Alerta fashion: a dupla de calça + vestido vem conquistando o street – ou home – style e é mais uma daquelas tendências facinhas de replicar com o que você tem em casa, renovando os looks do dia a dia de uma forma super criativa. Inclusive, foi o fato de finalmente ter testado a mistura, que há tempos venho namorando no Pinterest, que originou o post de hoje.
Já parou para pensar que o vestido é uma das peças mais fáceis de vestir, salvando qualquer emergência fashion, e, ao mesmo tempo, uma das mais complicadas de combinar? Você até troca o sapato pelo tênis, adiciona uma jaqueta ou blazer, mas, no geral, a peça não é conhecida por seu caráter camaleônico. E é por isso que a nova forma de vestir me deixou tão arrebatada, com a sensação de “como não pensei nisso antes”. A resposta para essa pergunta é simples e já passamos por ela algumas vezes nos últimos meses: as peças nos foram apresentadas com funções restritas. Bora dar mais um passinho pra desconstruir isso e, de quebra, ficar linda em um look com vestido e calça? Aqui você confere como.
Ao criar uma silhueta nova, que não é exatamente a que você encara no espelho todos os dias, o combo de vestido + calça pode causar um tantinho de estranhamento. Para amenizar essa sensação, prefira vestidos fluídos, rodados ou volumosos, que não vão marcar os bolsos e botões da parte de baixo. Já as calças justas e com poucos detalhes são a escolha mais segura, funcionando como uma meia-calça – item curinga do inverno que talvez você já esteja acostumada a usar.
Outra forma prática de suavizar a mistura é apostar em vestidos com fendas ou botões fechados apenas até a altura da cintura. Além de mostrar mais da calça, como se fosse uma blusa alongada, a abertura dos vestidos oferece maior movimento, deixando qualquer mera atravessadinha de rua digna de passarela.
Atenção para essa dica que nunca falha: está em dúvida sobre com o que combinar uma peça muito ousada? A calça jeans é a aliada perfeita, pode confiar. Com seu forte caráter neutralizador, a peça suaviza qualquer fashionismo com uma dose de bossa e descontração. Assim, seja com o vestido floral de sempre, o slip dress ou um modelo recheado de rendas e paetês, é adicionar o seu jeans preferido ao mix e arrasar.
Para um visual ainda mais cool, a dica é dobrar a barra da calça ou escolher um jeans destroyed cheio de atitude. Quanto ao shape da calça, escolha o que você se sentir mais confortável; no street style tem de tudo, da pantalona à mom jeans.
Antes habitué do escritório, hoje peça curinga para qualquer ocasião, inclusive, ficar em casa. A calça de alfaiataria reta traz consigo um aroma clássico, que ganha deliciosa pitada de transgressão ao lado do vestido. E mesmo que o dress code da sua profissão exija misturas formais, é possível apostar na tendência – alô, look 4 da montagem em um chiquérrimo p&b.
Um vestido no estilo camisa – minha escolha – também é uma alternativa linda para manter a proposta “clássica, pero no mucho”. E como as calças de alfaiataria coloridas se tornaram febre fashion, brinque com as cores do visual – seja compondo um look monocromático ou color blocking. O único modelo do seu closet é neutro? Misture com um vestido bem estampado e prepare-se para brilhar muito.
Quem acompanha o blog sabe que eu sou mais do que suspeita para falar de produções que se destacam pelo contraste. Amo mesmo e, como em todo amor bom, não canso de repetir. Se identifica? Aqui vão algumas misturas para causar. Vestidos de festa metalizados com jeans, num hi-lo perfeito; Vestido de mangas bufantes colorido com turtleneck preta, ainda mais no inverno; Terno caretinha preto com um vestido de tule volumoso e transparente, essa, se eu pudesse, estaria usando hoje mesmo.
Curtiu as dicas e pretende testar alguma combinação? Me conta aqui nos comentários ou me marca no seu lookinho lá no Instagram (@marciegott).