e estilo.
As formas de mostrar suas camadas são muitas: usar uma gola alta ou camisa por baixo do suéter, um cardigã fechado por baixo de um casacão bem quentinho aberto/nos ombros, um moletom por baixo do blazer com o capuz de fora, dobrar a manga do casaco para mostrar a manga longa que está por baixo, deixar a meia aparente com a barra da calça dobrada e assim por diante. Revelar pequenas porções das peças e tecidos já é mais do que suficiente e vai fazer a diferença nas combinações.
Outra dica certeira para mostrar suas camadas de um jeito inteligente é unir peças de modelagens e shapes distintos. Jogar com o delicioso contraste entre amplo e justo, curto e longo, reto e assimétrico, clássico e dramático. Algumas misturas para testar já? 1) Camisa oversized + blusão com a parte da frente para dentro da calça + jeans reto; 2) moletom + casaco reto + skinny; 3) pantalona + turtleneck sequinha com camisa por cima + jaqueta.
Eu sempre digo por aqui que moda não tem fórmula padrão e que a gente pode – e deve – testar o máximo possível. Mas para deixar as dicas mais práticas, pesquisei um monte de looks de street style e pensei no que uso nos meus próprios looks de frio pra criar uma equaçãozinha completa de camadas pra sugerir: Base sólida + peça de charme + peça quentinha + casacão. Vamos à explicação de cada uma delas?
A base sólida é aquela peça neutra e justinha que vai ser usada por baixo e não precisa aparecer. Uma blusa de mangas longas lisinha, em um tecido gostoso de vestir, como algodão. Se você sente muito frio nas pernas, uma meia-calça fio 80 é seu match perfeito. Caso não seja suficiente, você também pode apostar em peças térmicas.
A segunda camada é uma peça mais levinha, para fazer charme. Pode ser uma blusa alongada, uma camisa, vestido, peça com transparência, brilho, uma gola especial… O objetivo dela é decorar essa mistura com uma pitadinha extra de estilo. Logo depois, vem o moletom, suéter, blusão ou cardigã quentinho. Sabe aquela peça que parece um abraço? Pois é! Para finalizar, o clássico dos clássicos: um casacão, sobretudo, poncho ou jaqueta.
É importante destacar que você pode inverter a ordem das peças ou alterá-la como preferir, mas essa fórmula é um bom ponto de partida, capaz de render uma infinidade de combinações com o que você já tem em casa.
Misturar peças de tecidos diferentes é mais uma forma imediata de incrementar as sobreposições, trazendo mais profundidade, interessância e fugindo do óbvio. Como fazer isso? Misture tecidos com brilhos ou texturas bem distintas – se forem opostas melhor ainda! Alguns exemplos são o veludo molhado ou couro com aquela lã bem fofinha, o casaco pesadão com aquela saia ou vestido levinho e o artesanal do tricô com um metalizado bem glam.
Bom, até agora eu te disse pra misturar peças de tecidos diferentes, não esconder as camadas e jogar com comprimentos e modelagens. Como fazer tudo isso sem virar uma bagunça visual? Criando harmonia entre as cores. Isso não quer dizer usar preto da cabeça aos pés, mas se você quiser pode. O caminho mais fácil é brincar com duas cores, bem no estilo conjuntinho. A mistura entre preto e branco, bege e caramelo, vermelho e verde, rosa e roxo são algumas das misturas certeiras para testar. Trazer uma peça estampada nas cores escolhidas para o look é outra dica para compor looks especiais!
Outras formas de usar cores de forma equilibrada nos looks de inverno são unir várias nuances de uma mesma cor – por exemplo, azul marinho, azul royal e azul bebê -, no famoso ton sur ton ou se jogar em cores de uma mesma cartela, seja de terrosos, neutros, pastel ou vibrantes. Quer mais dicas de como usar cores? Nesse link, temos uma semana cromática toda especial lá para ajudar!