Com desfiles super especiais – destaque de Erika Hilton desfilando para a Led com um terno vermelho à la presidente Dilma Rousseff e uma faixa presidencial de crochê -, a SPFW 54 aconteceu na última semana e trouxe uma série de criações de enchar os olhos, além de trends quentinhas para abrilhantar a temporada Outono/Inverno 2023. São novas modelagens, cores e áreas do corpo em evidência – todas elas reunidas aqui nesse post. Então bora descobrir as principais tendências da SPFW 54?
Se depender da moda, os ombros estarão em destaque total, com modelagens que evidenciam e aumentam consideravelmente a região. Seja com ombreiras, mangas ultra bufantes ou pontudas, que criam shapes geométricos, aqui há uma pitada deliciosa de exagero, oferecendo novas formas temporárias ao corpo.
Historicamente, os ombros marcados foram uma forma de auxiliar no empoderamento feminino. Nos anos 70 e 80, as mulheres entraram com maior peso nos escritórios e mercado de trabalho formal. Para conquistarem respeito em um universo dominado por homens, recorreram à roupa para criar uma silhueta mais tipicamente masculina, “desfeminilizando” seus corpos para se assemelharem àqueles que estavam no poder. Esse movimento, caracterizado pelas ombreiras, cores sóbrias e peças de alfaiataria, ficou conhecido como power dressing.
Nas coleções da SPFW 54, os ombros marcados flertam mais com a fantasia e o lúdico, criando peças que vão do minimalista ao futurista, do divertido ao dramático. Ou seja, existem opções para todos os estilos e desejos.
Dominando as passarelas e looks de street style há algum tempo, a cintura marcada é outro dos highlights das coleções desfiladas na SPFW. Os corsets são a forma mais direta de apostar na tendência, principalmente em materiais maleáveis como a malha ou nos fetichistas couro e vinil.
Quer outras formas de evidenciar a cintura que não envolvam o corset? As regatas ou coletes justinhos e as peças de cintura alta são ótimas pedidas. Ama um truque de styling? A camisa oversized abotoada apenas no primeiro botão e, depois, abotoada nas costas – te ensino como fazer aqui – é feita para você, renovando aquelas pecinhas que já fazem parte do armário.
Clássico dos clássicos, o jeans faz seu retorno triunfal como o protagonista da temporada e ganha versões contemporâneas e super cool, marcando presença em peças de impacto. Aqui, o jeans vai muito além da calça e jaqueta básica. Sobretudos, vestidos, conjuntinhos, top de biquíni – destaque da semana de moda de Copenhagen – e até as principais tendências que listei até aqui, como o corset e as mangas bufantes, ganham dose extra de bossa na companhia do despojado material.
A melhor forma de usar, segundo as passarelas, é em looks total jeans, então, talvez seja o momento de revisitar o casal Brit e Justin anos 2000 que existem em você. Não é tão fã do look combinadinho? A dica é escolher peças especiais ou com detalhes irreverentes, que vão além do estilo casual tão atrelado ao jeans.
Com sua paisagem típica de dias nublados, cores terrosas e acinzentadas, o inverno costuma trazer consigo uma profusão de looks em tons escuros. Pois não é isso o que aconteceu nas passarelas da SPFW: os tons claros reinaram quase que de forma absoluta. Espere por uma estação repleta de brancos, beges, caramelos e cremes, seja em looks monocromáticos ou misturando várias cores claras ao mesmo tempo.
Vou te confessar que AMO tons claros no inverno, já que as cores claras e neutras passam uma sensação de frieza que tem tudo a ver com as temperaturas mais baixas. Então, no que depender deste blog, está mais do que apoiado looks clarinhos pra invernar em grande estilo kkkk
E já que estamos falando de cores, o azul royal – ou azul bic – chamou a atenção em várias coleções, imprimindo uma energia brilhante para os looks. Em tecidos acetinados brilhosos e em opacos, em peças lisas ou estampadas, a cor se mostrou versátil e chic de um jeitinho bem contemporâneo.
Para quem não quer apostar em azul da cabeça aos pés, fica a dica de investir em acessórios, bolsas ou em uma terceira peça azulzona para arrematar os looks do dia a dia com muita personalidade.
Luuuuuz na passarela que lá vem ela: a combinação de cores mais bonita desse mundão. Azul e marrom ou cobre é tudo tudinho que eu nem sabia que queria, mas que precisava. Me diz se esses looks não a definição de perfeição!? A verdade é que a duplinha super poderosa não apareceu em muitos desfiles, mas, à titulo de inspiração e motivada pela paixão que me arrebatou, resolvi compartilhar pra você suspirar comigo.
Cê bem sabe que é o termômetro baixar para bater aquela vontade de sair por aí envolvida nas cobertas. Eis que esse desejo pode se realizar de um jeitinho super elegante, já que, ao que as passarelas indicam, as túnicas e capas longuíssimas são a terceira peça do momento.
Pode ser uma trend passageira ou algo que funciona mais nas passrelas do que na nossa vida real? Até pode, mas a moda também está aí pra nos entregar momentos belíssimos e inspiradores. De qualquer maneira, acho que esse comprimento longo pode influenciar muito os casacos de inverno, uma forma mais acessível de apostar na trend.
Entre os vários looks sóbrios ou monocromáticos, uma profusão de estampas abrilhantaram as passarelas em peças com prints divertidos, abstratos ou diretamente ligados à cultura brasileira. Ao invés de trazer peças estampadas para animar misturas neutras, a dica aqui é ou se jogar em conjuntinhos combinados ou misturar vários prints diferentes em uma só produção. O resultado são looks criativos, alegres e super elaborados, para eliminar de vez qualquer marasmo ou tédio fashion.
Clássico de todos os invernos, o xadrez segue com força total entre as estampas mais queridinhas e chega tanto em versões tradicionais como o pied de poule, como em coloridas e bem contemporâneas. Seja o tartã colorido, o quadriculado contemporâneo e o delicado vichy.
Eles aquecem do frio e elevam qualquer look com uma boa dose de drama. Podem ser a finalização perfeita de saias e vestidos, mas também compor looks inteiros, criando uma segunda pele de muita personalidade. Os pelos e plumas já vinham aparecendo como detalhes em looks mais maximalistas, mas estão conquistando cada vez mais espaço nos looks das fashionistas e nas passarelas, tornando-se a escolha perfeita para quem ama uma boa ousadia na hora de vestir.
É isso, sei que ainda falta um bom tempo pra gente falar de moda outono/inverno 2023, mas, queiramos ou não, as trends já estão aí à nossa espera. E vou te confessar que gostei de várias, viu? E você, tem alguma preferida?