7 tendências da Copenhagen Fashion Week 2022

Montagem com duas fotos lado a lado sobre as 7 tendências da Copenhagen Fashion Week 2022. Foto 1 (à esquerda): Uma mulher com cabelos repartidos ao meio na altura do ombro posa em frente a uma parede azul. O look é composto por terno de alfaiataria verde neon, cropped de crochê verde neon, bolsa de crochê verde neon e bota verde neon. Foto 2 (à direita): Uma mulher com cabelos raspados está caminhando em uma passarela com fundo cinza levemente escurecido. O look é composto por casaco sobretudo até os pés puffer branco, vestido longo de lã e bota branca com preto.

Uma semana de moda cool e com preceitos sustentáveis que, aos poucos, foi conquistando os holofotes e se tornando tão importante quanto as aclamadas, a Copenhagen Fashion Week é um ótimo termômetro para uma moda mais alternativa e para aquelas trends que vamos ver várias fashionistas usando ao longo do ano. Pois a edição Autumn/Winter 2022 esteve em bastante sintonia no quesito tendências, apresentando peças, cores e texturas em comum mesmo com as diferentes interpretações dos designers.

Depois de assistir a todos os desfiles, identifiquei 7 tendências super fortes nos desfiles Outono/Inverno 2022 de Copenhagen. E te conto todas elas agora!

1) Verde neon

Montagem vertical com quatro fotos lado a lado sobre as 7 tendências da Copenhagen Fashion Week 2022. Foto 1 (em cima, à esquerda, da marca Stine Goya): uma mulher com cabelos presos em um coque baixo repartido ao meio caminha em uma passarela com fundo cinza. O look é composto por vestido verde neon de renda transparente com alças e comprimento curto, sobretudo lilás de lã na altura do joelho, sandália de vinil transparente e máxi bolsa lilás. Foto 2 (em cima, à direita, da Ganni): uma mulher com cabelos longos pretos soltos está em frente a uma parede marrom, com chão quadriculado. O look é composto por blusa de gola verde néon de lã usada por baixo de um vestido de alças largas cinza com renda no decote U bem cavado, calça de alfaiataria cinza e scarpin preto. Foto 3 (embaixo, à esquerda, da Saks Potts): Uma mulher loira com cabelos ondulados na altura do ombro e franja caminha numa passarela de mármore branco com escadas ao fundo. O look é composto por regata frente única neon com tecido transparente, calça de couro preta e sandália de tiras laranja. Foto 4 (embaixo, à direita, da Stine Goya): uma mulher com cabelos platinados lisos e franja caminha em frente a uma passarela com fundo cinza. O look é composto por blusa de gola alta verde neon usada por baixo de um vestido curto laranja neon com textura de flores, decote v e alças largas, casaco sobretudo preto, bolsa verde neon e bota pesada preta.

Contrastando com o mood discreto e neutro do estilo escandinavo, o verde neon dominou a passarela de Copenhagen, eletrizando do jeans básico à alfaiataria bem clássica. A cor aparece como um ponto de luz em produções escuras – forma mais fácil de combinar -, mas também compõe belíssimos looks color block ao lado de lilás – minha combinação preferida!!! – ou do laranja, também em tom de marca texto. Inclusive, o último look da montagem, que traz o casaco preto por cima do combo de verde + laranja, é uma ótima inspiração para quem, assim como eu, tem dificuldade em misturar preto com cores que não sejam os tradicionais branco e bege.

Bora tomar um cházinho? 🫖

2) Risca de giz

Montagem vertical com quatro fotos lado a lado sobre as 7 tendências da Copenhagen Fashion Week 2022. Foto 1 (em cima, à esquerda, da Baum und Pferdgarten): uma mulher com cabelos pretos presos em um coque wet hair está desfilando em frente a uma passarela cinza. O look é composto por terno de blazer e saia azul marinho com estampa risca de giz branco, meia preta até a canela e sandália de tiras finas preta metalizada. Foto 2 (em cima, à direita, da Soulland): uma mulher com tranças longas escuras na altura da cintura está em uma passarela cinza. O look é comporot por um terno azul marinho risca de giz com moletom branco usado por baixo do blazer e tênis camuflado. Foto 3 (embaixo, à esquerda, da Fassbender): uma mulher com cabelos raspados caminha em uma passarela branca. O look é comporto por blusa de gola alta verde, pantalona verde, blazer prateado risca de giz e bota branca. Foto 4 (embaixo, à direita, da Soulland): uma mulher com cabelos curtos pretos com franja curta desfila em passarela cinza. O look é composto por terno oversized azul marinho com risca de giz e bota preta.

Já quando o assunto é estampa, um clássico do armário corporativo se fez muito presente: a estampa risca de giz. E, se tratando de uma semana de moda toda cool, você esperava uma versão mais descontraída ou até mesmo desconstruída desse print quase careta? Vou te confessar que eu também, mas, exceto por esse blazer prateado da Fassbender, a risca de giz segue tradicionalíssima, inclusive, em conjuntinhos de alfaiataria. Eles são soltinhos e com blazeres oversized, afastando-se um dedinho daquele terninho de escritório, é verdade, mas não achei o suficiente.

Dito isso, a gente pode pegar o segundo look da montagem, da marca Soulland, como exemplo de que o styling é a arma mais poderosa pra incrementar qualquer peça. Tá vendo como o moletom branco e o tênis camuflado levam o terno pra outro lugar muito mais descontraído e com a personalidade de quem veste? Pois se você tem um listrado em casa, que tal tentar combiná-lo com uma peça que seja 100% você? Me manda lá no Instagram que eu vou amar ver!

Por último, um fun fact dessa blogueira que atualmente reside em Portugal: lá, risca de giz se chama riscas diplomáticas. Quer conferir um dicionário de moda com as principais diferenças? É só clicar aqui!

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

3) Estampa de cobra

Montagem vertical com quatro fotos lado a lado sobre as 7 tendências da Copenhagen Fashion Week 2022. Foto 1 (em cima, à esquerda, da marca Soulland): Uma mulher desfila em uma passarela cinza. O look é composto por terno animal print de estampa de cobra e bota preta. Foto 2 (embaixo, à direita, da By Malene Birger): uma mulher com cabelos castanhos ondulados longos desfila em uma passarela de cinza industrial. O look é composto por casaco oversized marrom de couro com estampa de cobra, calça de couro marrom e bota preta de cano alto até o joelho. Foto 3 (embaixo, à esquerda, da Saks Potts): uma mulher loira com cabelos lisos presos em um coque bagunçado desfila em uma passarela de mármore branco com escada ao fundo. O look é composto por casaco oversized sobretudo com estampa de cobra, bota de cano alto marrom e lenço azul no pescoço. Foto 4 (embaixo, à direita, da By Malene Birger): uma mulher com cabelos longos lisos desfila em uma passarela com cinza industrial. O look é composto por terno animal print com estampa de cobra, bolsa de estampa de cobra marrom e bota preta com solado de borracha.

Antes em altas seguidas de baixas, o animal print se tornou um neutro do nosso armário. E entre todas as feras sempre prontas para serem soltas, a cobra é a aposta desta temporada, presente em casacos imponentes que apimentam qualquer combinação ou em ternos soltinhos. A forma de usar preferida dos designers? Estampa no look inteiro, com botinha pesada de solado emborrachado para imprimir uma pitada de atitude, descontração ou rebeldia.

4) Franzidos e cordões

Montagem vertical com quatro fotos lado a lado sobre as 7 tendências da Copenhagen Fashion Week 2022. Foto 1 (em cima, à esquerda, da Bay Birger et Mikkelsen): uma mulher loira com cabelos cacheados desfila em uma passarela cinza com fundo branco iluminado. O look é composto por vestido longo de mangas longas plissado bege, com cordas na altura do decote e cintura, calça bege e bota de bico fino preto. Foto 2 (em cima, à direita, da Ganni): uma mulher com cabelos castanhos preso em uma trança longa está em frente a uma parede marrom com chão estampado em tons de marrom e bege. O look é composto por vestido mídi azul acetinado com cordões na altura do peito que criam um franzido e scarpin bege. Foto 3 (embaixo, à esquerda, da (di)vision): uma mulher loira desfila em uma passarela preta. O look é composto por boné bordô, vestido curto amarelo com listra lateral preta. O vestido é inteiramente franzido com cordões na parte de baixo e botas bege com frente preta. Foto 4 (embaixo, à direita, da Day Birger et Mikkelsen): uma mulher com cabelos castanhos cacheados curtos, na altura do ombro, desfila em uma passarela cinza. O look é composto por vestido mídi laranja plissado com mangas longas, decote v e cordões no decote e região da cintura para criar franzidos.

Se este blog fosse uma revista dos anos 90/2000, o título desse tópico seria “Amarre-se” ou “A trend que você vai se amarrar” kkkk. Acontece que é bem isso, os cordões se tornaram um detalhe fortíssimo nas peças do Outono/Inverno 2022, ora adornando vestidos levinhos no decote, como um mero detalhe, ora com a função de acinturar ou auxiliar no efeito franzido – outra trend que, se depender da semana de moda, vem forte para a temporada.

5) Calça cargo

Montagem vertical com quatro fotos lado a lado sobre as 7 tendências da Copenhagen Fashion Week 2022. Foto 1 (em cima, à esquerda, da Saks Potts): uma mulher loira desfila em uma passarela de mármore branco. O look é composto por blusa de manga longa preta com mangas roxas e cinto laranja na cintura, calça longa cargo marrom, jaqueta marrom e sandália preta com flor branca de missanga. Foto 2 (em cima, à direita, da Tomorrow Denim): uma mulher com cabelos curtos ondulados na altura do queixo desfila em uma passarela branca com fundo de céu. O look é composto por calça cargo verde militar, camisa verde militar com bolsos na altura do peito, gravata verde militar e bota preta. Foto 3 (embaixo, à esquerda, da Gestuz): uma mulher com cabelos curtos castanhos desfila em uma passarela fúscia. O look é composto por calça cargo verde militar, bota preta e jaqueta cropped de tweed em tons de roxo e rosa. Foto 4 (embaixo, à direita, da Saks Potts): uma mulher com cabelos castanhos desfila em passarela branca de mármore. O look é composto por calça cargo longa marrom, jaqueta de couro marrom com detalhes de pelos e bolsa cinza.

Um ícone dos anos 90 e 2000, a calça cargo é mais uma das peças que voltaram com tudo, marcando presença tanto no street style quanto nas passarelas. E aqui, não existe muito mistério: a peça segue em tons neutros e terrosos, variando a barra entre ajustada ou solta no calcanhar. Já as combinações são várias: do mood utilitário da cabeça aos pés (look 2 da montagem, da marca Tomorrow Denim) à mistura com jaqueta de tweed cropped delicada (look 3, da Gestuz) ou com sandália de salto alto divertida e veranil (look 1, da Saks Potts). Ou seja, o que importa, sempre, é a peça ser versátil, capaz de celebrar e o seu estilo.

6) Peças puffer ou matelassê

Montagem vertical com quatro fotos lado a lado sobre as 7 tendências da Copenhagen Fashion Week 2022. Foto 1 (em cima, à esquerda, da Soulland): um homem com cabelo raspado desfila em uma passarela cinza. O look é composto por jaqueta puffer laranja abotoada nos botões errados, calça branca pantalona com cordão preto na cintura e chinelo branco slider de borracha. Foto 2 (em cima, à direita, da Baum und Pferdgarten): uma mulher com cabelos presos wet hair desfila em uma passarela cinza. O look é composto por jaqueta preta puffer matelassê, saia branca curta puffer matelassê, meias pretas e sandálias pretas de tiras finas metalizada. Foto 3 (embaixo, à esquerda, da Henrik Vibskov): Uma mulher com cabelos azuis e castanhos lisos na altura do ombro. O look é composto por macacão lilás com texturas, mangas puffer matelassê rosa claro e bota preta com solado lilás. Foto 4 (embaixo, à direita, da Mark Kenly Domino Tan): uma mulher com cabelos castanhos divididos ao meio presos em um coque baixo, desfila em um museu. O look é composto por poncho puffed em tons de marrom longo, calla marrom e bota preta.

Assim como o nosso tópico anterior, as peças puffer não são exatamente uma novidade, porém, para a temporada, vão muito além das jaquetas de esqui. Saias, camisas, ponchos, sobretudos e blusas ultra cropped, que na verdade são mangas?, ganham versões quentinhas e volumosas, perfeitas aquecer o corpo e o estilo no próximo inverno.

Confesso que não sou uma grande adepta, mas adorei a versão saia e as combinações com peças bem levinhas, trazendo aquele contraste sempre bem-vindo para quem adora criar looks fora do óbvio.

7) Rosa para todos os gostos

Montagem vertical com quatro fotos lado a lado sobre as 7 tendências da Copenhagen Fashion Week 2022. Foto 1 (em cima, à esquerda, da Fassbender): uma modelo com cabelos cacheados desfila em passarela branca. O look é composto por vestido longo rosa chá, jaqueta bomber rosa chá no mesmo tome. tecido, meia branca e chinelo branco. Foto 2 (em cima, à direita, da Ganni): Duas modelos estão juntas em uma escadaria cinza. O look da primeira é composto por vestido curto de manga longa de paetês rosa escuro, blazer rosa choque e bota cowboy marrom na altura do joelho. A segunda usa um conjunto de cropped e saia mídi de paetê rosa escuro com tênis preto. Foto 3 (embaixo, à esquerda, da Saks Potts): uma mulher com cabelos presos está em frente a uma escadaria de mármore branco. O look é composto por casaco verde musgo com botões prateados, calça rosa neon de cintura baixa e scarpin marrom com amarração na canela. Foto 4 (embaixo, à direita, da Martin Asbjorn): uma mulher loira com cabelos lisos desfila em uma passarela branca com fundo preto. O look é composto por casaco rosa metalizado, bolsa preta e meias 3/4 preta.

Metalizado, brilhante, neon, clarinho ou choque, o rosa é o queridinho da vez, com opções para agradar os mais diversos paladares fashion. E se faltava um pequeno empurrãozinho para se jogar em um visual total pink, as passarelas e ruas te mandam um recado: a hora é agora! Os caminhos para isso podem ser vários: 1) apostar em um look monocromático, inteiro na mesma tonalidade, 2) brincar com o ton sur ton, misturando rosa claro com escuro ou bem forte, 3) unir peças de brilhos e texturas diferentes, como o paetê brilhante com a alfaiataria lisa. Em cada escolha, uma combinação belíssima espera por você!

Extra: meia com sandália

Montagem vertical com quatro fotos lado a lado sobre as 7 tendências da Copenhagen Fashion Week 2022. Foto 1 (em cima, à esquerda, da Baum und Pferdgarten): uma modelo de cabelo raspado desfila em passarela cinza. O look é composto por blusa de gola alta vermelha, casaco puffer vermelho na altura do joelho acinturado, meia-calça vermelha e sandália metalizada de tiras finas. Foto 2 (em cima, à direita, da Baum und Pferdgarten): uma modelo com cabelos presos desfila em uma passarela cinza. O look é composto por vestido de babados rosa na altura do joelho, usado por baixo de um colete rosa de lã de gola alta, meia calça vermelha e sandália de tiras finas prateada. Foto 3 (embaixo, à esquerda, da Baum und Pferdgarten): uma modelo com cabelo wet hair desfila em uma passarela cinza. O look é composto por blusa de gola alta vermelha, usada por baixo de uma camiseta de gola polo rosa, minissaia puffer preta de matelassê, meia branca na canela e sandália preta de tiras finas. Foto 4 (embaixo, à direita, da Baum und Pferdgarten): o look é composto por vestido mídi de manga longa vermelho, meia branca na altura da canela, sandália metalizada de tiras finas e casaco cinza na mão.

Sim, eu sei que essa não é exatamente uma trend ou mesmo novidade, mas achei essas combinações tão bonitas e inspiradores que resolvi dividir com você. Eu amo o mix glamouroso da sandália de festa, sobretudo as metalizadas com tiras finas, ao lado de uma meia bem basicona ou de cor forte, como o vermelho ou laranja. É o tipo de mistura que anima tanto o home office como um dia zanzando por esse mundão. Então fica aqui meu manifesto em prol dessa mistura muitas vezes negligenciada, mas cheia de potencial, inclusive, não nego nem confirmo que me bateu uma forte vontade de ter meia-calça vermelha outra vez.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

E aí, gostou das trends? Tem alguma especial que cê pretende colocar em prática na próxima estação. Não quer nem saber de Outono? Pois sempre é possível salvar esse post e voltar no futuro, quando urgir a necessidade de inspiração. Ah, estes e muitos outros looks da Copenhagen Fashion Week estão lá no nosso Pinterest – aproveita e nos segue por lá!

moda