Very Peri: 5 formas de usar a cor de 2022

Um azul floral dinâmico, com um subtom de vermelho violeta vivificante. É assim que a Pantone define o tom de 2022, chamado Very Peri. Essa é a primeira vez que a marca desenvolve um tom especial para receber o título de queridinha do ano e, segundo os materiais de divulgação, o tom une “a lealdade e a constância do azul com a energia e emoção do vermelho para encorajar a inovação e a criatividade pessoais”. Em resumo, uma misturinha boa de opostos para trazer equilíbrio, sabe?

E ainda que o quesito “cor do ano” tenha dado uma esfriada nos últimos anos, é interessante pensar que os tons de roxo e violeta estão sob os holofotes fashion há algumas temporadas Quem lembra do ultravioleta, eleito pela Pantone como cor de 2018? E da febre lavanda que tomou conta dos feeds nos últimos anos? Pois é, acho bem possível que a gente veja várias nuances do tom por aí e é pensando em todas elas que nasce o post de hoje, com inspirações de como usar e combinar não só a cor de 2022, mas também qualquer roxinho que cê tenha no armário. Bora lá?

Com outros roxos

E já que é festival de roxo o que tá rolando, comecemos com a mistura entre diferentes tonalidades, no famoso, chiquérrimo e pomposo ton sur ton. Bom, o nome já diz tudo, mas o truque é justamente reunir nuances distintas, tipo aquele violeta brilhante com um lavanda bem levinho, um lilás pastel com aquele roxo uva bem intenso e assim por diante. Eu já falei sobre isso na nossa semana cromática, mas misturar variações da mesma cor é uma das formas mais fáceis de se jogar em um look coloridão sem perder a harmonia do conjunto, ou seja, uma ótima porta de entrada pra outras ousadias rumo ao seu arco-íris pessoal.

Bora tomar um cházinho? 🫖

Com tons neutros

É mais discreta ou quer uma mistura mais amena, sem perder a interessância? A dica é misturar o nosso amado roxinho com tons neutros claros. Seja branco, marrom, cinza, bege ou caramelo, o resultado é leve, charmosinho e deliciosamente inesperado – já que o caminho mais comum é recorrer ao preto na hora de trazer cores novas pro armário. E está errado? você pode me perguntar. Eu respondo: claro que não, vai no caminho que mais faz o seu coraçãozinho feliz, mas o objetivo desse post é justamente trazer novas inspirações pra encher o seu repertório.

Com amarelo

Eu sempre estou aqui pra enaltecer os opostos e a mistura de amarelo com roxo é a personificação de como esse romance nada proibido pode render bons frutos. Mas mais do que um roteiro batido de qualquer comédia romântica, também temos uma teoria pra justificar a mistura tão harmoniosa. Amarelo e roxo são o que chamamos de cores complementares, dispostas em lados exatamente opostos no círculo cromático. Em outras palavras – e pra seguir nas analogias bregas de romance – elas são exatamente a “metade da laranja” uma da outra, trazendo o que a outra não tem pra mistura. Não vou nem fingir parcimônia: essa talvez seja a minha combinação preferida.

Com verde

Está em busca de um look apaixonante, quase magnético de tanto que prende a nossa atenção? Pois é isso que o combo verde + violeta está pronto para oferecer! E por mais que a mistura entre tons clarinhos faça muito sucesso, a minha dica preferida é unir uma cor leve a outra mais intensa, por exemplo, o verde bem esmeralda com o lavanda delicado. Outra mistura pra usar sem moderação? Roxo com verde cítrico. Cool, cool, cool

Com vermelho

Bom, lá no comecinho do texto eu disse que a cor do ano é uma mistura de azul com vermelho – o que você já deve bem deve lembrar lá do tempo das aulas com cores primárias e secundárias. Pois se o vermelho está na base desse e de outros roxos, nada mais justo do que trazer a cor em sua total potência exuberante pra criar um look harmônico. Sim, harmônico. Ainda que ambos sejam intensos, vermelho e roxo resultam em uma mistura lindamente compatível por serem cores análogas, vizinhas de círculo cromático ou, se você preferir, mãe e filha. Seja qual for sua explicação preferida, o que importa é que as duas possuem um ponto cromático em comum, o que deixa o seu lookinho pra lá de especial.

Quer mais inspirações para usar a cor de 2022? Aqui tem uma pasta repleta de inspirações.

moda