Poncho: a peça perfeita para o inverno

Montagem com duas fotos lado a lado com fundo branco. A foto da esquerda tem uma borda amarela em torno. Logo abaixo das fotos, está o texto, em letras maiúsculas laranja: "UM COBERTOR FASHION". Na foto 1, à esquerda, Marcie está em um muro de Colonia de Sacramento, com pedrarias antigas. O look é composto por camiseta listrada cinza escuro e claro horizontal, calça jeans preta skinny com barra dobrada, meia arrastão preta, bota preta e poncho preto com listra cinza. Foto 2 (à direita): Marcie posa escorada com uma mão em frente a uma porta de madeira envelhecida, com paredes de tijolo à vista. O look é composto por camiseta de mangas longas horizontais cinza escuro e cinza claro, poncho preto com listra cinza, calça skinny jeans preta, meia arrastão e bota preta.

Além dos dias gelados e da estética que toda tumblr girl amou por um bom tempo, o inverno traz consigo uma maior necessidade por peças aconchegantes, que aqueçam e sejam gostosas de vestir. Ao mesmo tempo, pode gerar algumas dúvidas sobre como criar looks estilosos em meio às mil camadas e à vontade incessante de ficar enroladinha nas cobertas. Pois o poncho chega como a solução para esses problemas, aquecendo o look em termos de temperatura e charme.

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma dupla em cima, outra embaixo. Na lateral esquerda superior, listras amarelas decoram a montagem. Foto 1 (em cima, à direita): uma mulher desfila em uma passarela cinza com luzes brilhantes. O look é composto por poncho de tricô de lã alongado de mangas 3/4, com franjas alongadas e tons pretos e brancos. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher loira está parada em frente a uma parede de mármore marrom. O look é composto por chapéu branco com faixa marrom, poncho marrom com monograma gucci, dois gs maiúsculos conectados, dourados, bota de cano alto com estampa de zebra branca e preto e bolsa verde com detalhes dourados. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher caminha em passarela. O look é composto por poncho com detalhes de colagem, calça pantalona telha e detalhes dourados. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher caminha em uma passarela branca com fundo branco. O look é composto por poncho de lã alongado com franjas na barra bege e listras pretas e vermelho.

De origem indígena, o poncho é uma vestimenta ancestral para muitos países e culturas latinas. Tradicionalmente, é feito com lã de ovelha, alpaca, lhama, etc, e possui um processo de confecção artesanal que dura cerca de quatro meses. Para quem ama estar ligada nas tendências, vale destacar que a peça marcou presença nas coleções de 2019 e ganhou versões com franjas alongadas, monogramas e bordados. Ou seja, mais étnico ou fashionista, é bem possível que exista um poncho por aí esperando para ser chamado de seu.

Eu tenho três modelos há alguns anos e confesso que nada me envolve tão bem naqueles dias chuvosos ou ventosos – que ainda possibilitam me sentir esvoaçante – como eles. Ainda assim, sinto que meus looks acabam ficando muito parecidos, afinal, o poncho pode ‘roubar’ grande parte do look, deixando no máximo a parte de baixo à mostra. Para buscar formas mais versáteis de usar o moço e inspirar você a realizar o sonho do cobertor móvel próprio, escrevo esse post com 6 formas de usar poncho. Confira!

Bora tomar um cházinho? 🫖

Brilhando solo

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma dupla em cima, outra embaixo. Na lateral esquerda superior, listras laranjas decoram a montagem. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher atravessa a rua com carro. Ela tem cabelos loiros, lisos na altura do ombro dividido ao meio. O look é composto por poncho de lã alongado, bota over the knee branca com bico fino e salto fino e bolsa preta chanel com alça de corrente. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher está parada em uma calçada olhando para a câmera. Ela é lora e tem os cabelos lisos, presos em um rabo, com franja longa. O look é composto por poncho de lã branca, lenço de lã branca, blusa de lã de manga longa laranja, bota over the knee envernizada, bolsa branca com rede bege por cima. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher caminha em uma rua com pessoas desfocadas ao fundo. Ela é loira, com cabelo liso dividido ao meio. O look é composto por poncho de lã bege com monograma da Fendi preta, bota over the knee marrom e bolsa preta com monograma Fendi. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher caminha em uma rua. Ela é loura, com cabelos lisos presos. O look é comporto por vestido laranja de manga longa de lã, com poncho branco de lã com gola alta e acabamentos cinza e bolsa mini dourada.

O primeiro jeitinho de usar é bem esse que eu já sou adepta, com a peça como grande protagonista do visual. Pense nele como um vestido, que pode ser unido à meia calça quentinha e àquela bota de cano alto que é sua bff de junho a agosto. Calças justinhas e botas de cano curto também funcionam lindamente.

Incremente com acessórios

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma dupla em cima, outra embaixo. Na lateral esquerda superior, listras amarelas decoram a montagem. Foto 1: uma mulher está parada em uma rua vazia, com bicicleta azul ao fundo, está parada mexendo no celular. Ela tem cabelos lisos castanhos na altura no ombro. O look é composto por chapéu fedora branca, poncho de lã off white de lã com franja na barra, mochila bege, calça jeans com barra dobrada e bota baixa de cano curto com estampa de cobra. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher caminha em uma rua vazia. com uma mão para cima, com um muro de plantas ao fundo. O look é composto por camiseta preta com manga longa, calça longa, poncho de lã verde militar e texto "Made In" em letras maiúsculas preta, tênis branco e bolsa branca com alça marrom e C dourado na frente. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher está parada em frente a uma rua, com carros ao fundo. Ela é loira, com cabelos lisos na altura do peito e mão na cintura, O look é composto por óculos escuros com armação vermelha, blusa de gola alta branca, poncho em tons amarelos, verdes, azul-marinho e vermelhos, cinto vermelho na cintura, calça jeans azul escuro com barra curta e tênis branco. Foto (embaixo, à direita): uma mulher caminha em uma rua vazia, olhando pra esquerda. Ela é morena, com cabelos ondulados na altura do peito. O look é composto por poncho de lã com estampa étnica em tons de preto, cinza e verde militar, e bolsa bucket cinza com alça preta.

Acessório é sempre a palavra-chave quando queremos transformar um visual e com o poncho não seria diferente. Você pode optar por bolsas e pochetes usadas atravessadas ou por um cinto largo, deixando o shape mais acinturado, criar um mix de cintos diferentes ou se jogar no mood boho de vez com um chapéu de feltro. O sapato é outro item que pode deixar a peça muito mais cool, seja o tênis despojado ou esportivo, a bota animal print, o coturno pesado ou o loafer clássico – modelo queridinho da temporada.

Com jeans

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma dupla em cima, outra embaixo. Na lateral esquerda superior, listras laranjas decoram a montagem. Foto 1: uma mulher está parada em uma rua, olhando para a câmera, com a mão no bolso. Ela é ruiva laranja, com cabelos ondulados na altura do peito. O look é composto por camiseta branca com listras horizontais pretas, calça jeans skinny, cinto preto, bota over the knee preta e poncho de lã com listras horizontais off white, verde, vermelha, amarelo, azul. Foto 2 (em cima, à direita): Marcie posa em frente a uma árvore, com muros revestidos de plantas verdes. O look é composto por camisa jeans, calça jeans e poncho com três listras verticais, duas verdes e a do meio vermelhas, bota preta bordada com besouros dourados. Foto 3 (embaixo, à esquerda): um homem está parado em uma rua vazia. O look é composto por chapéu preto de feltro alto, camisa jeans azul, calça jeans de barra curta, tênis de cano alto amarelo e poncho listrado em bege, vermelho e verde. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher está parada em frente a um portão preto, com árvores ao fundo. O look é composto por poncho cinza xadrez, com cinto caramelo na cintura, calça skinny azul, scarpin cinza e bolsa cinza.

Se o poncho ainda parece um tanto exótico para você, combinar com jeans e top neutro, como uma camisa branca, por exemplo, é o melhor ponto de partida, resultando em looks estilosos e super práticos de montar. Se o poncho escolhido tiver cores mais alegres ou terrosas, os jeans com lavagens claras ou bem escuras são apostas certeiras. Caso contrário, brinque com peças em tons parecidos ou abuse do clássico jeans índigo.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Chic com alfaiataria

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma dupla em cima, outra embaixo. Na lateral esquerda superior, listras amarelas decoram a montagem. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher está parada em uma rua arborizada, com trânsito ao fundo. Ela é morena, com cabelos presos ondulados. O look é composto por uma camisa branca, poncho caramelo com frangas na barra e bolso marrom com monograma da Fendi, calça pantalona bege. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher atravessa a rua. Ela é morena, com cabelos castanhos ondulados na altura do ombro. O look é composto por poncho de lã com franja na barra rosa, pantalona laranja, bota preta com bico fino e clutch multicolorida em tons de rosa, verde, vermelho, branco e preto. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher caminha em uma rua com parede de tijolos ao fundo, olhando para baixo. O look é composto por poncho branco com estampa de vaca, calça de alfaiataria preta, bota preta e bolsa preta. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher caminha em um estacionamento de frente. Ela é loira e está com os cabelos presos em um coque. O look é composto por camiseta branca, calça de alfaiataria preta, bota preta e poncho de tweed colorida.

Por terem modelagens longilíneas e super chics, o poncho e as peças de alfaiataria meio que nasceram um para o outro e incrementam até o mais tradicional dos office looks – tá vendo como a produção all black da montagem fica muito mais elegante e especial com o poncho estampado? Pelas fotos de street style, é possível perceber que as fashionistas amam um combinadinho entre cores similares, né, mas você também pode optar por um modelo neutro ou bem exuberante, com bordados, estampas, franjas… Uma dica que ajuda muito na hora de escolher o seu modelo ideal é pensar em quantas combinações consegue montar usando a nova aquisição + o que já compõe o seu armário. Se der tempo, já aproveita e tira umas fotinhos para inspirar os dias com menos criatividade.

Calça de couro

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma dupla em cima, outra embaixo. Na lateral esquerda superior, listras laranjas decoram a montagem. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher caminha em uma rua vazia de lado. O look é composto por poncho preto com monograma da Fendi em bege, legging preta de vinil, bota preta com detalhe bordô. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher caminha em uma rua vazia. O look é composto por chapéu preto, óculos escuros pretos. blusa de gola alta preta, calça de couro preta e poncho preto com branco listrado. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher caminha em uma calçada vazia. Ela é morena, de cabelos lisos na altura do ombro. O look é composto por poncho branco com listras verticais pretas, calça de couro, bota de bico fino preta e blusa de manga longa preta. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher caminha em um estacionamento, com várias pessoas desfocadas ao fundo. Ela é morena, com cabelos presos divididos ao meio. O look é composto por poncho preto com bordados brancos e vermelhos na barra e bordados florais vermelhos com folhas verdes, legging de couro preta e bota preta de camurça.

Cheia de personalidade e feita com um material que aquece, a calça de couro é uma grande aliada dos looks invernais. Com sua pegada sexy e rocker, a peça traz aquele contraponto que eu sempre defendo e é uma das formas mais diretas de compor visuais inovadores/fashionistas/criativos. É finalizar com botinha nos pés e ficar pronta para arrasar!

Com saia/vestido

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma dupla em cima, outra embaixo. Na lateral esquerda superior, listras laranjas decoram a montagem. Foto 1 (em cima, à esquerda): Marcie posa em frente a um parque com muitas árvores. O look é composto por cropped preto, saia mídi rodada preta com botões na frente, meia calça preta, bota preta e poncho preto com listra cinza. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher caminha na rua com pessoas ao fundo. Ela é castanha, com cabelos ondulados na cintura divididos ao meio. O look é composto por vestido mídi de mangas longas caramelo, scarpin caramelo e poncho xadrez em tons de marrom. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher está parada em frente a uma parede preta. Ela é morena, com cabelos lisos divididos ao meio. O look é composto por vestido marrom, bota preta, poncho xadrez em tons de branco, marrom e bege, bolsa ciano. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher está parada em frente a um portão preto. O look é composto por poncho caramelo com listras marrom, saia preta, bolsa preta transversal e bota over the knee marrom.

Essa talvez seja a combinação que mais gere discórdia, mas é pra expandir os horizontes que estamos aqui, não é mesmo? As saias e vestidos também ficam lindas quando combinadas com ponchos. Confesso que acho chiquérrimo as misturas com peças mídi, mas há também quem ame as míni com bota de cano alto pra proteger as pernocas. Quanto a modelagem, você pode “equilibrar” o volume da parte de cima escolhendo partes de baixo sequinhas e mais ajustadas ao corpo ou se jogar total no oversized, com bottoms rodados e soltinhos. Seja qual for a escolha para o dia, o sucesso é mais do que garantido!

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Gostou das dicas e mal pode esperar para estar envolvida no abraço sincero de um bom poncho? Tem pasta nova no Pinterest traz ainda mais inspirações para usar muito! Que outra peça/trend você gostaria de ver por aqui.

Looks de invernomoda