De Cannes para os seus looks: como usar sutiã à mostra

Montagem com três fotos do red carpet de Cannes ilustrando a tendência do sutiã aparente. Na montagem está a atriz Sydney Sweeney vestindo um vestido longo azul claro de alças finas acetinados e um sutiã azul acetinado aparente. A segunda famosa veste um vestido branco plissado com fenda generosa sem alças com um sutiã de cristal por baixo. A terceira atriz, Scarlet Johansson está com um vestido sem alça rosa acetinado com um sutiã branco por baixo aparecendo.

Apesar de o tapete vermelho de Cannes em 2023 estar meio morno, sem muitos momentos icônicos e looks deliciosamente escapistas, uma peça vinda diretamente da lingerie fez apitar o alarme de tendências que habita em quem se interessa por moda. O item em questão? O sutiã à mostra, usado por três atrizes no intervalo de dois dias.

Seja em versões bem coordenadinhas com a cor/tecido do vestido, como esse look azul Miu Miu usado pela Sydney Sweeney, ou mais contrastantes, como o mix de branco e rosa do vestido Prada que Scarlet Johansson vestiu, o sutiã que quase sempre está restrito e escondido em peças de alças finas ou sem alça fica à mostra, sem pudor nenhum de aparecer. Pelo contrário. Quer ser um dos protagonistas do look.

Porém, pesquisando um pouquinho, a gente nota que o destaque do sutiã pode não ser um momento fashion isolado, mas sim uma tendência que já vinha surgindo discreta. Confere só!

Bora tomar um cházinho? 🫖

Montagem com quatro fotos mostrando o sutiã à mostra como tendência do red carpet. Foto 1, da Givenchy: uma modelo loira platinada com cabelos longos está uma passarela preta. O look é composto por um vestido longo acetinado com fenda lateral. De um lado, a alça larga, do outro, aparece um sutiã de tule azul clara com detalhes vermelho e sapato branco. Foto 2, da passarela da Burberry: uma modelo com cabelos curtos castanhos escuros desfila uma parede bege. O look é composto por uma blusa de renda de mangas longas com sutiã acetinado branco por baixo, vestido de renda branca longo. Foto 3, da passarela de Philosophy di Lorenzo: uma modelo com cabelos castanhos está em uma passarela cinza. O look é composto por um vestido com decote ombro a ombro listrado em branco e preto com um sutiã rosa aparecendo, mangas longas de couro e scarpin preto. Foto 4, passarela Alexander McQueen: uma modelo com cabelos presos está em uma passarela bege. O look é composto por vestido mídi vermelho envelope com decote v e sutiã preto rendado, scarpin preto com laço na canela e bolsa branca.

No melhor estilo “eu estava ali o tempo todo, só você não viu”, o sutiã apareceu em várias coleções das últimas temporadas, seja em marcas mais divertidas, como Philosophy Di Lorenzo, ou bem clássicas, como Burberry. E o mais interessante é que cada marca se apropriou da trend de uma maneira, colocando-a mais ou menos em evidência, usando-a para compor looks de festa, de gala, de dia a dia… Tudo isso só comprova o quanto tem espaço pra testar e usar à sua maneira – mas isso é um tópico que eu vou falar melhor no decorrer do texto, então não precisamos nos antecipar.

Montagem com quatro fotos mostrando o sutiã à mostra como tendência nas passarelas. Foto 1, da marca AC9: uma modelo com cabelos longos lisos castanhos está em uma passarela cinza. O look é composto por body rendado preto, saia longa de cintura baixa preta e chinelo preto. Foto 2, da passarela da Bottega Veneta: uma modelo com cabelos longos ondulados está em uma passarela cinza. O look é composto por vestido de paetê branco levemente transparente com luvas longas, bolsa roxa, conjunto de lingerie rendada lilás e bota de cano alta metalizada. Foto 3, da passarela da Ester Manas: uma modelo com cabelos longos pretos está em uma passarela cinza. O look é composto por um vestido transparente verde plissado usado por cima de um conjunto de sutiã e lingerie verde limão. Foto 4, da passarela da Prada: uma modelo com cabelos cortados curtinhos castanhos está em uma passarela branca. O look é composto por t-shirt e cardigã verde oliva Miu Miu, meia calça preta fio 15 e calcinha de lã verde oliva por cima.

E se a gente der outro passo pra trás, vai lembrar que tem algum tempo que a lingerie vem causando comoção entre marcas, fashionistas e looks de street style. Já experienciamos um retorno grande das peças transparentes e de renda, das camisolas e, mais recentemente, da calcinha aparente, seja como única peça de baixo, como propõe a Miu Miu, seja ao lado da calça de cintura baixa só com as tirinhas aparecendo.

Montagem com quatro fotos mostrando o sutiã à mostra como tendência da lingerie à mostra. Foto 1: uma mulher com cabelos pretos em um coque está em uma escadaria com espelho ao fundo. O look é composto por blazer preto com as costas abertas, calcinha asa delta preta usada por baixo de uma calça de cintura baixa cinza. Foto 2: uma mulher com um coque castanho escuro está em frente a uma casa com paredes brancas.. O look é composto por body de asa delta branca com saia mídi de lã branca e bota de cano alto preta envernizada. Foto 3: uma mulher com cabelos ondulados tira uma foto em frente ao espelho. O look é composto por top branco, calcinha asa delta preta usada com calça de moletom branca de cintura baixa. Foto 4: Bella Hadid está em uma rua com carros ao fundo. O look é composto por top cropped preto de mangas longas, calça de couro envernizado preta de cintura baixa usada por cima de uma calcinha de asa delta com as tiras aparecendo.
A calcinha com cintura baixa foi um hit entre as novinhas

Tudo isso pra dizer que o sutiã faz parte de um movimento maior, que quer trazer a lingerie pra muito além da intimidade, como a moda fez muitas vezes, sobretudo a partir dos anos 90.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Parece que foi ontem…

Montagem com quatro fotos de street style ilustrando a tendência do sutiã à mostra. Foto 1: Marcie, criadora do blog, de cabelos castanhos longos está em frente a uma parede amarela. O look é composto por chapéu preto, cropped preto com sutiã de tiras amplas aparente, bermuda poá azul marinho com poá branco e sapatilha preta. Foto 2: Marcie, criadora do blog, com cabelos longos castanhos ondulados, está em frente a uma parede branca. O look é composto por chapéu preto, cropped preto com sutiã aparecendo, short preto com spikes, camisa de flanela vermelha com preto e coturno preto. Foto 3: uma foto de close de uma mulher com cabelos loiros de costas. Ela usa uma regata soltinha com sutiã preto cruzado com várias alças aparecendo. Foto 4: outro close de uma regata cinza cavada dos lados com um sutiã preto rendado por baixo e saia de couro preta.

Se você viveu intensamente as tendências dos anos 2013-2014, talvez lembre que o sutiã à mostra foi um ícone do Pinterest e das ruas, nesses modelos rendados ou cheios de alças e tiras, usados com regatas soltinhas. Eu mesma usei à exaustão – os dois primeiros looks dessa montagem, inclusive, são meus, mas poderia ter muito mais kkk.

Ainda que pareça ontem, essa tendência já chegou e saiu de cena há uns dez anos, tempo mais do que suficiente pra dar a volta e chegar repaginada/atualizada pro momento que a gente vive agora.

E como usar sutiã aparente?

Eu não estou dizendo que você precisa. Mas se quiser, tem algumas maneiras de se divertir com a peça. Bora descobrir algumas delas.

Com alfaiataria

Foto de street style para ilustrar como usar o sutiã à mostra/aparente: dica 1: com terno e alfaiataria. Uma mulher com cabelos loiros curtos está em uma rua desfocada. O look é composto por um sutiã preto de renda usado por baixo de um terno preto oversized e óculos pretos com armação verde e bolsa verde bottega.

Unir o sutiã a peças de alfaiataria é uma das melhores formas de deixar o looks mais elegante e clássico, equilibrando um pouco a pegada sexy que esse top costuma ter – sobretudo os modelos de tule e renda.

Ternos um cadinho oversized podem contribuir bastante pra criar esse visual mais sóbrio e cool, enquanto peças de alfaiataria mais justinhas tendem a puxar para o lado mais sensual. É decidir quem você quer ser e arrasar!

Como blusa

Foto de street style para ilustrar como usar o sutiã à mostra/aparente: dica 2: como blusa. Uma mulher com cabelos longos de mechas loiras está em uma rua. O look é composto por sutiã preto e bolero preto, um cinto dourado na cintura e uma calça cargo de cintura baixa bege.

Usar o sutiã como blusa é outra proposta que aparece bastante no street style, sobretudo combinado a calças cargo de cintura baixa ou a pantalonas de alfaiataria. Acha que o sutiã está muito em evidência? É só abusar de uma terceira peça, seja o blazer, uma jaqueta ou até mesmo uma camisa aberta.

Foto de street style para ilustrar como usar o sutiã à mostra/aparente: dica 3: por cima da blusa. Uma mulher com cabelos vermelhos está em uma rua. O look é composto por camisa branca usada por baixo de um colete branco de lã usado por baixo de um sutiã preto, calça de alfaiataria off white, bolsa preta e coturno preto.

Essa talvez seja a minha preferida e, caso eu aposte na trend, muito provavelmente será assim. O sutiã por cima da blusa já começa interessantérrimo porque está subvertendo o lugar onde costuma estar, invertendo a lógica que a gente costuma usar no dia a dia – primeiro sutiã, depois camisa, depois colete/casaco.

Essa sobreposição é uma ótima forma de incrementar peças clássicas ou básicas e fazer o armário render mais, além de mostrar que cê tem carisma de sobra, ousadia e criatividade. Um mero sutiã por cima da blusa pode dizer tudo isso? Claro que sim!

Com transparência

Foto de street style para ilustrar como usar o sutiã à mostra/aparente: dica 4: com transparência. Uma mulher com cabelos castanhos presos está em frente a um muro de tijolos. O look é composto por um body transparente preto usado por cima de um sutiã de tule preto, blazer preto, bolsa preta no ombro e hot pants preta.

Uma das formas mais sexy de usar o sutiã é ao lado de peças com transparência, das rendadas às de tule. Isso porque ambas as peças vêm de um universo tradicionalmente aliado à sensualidade, ao mesmo tempo em que brincam com revelar a pele de um jeitinho misterioso. Esse é o look perfeito pra sair pra dançar, pra um date especial ou, simplesmente, pra se sentir uma grande gostosa.

E aí, convencida a dar novos usos para o seu sutiã ou pronta pra torcer o nariz e esperar que essa trend se limite aos tapetes vermelhos bem longes da gente?

Se você leu até aqui e, para além de moda, também curte dicas de livros, séries e textos sobre o cotidiano, fica o convite para assinar a minha newsletter Pausa para o Chá. A cada 15 dias, chega uma cartinha minha na sua caixa de entrada e um convite pra gente falar sobre a vida.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Ah! Pausa para o chá agora também é um podcast pra falar de livros. No primeiro episódio eu falo sobre livros pra ler nas férias ou pra quando a gente quer relaxar essa cabecinha tão estimulada que temos. Vem conferir e nos segue por lá!

Sem categoria