Apesar de o tapete vermelho de Cannes em 2023 estar meio morno, sem muitos momentos icônicos e looks deliciosamente escapistas, uma peça vinda diretamente da lingerie fez apitar o alarme de tendências que habita em quem se interessa por moda. O item em questão? O sutiã à mostra, usado por três atrizes no intervalo de dois dias.
Seja em versões bem coordenadinhas com a cor/tecido do vestido, como esse look azul Miu Miu usado pela Sydney Sweeney, ou mais contrastantes, como o mix de branco e rosa do vestido Prada que Scarlet Johansson vestiu, o sutiã que quase sempre está restrito e escondido em peças de alças finas ou sem alça fica à mostra, sem pudor nenhum de aparecer. Pelo contrário. Quer ser um dos protagonistas do look.
Porém, pesquisando um pouquinho, a gente nota que o destaque do sutiã pode não ser um momento fashion isolado, mas sim uma tendência que já vinha surgindo discreta. Confere só!
No melhor estilo “eu estava ali o tempo todo, só você não viu”, o sutiã apareceu em várias coleções das últimas temporadas, seja em marcas mais divertidas, como Philosophy Di Lorenzo, ou bem clássicas, como Burberry. E o mais interessante é que cada marca se apropriou da trend de uma maneira, colocando-a mais ou menos em evidência, usando-a para compor looks de festa, de gala, de dia a dia… Tudo isso só comprova o quanto tem espaço pra testar e usar à sua maneira – mas isso é um tópico que eu vou falar melhor no decorrer do texto, então não precisamos nos antecipar.
E se a gente der outro passo pra trás, vai lembrar que tem algum tempo que a lingerie vem causando comoção entre marcas, fashionistas e looks de street style. Já experienciamos um retorno grande das peças transparentes e de renda, das camisolas e, mais recentemente, da calcinha aparente, seja como única peça de baixo, como propõe a Miu Miu, seja ao lado da calça de cintura baixa só com as tirinhas aparecendo.
Tudo isso pra dizer que o sutiã faz parte de um movimento maior, que quer trazer a lingerie pra muito além da intimidade, como a moda fez muitas vezes, sobretudo a partir dos anos 90.
Se você viveu intensamente as tendências dos anos 2013-2014, talvez lembre que o sutiã à mostra foi um ícone do Pinterest e das ruas, nesses modelos rendados ou cheios de alças e tiras, usados com regatas soltinhas. Eu mesma usei à exaustão – os dois primeiros looks dessa montagem, inclusive, são meus, mas poderia ter muito mais kkk.
Ainda que pareça ontem, essa tendência já chegou e saiu de cena há uns dez anos, tempo mais do que suficiente pra dar a volta e chegar repaginada/atualizada pro momento que a gente vive agora.
Eu não estou dizendo que você precisa. Mas se quiser, tem algumas maneiras de se divertir com a peça. Bora descobrir algumas delas.
Unir o sutiã a peças de alfaiataria é uma das melhores formas de deixar o looks mais elegante e clássico, equilibrando um pouco a pegada sexy que esse top costuma ter – sobretudo os modelos de tule e renda.
Ternos um cadinho oversized podem contribuir bastante pra criar esse visual mais sóbrio e cool, enquanto peças de alfaiataria mais justinhas tendem a puxar para o lado mais sensual. É decidir quem você quer ser e arrasar!
Usar o sutiã como blusa é outra proposta que aparece bastante no street style, sobretudo combinado a calças cargo de cintura baixa ou a pantalonas de alfaiataria. Acha que o sutiã está muito em evidência? É só abusar de uma terceira peça, seja o blazer, uma jaqueta ou até mesmo uma camisa aberta.
Essa talvez seja a minha preferida e, caso eu aposte na trend, muito provavelmente será assim. O sutiã por cima da blusa já começa interessantérrimo porque está subvertendo o lugar onde costuma estar, invertendo a lógica que a gente costuma usar no dia a dia – primeiro sutiã, depois camisa, depois colete/casaco.
Essa sobreposição é uma ótima forma de incrementar peças clássicas ou básicas e fazer o armário render mais, além de mostrar que cê tem carisma de sobra, ousadia e criatividade. Um mero sutiã por cima da blusa pode dizer tudo isso? Claro que sim!
Uma das formas mais sexy de usar o sutiã é ao lado de peças com transparência, das rendadas às de tule. Isso porque ambas as peças vêm de um universo tradicionalmente aliado à sensualidade, ao mesmo tempo em que brincam com revelar a pele de um jeitinho misterioso. Esse é o look perfeito pra sair pra dançar, pra um date especial ou, simplesmente, pra se sentir uma grande gostosa.
E aí, convencida a dar novos usos para o seu sutiã ou pronta pra torcer o nariz e esperar que essa trend se limite aos tapetes vermelhos bem longes da gente?
Se você leu até aqui e, para além de moda, também curte dicas de livros, séries e textos sobre o cotidiano, fica o convite para assinar a minha newsletter Pausa para o Chá. A cada 15 dias, chega uma cartinha minha na sua caixa de entrada e um convite pra gente falar sobre a vida.
Ah! Pausa para o chá agora também é um podcast pra falar de livros. No primeiro episódio eu falo sobre livros pra ler nas férias ou pra quando a gente quer relaxar essa cabecinha tão estimulada que temos. Vem conferir e nos segue por lá!