Guia da sobreposição: 5 passos para arrasar!

Montagem com duas fotos lado a lado em fundo branco. Na primeira foto, à esquerda, está em frente a uma parede de tijolos. O look é composto por macacão verde militar, cinto preto, casaco laranja alongado e casaco peludo terracotta. Foto 2 (à direita): uma mulher com cabelo liso com franjas está em frente a um rio. O look é composto por camiseta branca, camisa azul, jaqueta de couro preta e casaco de lã bege nos ombros e calça de lã cinza.

Usar várias camadas de roupa é uma atitude natural para driblar o frio. Ainda assim, criar looks que não pareçam apenas um amontoado de peças – ou o Joey usando todas as roupas do Chandler – é um tema que sempre gera dúvidas e rende muito assunto. Quer arrasar na sobreposição e criar aqueles looks de inverno que a gente está sempre pinando no Pinterest? Esse guia foi feito para você, com dicas práticas para testar agora!

1. Mostre suas camadas

Montagem vertical com quatro fotos e fundo branco, dispostas em fundo branco. As fotos ilustram a dica 1 de como montar sobreposições estilosas de inverno: harmonia das cores. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos castanhos por dentro da blusa de gola alta está em frente a um prédio cinza. O look é composto por blusa de gola alta verde, usada por baixo de uma camisa branca floral delicada, moletom branca, calça pantalona branca e sobretudo trench coat bege e o xadrez. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher loira com cabelos presos em um coque baixo caminha em uma rua com pessoas desfocadas ao fundo. O look é composto por blusa de gola alta marrom, calça de alfaiataria cinza, blazer xadrez marrom e sobretudo azul xadrez. Foto 3 (embaixo, à direita): uma mulher com cabelos pretos lisos e uma franja está em frente a uma parede cinza. O look é composto por blusa de gola alta poá preta de tule, terno xadrez cinza, scarpin preto, sobretudo de couro preto e bolsa rosa. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher loira com cabelos curtos anda em uma rua desfocada em tons de cinza. O look é composto por blusa de gola alta preta, jaqueta jeans fechada, calça jeans azul, casaco xadrez azul com preto e pelinhos azul claro e botas listradas branca e preta.

Nos looks de inverno é muito comum esconder as várias camadas de roupa, mostrando no máximo o blusão de cima + casaco. Pois aqui a dica é completamente o contrário: assuma e mostre suas camadas! É essa forma especial e só sua de combiná-las, que vai deixar o look repleto de personalidade e estilo.

As formas de mostrar suas camadas são muitas: usar uma gola alta ou camisa por baixo do suéter, um cardigã fechado por baixo de um casacão bem quentinho aberto/nos ombros, um moletom por baixo do blazer com o capuz de fora, dobrar a manga do casaco para mostrar a manga longa que está por baixo, deixar a meia aparente com a barra da calça dobrada e assim por diante. Revelar pequenas porções das peças e tecidos já é mais do que suficiente e vai fazer a diferença nas combinações.

Bora tomar um cházinho? 🫖

2) Misture modelagens diferentes

Montagem vertical com quatro fotos e fundo branco, dispostas em fundo branco. As fotos ilustram a dica 2 de como montar sobreposições estilosas de inverno: harmonia das cores. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher loira com cabelos lisos pra dentro da gola da blusa. O look é composto por blusa de gola alta branca, usada por baixo da camisa azul-marinho, calça de alfaiataria branca, sobretudo azul-marinho, bolsa vermelha. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher com cabelos castanhos está em frente a um prédio com vidro preto. O look é composto por blusa preta, moletom branco com capuz, calça jeans e sobretudo cinza com xadrez preto e all star branco. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher com cabelos curtos castanhos. O look é composto por blusão de gola alta verde, calça jeans, bota preta envernizada e casaco peludo xadrez azul e verde. Foto 4 (à direita): uma mulher com cabelos loiros está em frente a uma parede rosa. O look é composto por calça de alfaiataria vermelha, camisa oversized listrada oversized azul e branco, suéter de lã verde, casaco sobretudo de lã caramelo e all star botinha preto.

Outra dica certeira para mostrar suas camadas de um jeito inteligente é unir peças de modelagens e shapes distintos. Jogar com o delicioso contraste entre amplo e justo, curto e longo, reto e assimétrico, clássico e dramático. Algumas misturas para testar já? 1) Camisa oversized + blusão com a parte da frente para dentro da calça + jeans reto; 2) moletom + casaco reto + skinny; 3) pantalona + turtleneck sequinha com camisa por cima + jaqueta.

3) Fórmula para sobreposição?

Montagem vertical com quatro fotos e fundo branco, dispostas em fundo branco. As fotos ilustram a dica 3 de como montar sobreposições estilosas de inverno: harmonia das cores. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos pretos lisos soltos está em frente a um prédio de vidro. O look é composto por calça de alfaiataria azul claro, vestido bege de tule, cardigã oversized azul claro, suéter de lã azul claro enrolado no pescoço. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher loira está em uma loja de tintas. O look é composto por camiseta listrada, calça jeans, camisa animal print usada aberta e casaco oversized de pelos azul e bota preta. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher de cabelos pretos trançados longos está em frente a uma parede branca. O look é composto por camisa branca, suéter de lã azul, casaco oversized preto e calça de moletom cinza. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher com cabelos lisos castanhos está em uma rua com pessoas desfocadas ao fundo. O look é composto por blusa de gola alta preta, camisa branca, sobretudo cinza, calça bege e bota bege.

Eu sempre digo por aqui que moda não tem fórmula padrão e que a gente pode – e deve – testar o máximo possível. Mas para deixar as dicas mais práticas, pesquisei um monte de looks de street style e pensei no que uso nos meus próprios looks de frio pra criar uma equaçãozinha completa de camadas pra sugerir: Base sólida + peça de charme + peça quentinha + casacão. Vamos à explicação de cada uma delas?

Montagem vertical com fundo branco e 4 peças, dispostas em duplas. No topo da montagem está o texto: "sobreposição em 4 camadas" em um fundo rosa. A primeira peça é uma camiseta preta básica de mangas longas, com o texto, logo abaixo, em rosa: "1) base sólida". À direita dela está a segunda peça, uma camisa levinha em tom de verde limão pastel, com o texto, em rosa "2) peça "charme"". Embaixo, à esquerda, está um suéter de lã quentinho em tons de rosa, amarelo e lilás, com o texto "3) blusão quentinho" e à direita está um sobretudo de lã caramelo, com o texto "4) casaco"

A base sólida é aquela peça neutra e justinha que vai ser usada por baixo e não precisa aparecer. Uma blusa de mangas longas lisinha, em um tecido gostoso de vestir, como algodão. Se você sente muito frio nas pernas, uma meia-calça fio 80 é seu match perfeito. Caso não seja suficiente, você também pode apostar em peças térmicas.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

A segunda camada é uma peça mais levinha, para fazer charme. Pode ser uma blusa alongada, uma camisa, vestido, peça com transparência, brilho, uma gola especial… O objetivo dela é decorar essa mistura com uma pitadinha extra de estilo. Logo depois, vem o moletom, suéter, blusão ou cardigã quentinho. Sabe aquela peça que parece um abraço? Pois é! Para finalizar, o clássico dos clássicos: um casacão, sobretudo, poncho ou jaqueta

É importante destacar que você pode inverter a ordem das peças ou alterá-la como preferir, mas essa fórmula é um bom ponto de partida, capaz de render uma infinidade de combinações com o que você já tem em casa.

4) Misture tecidos e texturas

Montagem vertical com quatro fotos e fundo branco, dispostas em fundo branco. As fotos ilustram a dica 4 de como montar sobreposições estilosas de inverno: harmonia das cores. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos presos pretos lisos presos em um coque baixo está em frente a uma parede de tijolos, com portão preto. O look é composto por blusa de gola alta de tule roxa, blusa xadrez azul envelope com babado na frente, calça de couro prateado, sobretudo azul xadrez claro e bota de bico fino branco. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher de cabelos castanhos está em frente a uma parede bege. O look é composto por óculos escuros pretos, camiseta branca, suéter de lã bege, blazer bege, sobretudo de lã bege, calça de couro preta, bota preta e bolsa preta. Foto 3 (embaixo, à direita): uma mulher loira está em frente a uma parede de tijolos e grama. O look é composto por blusa de gola alta, suéter branco, blazer de veludo bordô, saia plissada mídi amarela e meia calça bege da Gucci. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher com cabelos curtos está em frente a uma rua com bastante trânsito. O look é composto por camiseta branca, saia mídi xadrez de lã vermelha com branco, blazer preto alongado e casaco puffer marrom com verde militar.

Misturar peças de tecidos diferentes é mais uma forma imediata de incrementar as sobreposições, trazendo mais profundidade, interessância e fugindo do óbvio. Como fazer isso? Misture tecidos com brilhos ou texturas bem distintas – se forem opostas melhor ainda! Alguns exemplos são o veludo molhado ou couro com aquela lã bem fofinha, o casaco pesadão com aquela saia ou vestido levinho e o artesanal do tricô com um metalizado bem glam.

5) Harmonia nas cores

Montagem vertical com quatro fotos e fundo branco, dispostas em fundo branco. As fotos ilustram a dica 5 de como montar sobreposições estilosas de inverno: harmonia das cores. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos cacheados presos caminha em uma rua com carros ao fundo, fazendo sinal de paz e amor. O look é composto por blusa e gola alta verde, terno branco listrado com verde, bota branca, sobretudo bege, bolsa cruzada branca. Foto 2 (em cima, à direita): Uma mulher com cabelos presos trançados está em frente a uma parede de tijolos azul com mármore cinza. O look é composto por terno amarelo com blazer com cinto, bota preta, bolsa preta e casaco nos ombros sobretudo xadrez marrom, branco amarelo. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher loira caminha em frente a um prédio branco. O look é composto por blusa de gola alta branca, cardigã xadrez vichy amarelo fechado, calça pantalona bege e sobretudo envernizado bege com forro amarelo xadrez. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher loira está com o cabelo preso em um coque baixo caminha em uma rua vazia com prédios cinza ao fundo. O look é composto por uma blusa laranja, terno roxo, bolsa lilás e sobretudo rosa nos ombros.

Bom, até agora eu te disse pra misturar peças de tecidos diferentes, não esconder as camadas e jogar com comprimentos e modelagens. Como fazer tudo isso sem virar uma bagunça visual? Criando harmonia entre as cores. Isso não quer dizer usar preto da cabeça aos pés, mas se você quiser pode. O caminho mais fácil é brincar com duas cores, bem no estilo conjuntinho. A mistura entre preto e branco, bege e caramelo, vermelho e verde, rosa e roxo são algumas das misturas certeiras para testar. Trazer uma peça estampada nas cores escolhidas para o look é outra dica para compor looks especiais!

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Outras formas de usar cores de forma equilibrada nos looks de inverno são unir várias nuances de uma mesma cor – por exemplo, azul marinho, azul royal e azul bebê -, no famoso ton sur ton ou se jogar em cores de uma mesma cartela, seja de terrosos, neutros, pastel ou vibrantes. Quer mais dicas de como usar cores? Nesse link, temos uma semana cromática toda especial lá para ajudar!

Looks de invernomoda