8 tendências da SPFW 54 para ficar de olho

Montagem com 2 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Na primeira foto, uma modelo de cabelos curtos castanhos desfila em uma passarela preta. O look é composto por camisa com acetinada em tom de bege, capa em mesmo tecido e cor da camisa e calça pantalona bege com branco em tecido leve e acetinado. Foto 2: uma modelo com cabelo cacheado longo solto desfila em uma passarela preta. O look é composto por vestido longo de paetês com alças finas azul. Na barra do vestido, está uma série de plumas azuis. A modelo usa um boné preto com a letra M bordada em branco, meias até a canela e tênis cinza.

Com desfiles super especiais – destaque de Erika Hilton desfilando para a Led com um terno vermelho à la presidente Dilma Rousseff e uma faixa presidencial de crochê -, a SPFW 54 aconteceu na última semana e trouxe uma série de criações de enchar os olhos, além de trends quentinhas para abrilhantar a temporada Outono/Inverno 2023. São novas modelagens, cores e áreas do corpo em evidência – todas elas reunidas aqui nesse post. Então bora descobrir as principais tendências da SPFW 54?

1. Ombros em destaque

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, da marca João Pimenta: um modelo com cabelos castanhos desfila em uma passarela. O look é composto por um casaco branco de mangas ultra bufantes na região dos ombros, calça inteira de babados branca e tênis branco. Foto 2, da marca Handred: uma modelo com cabelos presos em um coque baixo desfila. O look é composto por uma blusa com ombros bem marcados com ombreiras em tons de befe e branco, usada por cima de uma calça branca com sapatos bege. Foto 3, da marca Meninos Rei: uma modelo desfila com conjunto de top cropped e minissaia com estampa urbana em tons de verde, azul, amarelo e vermelho. O top de mangas longas conta com mangas bufantes que ampliam os ombros. Foto 4, da Lenny Niemeyer: uma modelo com cabelos presos em um coque desfila na passarela. O look e composto por um casaco alongado branco, usado sem blusa por baixo e com mangas bufantes bem pontudas na região dos ombros e calça pantalona branca.

Se depender da moda, os ombros estarão em destaque total, com modelagens que evidenciam e aumentam consideravelmente a região. Seja com ombreiras, mangas ultra bufantes ou pontudas, que criam shapes geométricos, aqui há uma pitada deliciosa de exagero, oferecendo novas formas temporárias ao corpo.

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfile da Cria Costura. Uma modelo com cabelos curtos raspados castanhos desfila. O look é composto por um vestido mídi com mangas curtas bufantes roxo, meia calça e segunda pele em tons de beringela. Foto 2, do desfile do João Pimenta: um modelo com cabelos presos desfila. O look é composto por um casaco acetinado na altura do joelho. O casaco conta com ombros super bufantes, com detalhes funcionam como babados em camadas. Foto 3, do desfile da Greg Joey: uma modelo com cabelos curtos e franja desfila. O look é composto por um casaco jeans sobretudo, que vai até a região das canelas, e ombreiras largas, akém de botas pretas de bico fino. Foto 4, do desfile de Lenny Niemeyer: uma modelo com cabelos presos em um rabo de cavalo desfila. O look é composto por regata com ombreiras pontiagudas branca, saia mídi acetinada branca e bota branca.

Historicamente, os ombros marcados foram uma forma de auxiliar no empoderamento feminino. Nos anos 70 e 80, as mulheres entraram com maior peso nos escritórios e mercado de trabalho formal. Para conquistarem respeito em um universo dominado por homens, recorreram à roupa para criar uma silhueta mais tipicamente masculina, “desfeminilizando” seus corpos para se assemelharem àqueles que estavam no poder. Esse movimento, caracterizado pelas ombreiras, cores sóbrias e peças de alfaiataria, ficou conhecido como power dressing.

Bora tomar um cházinho? 🫖

Nas coleções da SPFW 54, os ombros marcados flertam mais com a fantasia e o lúdico, criando peças que vão do minimalista ao futurista, do divertido ao dramático. Ou seja, existem opções para todos os estilos e desejos.

2. Cintura marcada

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfile de Walério Araújo: uma modelo com cabelos cacheados castanhos está na passarela. O looké composto por um vestido sem alças longo repleto de plumas rosa. Na cintura, um corset assimétrico de vinil preto, enquanto ela veste luvas longas de tule roxas. Foto 2, do desfile de Anacê: uma modelo com cabelos lisos castanhos está na passarela. O look é composto por camisa oversized branca, usada por baixo de um corset/collant preto e saia mídi assimétrica preta, com sapatos baixos pretos. Foto 3, do desfile de Another Place: um modelo com cabelos curtos desfila na passarela. O look é composto por corset preto de malha usado com o peito nú, calça de vinil preta de cintura baixa com a borda da cueca asa delta aparecendo. Foto 4, do desfile da Dendezeiro: Uma modelo com cabelos loiros cacheados desfila. O look é composto por vestido longo de tafetá caramelo de mangas longas, usado por baixo de um corset de couro caramelo, com grande fivela metalizada na cintura e boné caramelo.

Dominando as passarelas e looks de street style há algum tempo, a cintura marcada é outro dos highlights das coleções desfiladas na SPFW. Os corsets são a forma mais direta de apostar na tendência, principalmente em materiais maleáveis como a malha ou nos fetichistas couro e vinil.

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfile de Walério Araújo: um modelo de cabelo baixo desfila na passarela. O look é composto por vestido xadrez com fundo cinza e barra de tule preta, usado por baixo de um colete. de couro preto e tênis preto. Foto 2, do desfile da Buzina. Uma modelo com cabelos cacheados pretos desfila. O look é composto por regata lilás e saia longa com cintura alta bem marcada em tom de verde. Foto 3, do desfle da Anacê: um modelo com cabelos cacheados desfila. O look é composto por regata branca aberta na região do peitoral, cueca samba canção branca para fora da calça e calça de alfaiataria branca. Foto 4, do desfile da Dendezeiro: uma modelo com cabelos cacheados curto desfila. O look é composto por camisa em tom de bege abotoada apenas no primeiro botão, com a cintura aparecendo, e calça combinando na mesma cor.

Quer outras formas de evidenciar a cintura que não envolvam o corset? As regatas ou coletes justinhos e as peças de cintura alta são ótimas pedidas. Ama um truque de styling? A camisa oversized abotoada apenas no primeiro botão e, depois, abotoada nas costas – te ensino como fazer aqui – é feita para você, renovando aquelas pecinhas que já fazem parte do armário.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

3. Jeans

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfile da Misci: uma modelo com cabelos castanhos está na pasarela. O look é composto por vestido mídi jeans azul com alças finas e cinutra marcada. Foto 2, do desfile da Martins: uma modelo com cabelos castanhos longos lisos desfila. O loko é composto por boné preto com a letra M bordada em branco, top de biquíni com amarração na cintura jeans, calça pantalona de cintura baixa jeans e sobretudo jeans. Foto 3, da marca Dendezeiro: um modelo com cabelos longos cacheados está na passarela. O look é composto por calça jeans e sobretudo jeans sem camisa por baixo. Foto 4, do desfile da Another Place: uma modelo com cabelos castanhos está na passarela: o look é composto por corset jeans com detalhes prateados, calça pantalona e calcinha prateada.

Clássico dos clássicos, o jeans faz seu retorno triunfal como o protagonista da temporada e ganha versões contemporâneas e super cool, marcando presença em peças de impacto. Aqui, o jeans vai muito além da calça e jaqueta básica. Sobretudos, vestidos, conjuntinhos, top de biquíni – destaque da semana de moda de Copenhagen – e até as principais tendências que listei até aqui, como o corset e as mangas bufantes, ganham dose extra de bossa na companhia do despojado material.

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfile da Bold Strap: um modelo com tranças desfila. O look é composto por jaqueta jeans com mangas bufantes e tanga jeans. Foto 2, do desfile da Thear: uma modelo com cabelos cacheados desfila. O look é composto por vestido jeans de mangas curtas com capuz. Foto 3, do desfile da Led. Uma modelo com cabelos curtos descoloridos está na passarela. O look é composto por conjunto de blazer cropped de mangas curtas e calça com barra curta, ambos em jeans escuro com listras brancas, sandália de couro caramelo e bolsa de crochê bege. Foto 4, da À la garçonne: uma modelo com cabelos presos em tranças. O look é composto por body jeans com alças largas, calça preta com borda jeans.

A melhor forma de usar, segundo as passarelas, é em looks total jeans, então, talvez seja o momento de revisitar o casal Brit e Justin anos 2000 que existem em você. Não é tão fã do look combinadinho? A dica é escolher peças especiais ou com detalhes irreverentes, que vão além do estilo casual tão atrelado ao jeans.

4. Cores claras

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, Neriage: uma modelo com cabelos castanhos está no centro da passarela. O look é composto por blusa de mangas longas e gola alta branca, saia plissada branca e casaco longo plissado branco, além de sapato preto. Foto 2, do desfile da A. Niemeyer: uma modelo com cabelo preso está no centro da passarela. O look é composto por regata de gola alta branca e calça cargo branca, além de bota branca. Foto 3, do desfile da Neriage: uma modelo com cabelos cacheados curtos castanhos. O look é composto por blusa de mangas longas plissada bege, saia de bababos plissados bege e bolsa de pelos bordô. Foto 4, do desfile. de Lucas Leão: uma modelo com cabelos curtos castanhos está no centro da passarela. O look é composto por regata de gola alta branca, saia longa branca e bota branca.

Com sua paisagem típica de dias nublados, cores terrosas e acinzentadas, o inverno costuma trazer consigo uma profusão de looks em tons escuros. Pois não é isso o que aconteceu nas passarelas da SPFW: os tons claros reinaram quase que de forma absoluta. Espere por uma estação repleta de brancos, beges, caramelos e cremes, seja em looks monocromáticos ou misturando várias cores claras ao mesmo tempo.

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfile de João Pimenta: um modelo com cabelos castanhos está no centro da passarela. O look é composto por um casaco longo acolchoado branco de mangas bem bufantes, calça bege e tênis branco. Foto 2, do desfile de Lucas Leão: um modelo com cabelos curtos está no centro da passarela. O look é composto por camisa bege com mangas bufantes, calça de alfaiataria bege e bolsa oversized de palha. Foto 3, do desfile da Misci: uma modelo com cabelos castanhos curtos molhados está no centro da passarela. O look é composto de um vestido longo branco com uma alça só. Foto 4, do desfile Sou de Algodão: um modelo com cabelos curtos está no centro da passarela. O look é composto por blazer cropped e mangas bufantes branca, calça de alfaiataria branca.

Vou te confessar que AMO tons claros no inverno, já que as cores claras e neutras passam uma sensação de frieza que tem tudo a ver com as temperaturas mais baixas. Então, no que depender deste blog, está mais do que apoiado looks clarinhos pra invernar em grande estilo kkkk

5. Tudo azul

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfile Neriage: uma modelo com cabelos cacheados desfila em uma passarela. O look é composto por terno acetinado em tom de azul royal e bolsa peluda rosa. Foto 2, do desfile da Lenny Niemeyer: uma modelo com cabelos presos em um coque baixo desfila. O look é composto por um top azul royal, túnica azul royal longa e calça pantalona também azul. Foto 3, da Misci: uma modelo com cabelos molhados curtos está em uma passarela. O look é composto por conjunto de camiseta e calça xadrez azul, além de blusa de mangas longas e gola alta azul e sapatos azuis. Foto 4, do desfile da Anacê: um modelo com cabelos trançados está em uma passarela. O look é composto por um conjunto acetinado azul de calça e camisa.

E já que estamos falando de cores, o azul royal – ou azul bic – chamou a atenção em várias coleções, imprimindo uma energia brilhante para os looks. Em tecidos acetinados brilhosos e em opacos, em peças lisas ou estampadas, a cor se mostrou versátil e chic de um jeitinho bem contemporâneo.

Para quem não quer apostar em azul da cabeça aos pés, fica a dica de investir em acessórios, bolsas ou em uma terceira peça azulzona para arrematar os looks do dia a dia com muita personalidade.

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfile da Neriage: o look é composto por conjunto de blazer e saia longa em tom de ocre, com bolsa peluda azul. Foto 2, do desfile da Misci. O look é composto por uma blusa de gola alta azul usada por baixo de um top cropped azul escuro e saia mídi acetinada ocre, sapatos e meia calça azul. Foto 3, do desfile da Misci: o look é composto por blusa de gola alta azul e saia azul, usados por baixo de um sobretudo bege, meias, sapatos e bolsa, todos azuis. Foto 4, da Neriage: o look é composto por chapéu azul de franjas que tapam o rosto, túnica ocre longa e calça ocre.

Luuuuuz na passarela que lá vem ela: a combinação de cores mais bonita desse mundão. Azul e marrom ou cobre é tudo tudinho que eu nem sabia que queria, mas que precisava. Me diz se esses looks não a definição de perfeição!? A verdade é que a duplinha super poderosa não apareceu em muitos desfiles, mas, à titulo de inspiração e motivada pela paixão que me arrebatou, resolvi compartilhar pra você suspirar comigo.

6. Capas e túnicas longas

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, Handred: um modelo de cabelos na altura do ombro está no centro da passarela. O look é composto por uma túnica longa branca acetinada com estampa bege. Foto 2, do desfile da Lenny Niemeyer: uma modelo com cabelos presos está no centro da passarela. O look é composto por túnica acetinada bege e pantalona acetinada bege da mesma cor. Foto 3, do desfile da Misci: uma modelo com cabelos castanhos está no centro da passarela. O look é composto por blusa de mangas longas brancas, calça branca e colete longo até o pé branco. Foto 4, do desfile da Neriage: uma modelo com cabelos curtos castanhos está no centro da passarela. O look é composto por túnica bordô plissada na altura da panturrilha usada por cima de um vestido longo plissado justo.

Cê bem sabe que é o termômetro baixar para bater aquela vontade de sair por aí envolvida nas cobertas. Eis que esse desejo pode se realizar de um jeitinho super elegante, já que, ao que as passarelas indicam, as túnicas e capas longuíssimas são a terceira peça do momento.

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfile da Handred: um modelo com cabelos curtos está no centro da passarela. O look é composto por túnica longa branca com detalhes e bordados em bege. Foto 2, do desfile de Lino Villaventura: uma modelo com cabelos longos cacheados está no centro da passarela. O look é composto por vestido longo prateado e túnica plissada prateada. Foto 3, do desfile da Silvério: um modelo de cabelos raspados está no centro da passarela. O look é composto por uma túnica azul marinho longa aberta, usada aberta com peito aberto e calça preta. Foto 4, Rocio Canvas: uma modelo com cabelos curtas está no centro da passarela. O look é composto por casaco oversized bege e sapato preto

Pode ser uma trend passageira ou algo que funciona mais nas passrelas do que na nossa vida real? Até pode, mas a moda também está aí pra nos entregar momentos belíssimos e inspiradores. De qualquer maneira, acho que esse comprimento longo pode influenciar muito os casacos de inverno, uma forma mais acessível de apostar na trend.

7. Estampas

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfila da Ponto Firme: uma modelo com cabelos longos cacheados. O look é composto por vestido de crochê em tons de vermelho, azul e amarelo. Foto 2, do desfile da Meninos Rei. Um modelo está no centro da passarela. O look é composto por conjunto estampado com tribais em tons de preto e rosa. Foto 3, do desfile da Neriage: uma modelo com cabelos curtos cacheados está no centro. O look é composto. por terno com estampa abstrata em tons de marrom, rosa e bege. Foto 4, da Naya Violeta. Um modelo com cabelos curtos está no centro da passarela. O look é composto por um quimono estampado em tons de vermelho, preto e azul, calça listrada em tons de azul e branco.

Entre os vários looks sóbrios ou monocromáticos, uma profusão de estampas abrilhantaram as passarelas em peças com prints divertidos, abstratos ou diretamente ligados à cultura brasileira. Ao invés de trazer peças estampadas para animar misturas neutras, a dica aqui é ou se jogar em conjuntinhos combinados ou misturar vários prints diferentes em uma só produção. O resultado são looks criativos, alegres e super elaborados, para eliminar de vez qualquer marasmo ou tédio fashion.

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, da Misci. Uma modelo com cabelos curtos lisos está no centro da passarela. O look é composto por blusa de mangas longas marrom e meia calça marrom, usadas por baixo de um colete estampado xadrez pied de poule e bermuda bege de alfaiataria. Foto 2, do desfile da Martins: um modelo com cabelos curtos está no centro da passarela. O look é composto por camiseta oversized em xadrez tartan em tons de amarelo e azul, calça xadrez uma perna com cada xadrez, em tons de vermelho, azul e rosa. Foto 3, do desfile da Led: um modelo com cabelos curtos cacheados está no centro da passarela. O look é composto por conjunto de camisa sem mangas e calça ambos em quadriulado em preto e branco. Foto 4, do desfile da A. Niemeyer: uma modelo com cabelos presos está no centro da passarela. O look é composto por quimono e calça xadrez em preto e branco.

Clássico de todos os invernos, o xadrez segue com força total entre as estampas mais queridinhas e chega tanto em versões tradicionais como o pied de poule, como em coloridas e bem contemporâneas. Seja o tartã colorido, o quadriculado contemporâneo e o delicado vichy.

8. Pelos e plumas

Montagem vertical com 4 fotos com as principais tendências da SPFW 54 Outono/inverno 2023. Foto 1, do desfile da Silvério. O look é composto por blusa e calça de pelos azul, luvas pretas acetinadas e sapato preto. Foto 2, do desfile da Martins: uma modelo com cabelos cacheados está no centro da passarela. O look é composto por conjunto de calça e blusa de paetê com plumas na região da barra da calça e da blusa. Foto 3, do desfile da Cria Costura: um modelo com cabelos raspados está no centro da passarela. O look é composto por um vestido longo com decote v coberto de pelos roxo. Foto 4, do desfile da Bold Srap: uma modelo com cabelos castanhos longos está no centro da passarela. O look é composto por um vestido rosa repleto de recortes e tecido transparente e pelos na borda.

Eles aquecem do frio e elevam qualquer look com uma boa dose de drama. Podem ser a finalização perfeita de saias e vestidos, mas também compor looks inteiros, criando uma segunda pele de muita personalidade. Os pelos e plumas já vinham aparecendo como detalhes em looks mais maximalistas, mas estão conquistando cada vez mais espaço nos looks das fashionistas e nas passarelas, tornando-se a escolha perfeita para quem ama uma boa ousadia na hora de vestir.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

É isso, sei que ainda falta um bom tempo pra gente falar de moda outono/inverno 2023, mas, queiramos ou não, as trends já estão aí à nossa espera. E vou te confessar que gostei de várias, viu? E você, tem alguma preferida?

moda