8 tendências da NYFW 2022: um mosaico de moods para o Outono/Inverno 2022

Mais uma semana de moda, mais um resumão de tendências aqui no Girls. A badalada NYFW aconteceu entre os dias 11 e 16 de fevereiro e foi marcada por opostos que muito condizem com o nosso momento atual. Tivemos looks super festivos, que ecoam o já conhecido desejo de voltar a festejar com força total, o retorno soberano e bastante oportuno da alfaiataria, além de uma moda rebelde e destroyed, que cria uma espécie de uma armadura poída de rebelião. Curiosa pra conferir as 8 tendências da NYFW Outono/Inverno 2022? Então vamos juntinhas desbravar esse universo!

1. Saias de baile

É hora de liberar a debutante que existe em você e se jogar em saias de baile bem volumosas. Seja aquele modelo bem pomposo em tafetá que está há tempos parado no seu armário, uma versão bem estruturada de alfaiataria ou os lançamentos mais descontraídos, como o xadrez de Christian Siriano ou a versão desconstruída de Proenza Schouler, a moda está apostando em uma dose extra de drama.

Eu sou suspeita pra falar, porque amo uma peça volumosa de parar o trânsito ou de virar os pescoços curiosos. Por isso, acho que a tendência pode ser um ótimo ponto de partida para inspirar você a tirar aquelas peças muito festivas do armário para além das ocasiões especiais, combinando com camisetas básicas, camisas de alfaiataria, croppeds ou suéteres oversized bem gostosinhos de vestir.

Bora tomar um cházinho? 🫖

2. Volumes e paetês

Seguindo no universo das deliciosos extravagâncias, os paetês e silhuetas bem volumosas seguem com força total. E é bem possível entender que, depois de dois anos marcados por pijamas, moletons e pouca criatividade, a nossa vontade de uma moda nada boring se estenda por um longo período. De linhas arquitetônicas minimalistas (look 1 da montagem, de Proenza Schouler) às bem artísticas (look 4, Saint Sintra), de um detalhe nos ombros ao look inteiro, são inúmeras formas de se apropriar dessa tendência. O mesmo vale para os paetês, que aparecem muito no clássico dourado, mas também ganham versões nos calientes rosa e vermelho.

Em um look inteiro ou nos detalhes, ao lado de peças clássicas ou bem ousadas, com um sapato intiero de plumas, a moda parece menos séria e mais pronta pra se divertir ao nosso lado. E, apesar de saber que tudo passa rápido demais, espero que essa trend permaneça.

3. Ombros e cintura em alta

Se depender das passarelas da NYFW, os ombros e a cintura serão as zonas mais sexy da temporada. As blusas, camisas e vestidos ganham recortes estratégicos ou alças extras para emoldurar a região dos ombros como se fossem verdadeiras obras de arte. Já os cintos se tornam mais largos e são usados para marcar a cintura tanto em peças soltinhas quanto nas bem ajustadas. Quer apostar nessa tendência sem comprar nadica de nada? Resgate aquelas peças acinturadas, cintos largos e peças que valorizem os ombros, seja com recortes, decotes ombro a ombro e assim por diante.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

4. Alfaiataria

Na repescagem daquelas peças que muitas deixaram de lado graças à nova rotina em casa, a alfaiataria também marcou presença em basicamente todas as coleções da Semana de Moda, ora em versões bem elaboradas, com laços, assimetrias e mangas bufantes, ora oversized e com uma pegada sexy – alô looks com camisa completamente aberta ou coletes usados sem nada por baixo.

Os tons neutros de marrom, bege, cinza, branco e preto foram os mais recorrentes, mas nada impede as coloridas de seguir apostando em versões mais vibrantes. Fora das passarelas, usar apenas um blazer aberto, sem nada por baixo, parece absurdo para o escritório? Você pode procurar blusas mais ajustadas para contrastar com a modelagem largona do blazer ou investir naquele sapato/acessório que faz você se sentir gata demais!

5. Moda pós-apocalíptica

Enquanto muitas coleções ansiam, assim como nós, por diversão e por nos VESTIRMOS, com letras maiúsculas mesmo, para sair de casa e viver, outras ainda trazem os respingos desse mundo bastante caótico e apocalíptico do qual fazemos parte. Detalhes desgastados, tiras de tecido desfiado, lãs surradas e recortes, que formam tops armaduras, são algumas dos itens-chave dessa tendência, que ainda não tem um nome difundido, mas pode ser tanto um reflexo da rebelião que gostaríamos de ver, quanto de como ressurgimos depois de tudo.

6. Lenços e cachecóis longos

Peças cativas dos looks de inverno, os lenços e cachecóis se tornam ainda mais longos, perfeitos para envolver o seu pescoço deixando-o quentinho, mas também para trazer aquela dramaticidade fashion que já mencionamos em trends anteriores. Os modelos com plumas ou lãs peludinhas são os queridinhos da vez e têm tudo para aquecer o corpo e o estilo da próxima estação.

Além da forma mais clássica de usar, ao redor do pescoço, outras marcas apostaram nos cachecóis como echarpes, envolvendo os ombros, ou caídos próximos ao cotovelo. Um charminho que pode até não ter muita função objetiva, mas imprime bossa imediata às combinações. Tá vendo como até o jeans fica mais especial? Pois é!

7. Cores saturadas

Quem leu o resumo sobre as trends da Copenhagen Fashion Week 2022, vai lembrar que o verde neon foi uma das cores mais usadas nas coleções Outono/Inverno 2022. Pois em Nova York a história é similar, mas com uma paleta de cores diversificada. Laranjas, rosas, amarelos, verdes e roxos ganham versões vibrantes e bem saturadas, compondo looks eletrizantes que não passam despercebidos. E se você tem um pezinho meio atrás com o neon ou acha que é esportivo demais, te convido a olhar com atenção para esse combo Michael Kors de vestido + casacão de alfaiataria bem cortado + scarpin? Não é podre de chique?!

Mas, vale destacar, que não tem problema nenhum em querer ser despojada e esportiva, muito pelo contrário: os moletons, conjuntos e jaquetas bomber também ganharam várias versões bem coloridas, sendo misturadas até mesmo com estampas.

8. Preto e branco

Na contramão das power cores, uma das duplas cromáticas mais icônicas une forças para instigar o nosso desejo e ser o sopro dos neutros. Sim, eu estou falando do preto e branco. Opostos que se atraem, os tons brilharam em peças lisas, estampadas, fluídas, rígidas, na alfaiataria clássica e no conjuntinho podre de chique. Ou seja, formas de apostar é que não faltam e o p&b se adapta basicamente a qualquer estilo. Vale uma menção honrosa pra esse conjunto de saia e blazer com estampa de penas bem levinho da Proenza Shouler? Vale sim! Inclusive, se quiser enviar pro meu endereço, usarei com gosto!

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Bom, bonita, é isso! Espero que as trends tenham sido do seu agrado ou, pelo menos, tragam inspiração e refresquem o seu olhar. Logo mais nós voltamos com o resumão das Semana de Moda de Londres 2022 e Paris! Ainda não conferiu os destaques da Semana de Moda de Copenhagen? Vem conferir aqui!

moda