Um guia para looks básicos e estilosos

Montagem com duas fotos dispostas lado a lado. Na primeira foto, à esquerda, Marcie posa em frente a uma parede preta olhando para o lado. O look é composto por cropped preto com alcinhas, calça de alfaiataria de cintura alta cinza, cinto preto e sandália preta de tiras finas. Foto 2, à direita: Marcie posa em frente a uma poltrona branca e uma planta verde de fundo. O look é composto por camiseta branca, calça jeans boyfriend, scarpin colorido com lantejoulas. Logo abaixo das fotos, está escrito o seguinte texto, em letras maiúsculas amarelas: "incremente o básico".

Se alguém me perguntasse o que é um look estiloso ou me pedisse pra apontar em imagens, eu escolheria misturas elaboradas, criativas e coloridas. É claro que looks chamativos tendem a prender a nossa atenção e se destacar na multidão, mas será que os básicos também não podem ser igualmente estilosos?

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos dispostas em duplas, uma em cima e outra embaixo. Foto 1 (em cima, à esquerda): Uma mulher de franja com cabelos frisados está parada em frente a um estacionamento com carros pretos, desfocados. O look é composto por camiseta branca, jaqueta cropped preta e calça jeans. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher com cabelos curtos cacheados fala ao celular em uma calçada vazia. O look é composto por regata preta com decote quadrado, calça de alfaiataria branca e scarpin preto. Foto 3 (embaixo, à esquerda): Kendall Jenner caminha em frente a um prédio de vidro com vigas pretas. O look é composto por camiseta cropped branca e calça jeans de cintura alta. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher com cabelos pretos cacheados está parada em uma calçada vazia. O look é composto por camisa oversized branca de mangas curtas, calça de alfaiataria preta e sandália de tiras finas bege.

O cobiçado estilo das francesas, que virou até livro, e o título de fashionista de it girls como Kendall Jenner são provas de que os looks básicos e minimalistas agradam multidões. E se assim é, por que essas mesmas combinações clean, uma camisa branca com jeans, por exemplo, parecem lindas no Pinterest e insossas no nosso dia a dia? Escrevo “nosso” porque me identifico muitíssimo com esse paradoxo fashion e tenho tentado, aos poucos, desconstruí-lo. Os visuais que ilustram o post de hoje são provas dessas tentativas e me trouxeram várias ideias de como incrementar e estilizar o básico. Quer se aventurar por essa jornada também? Então segura na minha mãozinha e vamos juntas!

A modelagem é a chave do sucesso

Foto vertical com borda branca. Na foto, Marcie está de frente para um sofá cinza e uma parede com quadros, encarando a câmera e segurando uma mecha do cabelo com a mão esquerda. O look é composto por camiseta branca, camisa oversized branca com mangas curtas, pantacourt cinza de lã, scarpin com estampa de cobra e clutch de madeira.

Começando por uma dica que vale para qualquer momento e mudou a minha vida: a modelagem tem poderes mágicos! Isso porque ela é quem vai imprimir elegância e um toque cool aos visuais basicões, além de ser a responsável por aquela peça cair como uma luva ou parecer desalinhada.

Bora tomar um cházinho? 🫖

Quando o assunto é básico com interessância, pense em peças com linhas retas ou angulares, com poucos – e bons – detalhes e tecidos mais estruturados, como o crepe, o linho e o algodão. Além disso, prove e perceba se as costuras e proporções da peça estão certinhas nas linhas do seu corpo. Por exemplo, se o ombro da camisa está realmente alinhado com o seu ou se o gancho frontal da calça tem a altura correta.

Foto vertical com moldura branca. Na imagem, Marcie (cabelos curtos e castanhos na altura do ombro) posa em frente a um espelho de closet, com o celular na mão. O look é composto por camisa oversized branca de mangas curtas, calça de alfaiataria xadrez marrom e all star botinha preto.

As modelagens oversized também são uma ótima forma de apimentar o trivial. Vale pegar empréstimos do armário masculino mais próximo ou apostar em algumas peças um tantinho maiores do que o seu tamanho. Calças retas com barra mais curta, camisas bem cortadas e camisetas com gola v são outros ótimos investimentos, capazes de acompanhar você em qualquer temporada.

Um detalhe chiquérrimo sempre faz bem

Foto vertical com moldura branca. Na foto, Marcie posa levemente escorada em uma poltrona branca com pelego branco. O look é composto por chapéu com cabelos presos e duas mechas só para a frente, camiseta preta com decote v, calça jeans boyfriend e sandália preta com tiras finas.

Esse é um dos meus looks preferidos de todos os tempos e já repliquei igualzinho umas mil vezes. Analisando por dois segundos, você vê que a brincadeira com as modelagens retas está aqui, mas o grande charme mesmo ficou por conta do chapéu com cabelo preso. Assim, eu convido você a pensar no detalhe que mais acha chic e trazê-lo para o visual. Pode ser um brinco, um cinto, uma bolsa, aquele penteado que você sempre usa quando quer se sentir a girl boss da própria vida e assim por diante. Além de incrementar o look, esse acessório vai te deixar mais confiante – ponto essencial que vamos falar mais a frente.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Em terra de básico, styling é rei

Foto vertical com moldura branca. Na imagem, Marcie posa em frente a uma parede branca com quadros, com uma mão no bolso e a outra solta. O look é composto por cardigã branco usado como blusa, com apenas o primeiro botão fechado, sutiã à mostra, calça jeans com barra dobrada e mocassim marrom.

A forma com que a gente veste uma peça pode mudar completamente uma produção. Para quem não é muito adepta dos recursos de styling, aqui ficam alguns truques facinhos: dobrar a barra da calça ou a manga da camisa, subir a gola da jaqueta, dar um nozinho na blusa/camisa/camiseta, amarrar um lenço no cabelo/bolsa/pescoço. E se você ama uma tendencinha, a dica é usar cardigãs e camisas com apenas o primeiro botão fechado, deixando a lingerie ou a pele à mostra – como é possível perceber, apostei e virei fã de carteirinha.

Conforto no reflexo

Foto vertical com moldura branca. Na foto, Marcie se fotografa em frente a um espelho com moldura marrom. O look é composto por óculos escuros pretos, cropped preto, jaqueta biker de couro preta, calça de alfaiataria preta e cinto western.

Sabe aquela história de que determinada pessoa segura qualquer look e por isso é estilosa? Verdadeira, mas não se aplica apenas a uma lista seleta de pessoas, tipo a Rihanna. Segurar o look – seja ele composto por uma melancia pendurada no pescoço ou pelo vestidinho preto – tem tudo a ver com estar confortável com o que a gente veste, no sentido mais e menos literal da palavra. Ter peças que deixam o corpo livre, claro, mas que também nos façam sentir bonitas, poderosas, vibrantes e o mais a gente possível.

E aí, minha amiga, o papo volta pro autoconhecimento. Dos seus gostos, desgostos, estilo de vida, referências, músicas… Enfim, todo o apanhado único que te compõe, do jeitinho único que é! Nem sempre é fácil e florido como esse texto, na verdade, é uma jornada a longo prazo, talvez pra vida toda, que vai passar pelo rompimento com muitas normas/padrões e uma reconciliação com o nosso auto-olhar.

Quer incrementar? Fica à vontade!

Foto vertical com moldura branca. Na foto, Marcie posa de pé com uma perna cruzada em frente a uma parede cinza. O look é composto por camiseta preta, quimono listrado preto e branco, jeans com barra dobrada e scarpin com estampa de cobra.

Ainda com todas as dicas está achando o look sem graça? Pois incremente! A ideia do post de hoje é repensar um pouquinho o que a gente veste e como enxerga determinadas misturas nos outros e na gente. Ou seja, nada de regras! O básico oferece muito espaço para ousar e abusar: vale um sapato especial, uma make poderosa, uma terceira peça de impacto, como esse quimono listrado que eu A-MO! Enfim, solte solte a criatividade e seja feliz!

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Gostou das dicas e vai colocar em prática? Tem outro truque certeiro para compartilhar? Vem pros comentários <3

moda