Cafezinho tomado e lá vai você pra mais um dia de trabalho. Sem deslocamento e, pra muitas, sem vontade de sair do pijama. Desde que o isolamento social começou, as minhas seguidoras lá do Instagram têm comentado muito sobre a dificuldade de montar looks para trabalhar em casa. Ao mesmo tempo, já cansaram de usar sempre as mesmas coisas e querem se sentir mais bonitas. É o seu caso também? Então vem conferir essas 6 combinações facinhas e rápidas de montar, perfeitas para arrasar no home office com muito conforto. Pode confiar, você vai demorar mais lendo esse post do que selecionando as pecinhas no armário depois.
E já que o assunto é home office, acho importante destacar que muitas empresas já anunciaram que vão manter o formato até pelo menos janeiro de 2021. Outras várias estão pensando em adotá-lo no futuro pós-isolamento, seja de forma parcial ou total. Nesse cenário, que ninguém esperava, mas é o que temos, se torna necessário ressignificar a nossa relação com a rotina e isso também passa, claro, pelo vestir. Até março, eu era 100% do time de que o pijama não me deixava menos produtiva quando trabalhava de casa. Depois de uma semana passei a sentir falta das minhas roupas e de expressar através do que visto.
Estar com looks diferentes também me ajuda a dividir melhor o dia, por exemplo, se estou de pijama é hora do Netflix and chill, já o visual elaborado fica para estudar/trabalhar e assim por diante… Como eu sempre digo, não existe regra e você não precisa ficar lá montada num saltão se não quiser. Agora, o que não dá é pra gente se desconectar da gente ou esperar tudo voltar ao “normal” pra fazer as coisas que gostaria (e pode fazer). Textão e reflexões à parte, vamos às dicas.
Comecemos por alguém que tem tudo a ver com conforto e praticidade: o moletom. Geralmente associado a visuais esportivos ou básicos, ele pode ser chic – e até mesmo glamouroso – desde que combinado a peças que se oponham ao seu mood casual. A dica facinha de hoje é apostar na clássica camisa branca, deixando a gola e uma parte da barra à mostra. Essa mistura vai instantaneamente tirar o moletom do mood preguiça, presentando você com um office look criativo e todo charmosinho. Na parte de baixo, escolha a sua calça mais confortável – eu quis seguir em um mood escritório, por isso preferi a calça de alfaiataria preta. Pantufa pra quem é de pantufa, botinha animal print pra quem é de usar sapato em casa e temos um visual estiloso com pouco esforço.
E aí eu gostei tanto dessa fórmula, que repliquei quase que igualzinho, trocando a camisa branca por uma de flanela xadrez. Assim, se você é fã de cores mais vibrantes ou de estampas, fica a prova de que o sucesso também é garantido.
Graças a sua praticidade e textura gostosinha de vestir, o cardigan se tornou um destaque absoluto do outono/inverno 2020, presente de looks básicos a fashionistas. Se você acompanha o blog, já deve saber que a forma mais cool de usar a peça vem dos anos 90: fechado como se fosse uma blusinha. Agora, e se a gente apimentar o estilo um pouquinho mais, trazendo peças em tons parecidos ao do casaco para a produção? Eu sou suspeita, pois amo looks monocromáticos, mas vai dizer que o combo não é um charme? E o melhor: conforto puro!
Para quem tem uma peça de cada cor, a mistura de cardigan + blusinha por baixo também super funciona, seja num color blocking bem especial, seja com apenas uma das peças em tom vibrante – truque sempre certeiro para animar os visuais.
É do time das que não perde nenhuma oportunidade de dormir mais cinco minutinhos ou lembrou só agora que a próxima reunião começa em 2 minutos? Esse look é sua alma gêmea! Para apostar, você só precisa da camisa branca clássica (isso, aquela usada na primeira dica) e daquela calça de moletom que já é a estrela absoluta dos seus visuais – com calça de pijama também funciona lindamente. Dê um nozinho charmoso na camisa um pouquinho acima do umbigo e, se achar necessário, acrescente um brincão ou batom poderoso. Se por aí o frio não tem dado trégua, como é o caso em Porto Alegre, vale acrescentar uma camiseta de manga longa neutra ou uma turtleneck de lã pra dar aquela aquecida extra e deixar os botões da camisa abertos. O resultado é lindo e descomplicado. Bora testar?
Melhores aliadas para eliminar o tédio de qualquer produção, as peças coloridas ficam ainda mais poderosas quando usadas juntas. E se misturar tons distintos parece complicado para você, tente escolher variações da mesma cor, por exemplo, azul-marinho e azul pastel, ou, como eu fiz, cores próximas no círculo cromático, como o amarelo e o laranja ou o rosa e o vermelho. Eu já estava pronta pra escolher uma calça de cor vibrante também, mas lembrei que a ideia era facilitar e deixei a ousadia pra parte de cima.
Outro ponto que podemos observar nesse lookinho é como a sobreposição se torna um ótimo truque de estilo na hora de deixar os visuais de inverno bem mais especiais. Dupla que já vem causando desde o ano passado, a blusa de gola alta (turtleneck) com camisa foi a minha escolha e é super simples de replicar em casa. Em caso de frio excessivo, você ainda pode colocar um casacão por cima e continuar estilosa.
Pronta pra mais uma receitinha? Essa é fácil e envolve dois ingredientes bem presentes no armário: calça jeans e camisa branca. Mas se você leu até aqui, sabe que falta um tempero que traga interessância ao visual e converta o trivial em especial (até rimou kkk). E é neste momento que entra o quimono estampado, que também pode ser uma jaqueta bomber ou aquele roupão acetinado. Chic, aconchegante e bem esvoaçante, perfeito pra fazer a fina em casa e já marcar um happy hour online com as amigas.
Aproveitando o jeans da combinação anterior, lá vamos nós para mais uma opção acessível, que está prontinha pra ser usada por você. O jeans da foto anterior anterior ficou mais cool com o blusão amplo de lã. E confesso que já usei esse look pra fazer faxina, ou seja, democrático pra atender as demandas de todas. O que torna ele diferente e apto a acompanhar a jornada profissional? Os acessórios. Seja um brinco legal, um mix de anéis, colares ou, no meu caso, um chapéu e bota animal print, o poder transformador dos detalhes é inegável. Pode testar, eu tenho certeza que vai ser sucesso!
Em tempos de reuniões que a gente aparece só da cintura pra cima, os acessórios tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia. Uma prova disso é essa matéria de Elle mostrando como as vendas aumentaram consideravelmente para algumas marcas autorais brasileiras (a curadoria de marcas tá TU-DO, então fica a dica de leitura pra quem está em busca de um item novo pra chamar de seu).
É isso, espero que as dicas tenham sido úteis e que você tenha ficado tentada a testar as combinações <3 Quer mais inspirações? O nosso Pinterest está recheado de pastas novas. Vem conferir!