Como usar vichy: 7 dicas para testar já!

21/07/2022
Montagem com três fotos de modelos usando a estampa xadrez vichy. Look 1 (à esquerda): uma modelo está em um look com conjunto de camiseta e calça com estampa vichy laranja e bolsa preta laranja. Foto 2 (no meio): uma modelo loira de cabelos curtos está em uma passarela com fundo de natureza. O look é composto por cropped e calça legging rosa neon e blazer xadrez vichy rosa néon. Foto 3 (à direita): Uma modelo com cabelo curto louro está desfilando. O look é composto por body de alcinha com estampa vichy verde miudo e saia envelope curta com estampa vichy rosa neon e bolsa vichy verde.

Delicada, leve e deliciosamente veranil, o xadrez vichy vem despontando como uma das principais apostas do verão 2022 aqui na Europa e tem tudo para render lindos looks quando as temperaturas esquentarem por aí.

Além de combinar perfeitamente com o mood mais descontraído e leve típico das estações solares, o vichy é garantia de muita versatilidade, casando bem com basicamente qualquer cor ou estampa. Quer renovar os looks ou fugir do comum? Uma pecinha vichy pode ser um ótimo ponto de partida. Descubra 7 formas de usar vichy nos looks.

Clássico sim, trendy também

Essa não é a primeira vez que o xadrez com duas cores e efeito quadriculado se torna tendência. Na verdade, o vichy pode ser considerado um clássico do armário. A estampa foi a queridinha de Birgitte Bardot, que usou vichy em muitos de seus filmes e, até mesmo, no seu casamento – com esse vestido rosa e branco que está na montagem de fotos. Outra presença marcante do print no cinema e cultura pop é o vestido de Dorothy, interpretada por Judy Garland, em “O Mágico de Oz”.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Em 2020, o vichy foi um dos protagonistas da tendência cottagecore, baseada na idealização e romantização da vida simples e bucólica do campo, para em 2022 ganhar versões mais contemporâneas como as apresentadas na coleção primavera/verão da MSGM. Já nas ruas, o vichy marca presença dos biquínis aos vestidos mídi, das vitrines de lojas de departamento às de marcas de luxo como a Prada – inclusive, esse modelo aqui é o MEU SONHO. Em outras palavras, só dá ele!

Agora que você sabe um cadinho sobre a ~ longa ~ história do vichy, bora descobrir com que o vichy combina?

1. Em peças únicas

Montagem vertical com 4 fotos, dispostas em duplas, para mostrar looks como usar vichy em peça única. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos ondulados loiros posa em frente ao seu closet com a mão na cintura. O look é composto por vestido longo com babados na saia de vichy verde num tamanho grande e all star botinha pink. Foto 2 (em cima, à direita): Uma mulher com cabelos curtos na altura do ombro castanhos está em frente a um prédio de Nova York. O look é composto por vestido envelope sem mangas mídi com estampa vichy laranja e sandália rasteira em tom de prata. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher com cabelos castanhos presos em um coque alto está parada em frente a uma porta branca. O look é composto por macacão de mangas curtas vichy vermelho, tênis branco e bolsa de palha. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher com cabelos pretos presos em um coque baixo tira uma foto em frente ao espelho. O look é composto por vestido longo com babados na barra e alças largas com estampa vichy preta, além de papete preta de couro.

As peças únicas, sejam vestidos ou macacões, são a forma mais fácil e prática de incluir o vichy nos seus looks. Além disso, são ótimas para garantir estilo imediato naqueles dias em que você está com pressa ou não faz ideia do que vestir.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Para um visual mais descontraído, abuse dos tênis, seja o clássico modelo branco ou uma versão bem colorida. Tem um evento especial? Combine a peça vichy a uma sandália bem especial, clutch e pronto! Até naquele fim de tarde na praia, o vichy pode fazer companhia ao chinelo ou rasteira básica, deixando você linda, leve e solta.

2. Com cores neutras

Montagem vertical com 4 fotos, dispostas em duplas, para mostrar looks como usar vichy com cores neutras. Foto 1 (em cima, à esquerda): Uma mulher com cabelos curtos na altura do ombro loiros está em frente a uma parede branca. O look é composto por blusa branca de mangas curtas bufantes e calça vichy amarela. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher loira com cabelos ondulados loiros está em frente a um estacionamento. O look é composto por blusa de manga bufantes com vichy azul, calça jeans branca e sapato branco baixo. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher com franja e cabelos lisos marrom está em frente a uma porta marrom. O look é composto por camiseta branca, calça preta, sandália preta, trench coat vichy preto e bolsa shopper cinza. Foto 4 (embaixo, à direita): Lady Di está caminhando em um campo aberto. O look é composto por camisa branca oversized com mangas arremangadas combinada a calça capri vichy rosa e sapatilha branca.

Combinar o vichy a peças de cores neutras é uma das formas mais fáceis de começar a usar a sua nova peça. Isso porque, ao mesmo tempo em que os neutros suavizam qualquer ousadia fashion, o vichy é o convidado perfeito para apimentar qualquer básico com dose extra de atitude. Seja a camiseta branca básica, aquela camisa oversized ou a calça que você mais usa, aposte na dupla vichy + neutro sem moderação!

3. Em conjuntinhos

Montagem vertical com 4 fotos, dispostas em duplas, para mostrar looks como usar vichy em conjuntinhos. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher posa em frente a um pilar de tijolos brancos. O look é composto por um conjunto de short e camisa de manga curta em xadrez vichy lilás. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher com cabelos longos castanhos ondulado está em frente a uma porta azul claro. O look é composto por um terno xadrez vichy verde, bolsa oversized de palha e tênis branco com preto. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher com cabelos castanhos presos em um coque baixo está em frente a um jardim. O look é composto por conjunto de cropped de alças largas com amarração na região do peito e calça de cintura alta, ambos de xadrez vichy azul, bolsa de palha branca. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher loira com cabelo preso em um coque está em frente a uma parede branca. O look é composto por camisa de mangas curtas amarrada na cintura e minissaia, ambos em estampa xadrez vichy verde, e tamanco branco plataforma.

Forma imediata de garantir visuais de personalidade, os conjuntinhos vichy são certeiros quando usados juntos, mas também quando separados, fazendo o seu armário render sempre mais. Do terno ao mix de short e camisa, são muitas as formas de usar vichy. Em cada uma delas, um look leve e cool espera por você!

4. Monocromático

Montagem vertical com 4 fotos, dispostas em duplas, para mostrar looks como usar vichy em look monocromático. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos castanhos black power está em frente a uma parede bege. O look é composto por cropped de mangas longas com estampa xadrez vichy laranja, calça de cintura alta laranja, bolsa branca e mule azul claro. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher loira com cabelos na altura do ombro está em frente a um lago azul claro. O look é composto por cropped com babados de estampa vichy vermelho, saia mídi vermelha, bolsa de palha transversal e tênis branco. Foto 3 (embaixo, à esquerda): Uma mulher loira sorri em um festival. O loook é composto por cropped de mangas bufantes e amarração na cintura rosa, minissaia rosa acetinada e tênis branco. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher com coque baixo preso está em frente. aum carro. O look é composto por conjuntinho de camisa e calça com estampa vichy verde e cropped verde acetinado, além de pochete na cintura.

Quer usar o vichy em um look colorido? A primeira dica para um visual harmônico é escolher uma peça lisa na mesma cor dominante do seu xadrez. Ou seja, se o seu top vichy é vermelho e branco, invista em uma saia/calça/short vermelho. O resultado é um look combinadinho, que “pega emprestado” todo o estilo e equilíbrio dos looks monocromáticos, e vai bem do trabalho ao festival de música – acredite, eu já testei.

5. Em cores coloridas

Montagem vertical com 4 fotos, dispostas em duplas, para mostrar looks como usar vichy em looks coloridos. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos castanhos presos em um coque baixo posa em frente a um jardim. O look é composto por cropped laranja acetinado, calça amarela vichy, quimono rosa e mule rosa. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher com um coque baixo dividido ao meio caminha em uma rua lotada. O look é composto por blusa de gola alta branca usada por baixo de um macacão verde com estampa vichy, cinto laranja largo de couro e casaco laranja. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher loira com cabelo preso está em frente a um closet branco. O look é composto por camisa e calça amarela, blazer com estampa vichy rosa, bolsa rosa e tênis branco. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher com um coque baixo castanho posa em frente a uma parede rosa. O look é composto por camiseta branca com estampa de um cão vestido de roupa de plumas roxa, calça xadrez vichy amarela, bolsa puffer azul, mule verde com pompom azul.

Enquanto o look monocromático é uma escolha mais segura, se jogar em um look inteiro colorido é sinônimo de mais criatividade e ousadia. Para um visual mais harmônico, aposte nas cores análogas, vizinhas no círculo cromático. Vale combinar azul e verde, roxo e vermelho, laranja e amarelo…

Agora, se você é fã de um bom contraste, o color block é o seu caminho. Algumas duplas cromáticas que são garantia de sucesso? Amarelo com rosa, verde com laranja, azul com vermelho e rosa com amarelo.

Quer saber como usar mais cores nos seus looks? Esses posts podem ajudar muito.

6. Mix de estampas

Montagem vertical com 4 fotos, dispostas em duplas, para mostrar looks como usar vichy com outros mix de estampas. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelo curto loiro posa em frente a um prédio. O look é composto por cropped com babados xadrez vichy vermelho combinada com bermuda poá com fundo azul-marinho. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher loira posa em uma rua. O look é composto por vestido com estampa listrada em vermelho e amarelo, usado por baixo de um casaco azul com estampa vichy. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher com cabelos cacheados posa em frente a uma feira. O look é composto por camisa quadriculada verde e calça vichy roxa. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher com cabelos loiros preso em um coque baixo posa em um porto. O look é composto por camisa listrada vermelha e branco, saia vichy vermelha e bolsa de palha.

Com seu aroma clássico e versátil, o vichy é uma estampa muito simples de combinar. Você pode começar mesclando o vichy ao listrado e ao poá, duas padronagens que também são atemporais. Depois, que tal misturar mais de um tipo de xadrez? O quadriculado é a aposta mais trendy!

Outras opções de mix de estampas que vão animar os seus looks são a de vichy com estampas geométricas, com floral ou animal print. Use e abuse!

7. Multicolorido

Montagem vertical com 4 fotos, dispostas em duplas, para mostrar looks 7 formas de usar vichy. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos pretos curtos com franja está em frente a uma porta azul. O look é composto por vestido mídi, com três vichys em tons de vermelho, azul e preto. Foto 2 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos presos em um coque está caminhando na rua. O look é composto por vestido envelope com amarração na cintura com estampas vichy amarelo com azul. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher com cabelos loiros posa em frente a uma sala. O look é composto por cropped rosa vichy com mangas bufantes e amarração na cintura e calça vichy amarela. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher com cabelo ondulado loiro posa em frente a um espelho. O look é composto por vestido com mangas bufantes, metade vichy azul claro, metade verde.

O vichy de duas ou mais cores é uma das formas de renovar o vichy e deixá-lo mais divertido, em total acordo com o desejo crescente de uma moda mais alegre e colorida que nos assola desde 2020. Não quer investir em uma peça que pode sair de moda, mas adoraria adotar a trend? A dica é combinar duas peças vichy em cores diferentes. Como é possível ver na montagem, eu amo e uso muito!

Vichy no inverno

Montagem vertical com quatro fotos, dispostas em duplas, para mostrar 7 formas de usar vichy no inverno e com que combina. Foto 1 (em cima, à esquerda): uma mulher com cabelos castanhos caminha em frente a uma parede branca. O look é composto por blusa preta, calça vichy preta e branca, casaco sobretudo marrom, bolsa preta e scarpin branco. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher tira uma foto em frente ao espelho. O look é composto por camiseta branca, cardigã rosa com mangas bufantes, calça vichy rosa, bolsa preta chanel atravessada e tênis nike de tênis alto. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher de cabelos castanhos curtos está em um parque. O look é composto por blusa de gola alta pink, casaco sobretudo com mangas bufantes rosa, calça vichy amarela e tênis branco. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher com cabelos médios castanhos está em uma rua com pessoas desfocadas ao fundo. O look é composto por camisa branca com blazer vichy verde e jeans claros.

Mas não é porque o vichy é uma estampa que remete aos deliciosos e calorosos dias ensolarados, que não podemos trazê-la para iluminar e divertir os looks de inverno. Aqui, a dica é combinar o vichy a pecinhas bem clássicas dos dias mais frios, seja um sobretudo, um cardigã felpudo, uma calça de lã, um suéter de tricô, botas, gorros e tudo mais o que você desejar.

Você também pode gostar:

Loading...Loading...Loading...Loading...