Uma semana de moda cool e com preceitos sustentáveis que, aos poucos, foi conquistando os holofotes e se tornando tão importante quanto as aclamadas, a Copenhagen Fashion Week é um ótimo termômetro para uma moda mais alternativa e para aquelas trends que vamos ver várias fashionistas usando ao longo do ano. Pois a edição Autumn/Winter 2022 esteve em bastante sintonia no quesito tendências, apresentando peças, cores e texturas em comum mesmo com as diferentes interpretações dos designers.
Depois de assistir a todos os desfiles, identifiquei 7 tendências super fortes nos desfiles Outono/Inverno 2022 de Copenhagen. E te conto todas elas agora!
Contrastando com o mood discreto e neutro do estilo escandinavo, o verde neon dominou a passarela de Copenhagen, eletrizando do jeans básico à alfaiataria bem clássica. A cor aparece como um ponto de luz em produções escuras – forma mais fácil de combinar -, mas também compõe belíssimos looks color block ao lado de lilás – minha combinação preferida!!! – ou do laranja, também em tom de marca texto. Inclusive, o último look da montagem, que traz o casaco preto por cima do combo de verde + laranja, é uma ótima inspiração para quem, assim como eu, tem dificuldade em misturar preto com cores que não sejam os tradicionais branco e bege.
Já quando o assunto é estampa, um clássico do armário corporativo se fez muito presente: a estampa risca de giz. E, se tratando de uma semana de moda toda cool, você esperava uma versão mais descontraída ou até mesmo desconstruída desse print quase careta? Vou te confessar que eu também, mas, exceto por esse blazer prateado da Fassbender, a risca de giz segue tradicionalíssima, inclusive, em conjuntinhos de alfaiataria. Eles são soltinhos e com blazeres oversized, afastando-se um dedinho daquele terninho de escritório, é verdade, mas não achei o suficiente.
Dito isso, a gente pode pegar o segundo look da montagem, da marca Soulland, como exemplo de que o styling é a arma mais poderosa pra incrementar qualquer peça. Tá vendo como o moletom branco e o tênis camuflado levam o terno pra outro lugar muito mais descontraído e com a personalidade de quem veste? Pois se você tem um listrado em casa, que tal tentar combiná-lo com uma peça que seja 100% você? Me manda lá no Instagram que eu vou amar ver!
Por último, um fun fact dessa blogueira que atualmente reside em Portugal: lá, risca de giz se chama riscas diplomáticas. Quer conferir um dicionário de moda com as principais diferenças? É só clicar aqui!
Antes em altas seguidas de baixas, o animal print se tornou um neutro do nosso armário. E entre todas as feras sempre prontas para serem soltas, a cobra é a aposta desta temporada, presente em casacos imponentes que apimentam qualquer combinação ou em ternos soltinhos. A forma de usar preferida dos designers? Estampa no look inteiro, com botinha pesada de solado emborrachado para imprimir uma pitada de atitude, descontração ou rebeldia.
Se este blog fosse uma revista dos anos 90/2000, o título desse tópico seria “Amarre-se” ou “A trend que você vai se amarrar” kkkk. Acontece que é bem isso, os cordões se tornaram um detalhe fortíssimo nas peças do Outono/Inverno 2022, ora adornando vestidos levinhos no decote, como um mero detalhe, ora com a função de acinturar ou auxiliar no efeito franzido – outra trend que, se depender da semana de moda, vem forte para a temporada.
Um ícone dos anos 90 e 2000, a calça cargo é mais uma das peças que voltaram com tudo, marcando presença tanto no street style quanto nas passarelas. E aqui, não existe muito mistério: a peça segue em tons neutros e terrosos, variando a barra entre ajustada ou solta no calcanhar. Já as combinações são várias: do mood utilitário da cabeça aos pés (look 2 da montagem, da marca Tomorrow Denim) à mistura com jaqueta de tweed cropped delicada (look 3, da Gestuz) ou com sandália de salto alto divertida e veranil (look 1, da Saks Potts). Ou seja, o que importa, sempre, é a peça ser versátil, capaz de celebrar e o seu estilo.
Assim como o nosso tópico anterior, as peças puffer não são exatamente uma novidade, porém, para a temporada, vão muito além das jaquetas de esqui. Saias, camisas, ponchos, sobretudos e blusas ultra cropped, que na verdade são mangas?, ganham versões quentinhas e volumosas, perfeitas aquecer o corpo e o estilo no próximo inverno.
Confesso que não sou uma grande adepta, mas adorei a versão saia e as combinações com peças bem levinhas, trazendo aquele contraste sempre bem-vindo para quem adora criar looks fora do óbvio.
Metalizado, brilhante, neon, clarinho ou choque, o rosa é o queridinho da vez, com opções para agradar os mais diversos paladares fashion. E se faltava um pequeno empurrãozinho para se jogar em um visual total pink, as passarelas e ruas te mandam um recado: a hora é agora! Os caminhos para isso podem ser vários: 1) apostar em um look monocromático, inteiro na mesma tonalidade, 2) brincar com o ton sur ton, misturando rosa claro com escuro ou bem forte, 3) unir peças de brilhos e texturas diferentes, como o paetê brilhante com a alfaiataria lisa. Em cada escolha, uma combinação belíssima espera por você!
Sim, eu sei que essa não é exatamente uma trend ou mesmo novidade, mas achei essas combinações tão bonitas e inspiradores que resolvi dividir com você. Eu amo o mix glamouroso da sandália de festa, sobretudo as metalizadas com tiras finas, ao lado de uma meia bem basicona ou de cor forte, como o vermelho ou laranja. É o tipo de mistura que anima tanto o home office como um dia zanzando por esse mundão. Então fica aqui meu manifesto em prol dessa mistura muitas vezes negligenciada, mas cheia de potencial, inclusive, não nego nem confirmo que me bateu uma forte vontade de ter meia-calça vermelha outra vez.
E aí, gostou das trends? Tem alguma especial que cê pretende colocar em prática na próxima estação. Não quer nem saber de Outono? Pois sempre é possível salvar esse post e voltar no futuro, quando urgir a necessidade de inspiração. Ah, estes e muitos outros looks da Copenhagen Fashion Week estão lá no nosso Pinterest – aproveita e nos segue por lá!