5 trends da Copenhagen Fashion Week 2023 para o outono/inverno

O calendário intenso de semanas de moda continua com tudo e, na última semana, foi a vez das marcas dinamarquesas apresentarem suas apostas para o Outono/Inverno 2023 e 2024. As necessidades e desejos típicos dos dias mais frios parecem nortear várias coleções, porém também há espaço para as peças minimalistas pelas quais a CPFW é conhecida e para uma boa dose de fantasia/diversão, com cores, estampas e brilhos mil.

Para resumir o que mais apareceu nas passarelas, aqui vão as 5 tendências da Copenhagen Fashion Week 2023. Preparada?

Total cozy ou cozycore

Montagem com quatro fotos de tendências da Copenhagen Fashion Week 2023 outono/inverno: tecidos cozy. Foto 1, da The Garment: modelo com cabelos castanhos presos caminha em uma passarela cinza. O look é composto por vestido longo de tecido felpudo marrom com gola alta e mangas longas. Foto 2, da marca Aeron: uma modelo com cabelos curtos castanhos escuros está em uma passarela branca. O look é composto por conjunto de calça e bata longa de mangas longas, com cachecol e tecidos de lã laranja claro. Foto 3, da Saks Potts: uma modelo com cabelos castanhos escuros presos para trás caminha em passarela preta. O look é composto por jaqueta e saia longa verde felpuda. Foto 4, da Rabens Saloner: uma modelo com cabelos castanhos desfila em uma passarela cinza escuro. O look é composto por vestido prateado de cetim, jaqueta peluda bege e manta enrolada na cabeça.

Nos dias mais frios, tudo o que a gente mais quer é estar envolvida por peças quentinhas e gostosas de vestir, que sejam uma espécie de abraço aconchegante ou que repliquem a sensação de estar enroladinha nas cobertas quando isso não é possível.

Bora tomar um cházinho? 🫖

Pois essa vontade de estar cozy se torna uma trend, que muito poderia ser chamada de cozycore, marcada por tecidos felpudos, muita malha, lã e peças peludinhas – aquelas que parecem um ursinho de pelúcia, sabe?

Montagem com quatro fotos de tendências da Copenhagen Fashion Week 2023 outono/inverno: tecidos confortáveis. Foto 1, da Stine Goya: uma modelo com cabelos longos cacheados castanhos caminha em uma passarela prateada. O look é composto por chapéu peludo cinza, camisa prateada, minissaia peludinha cinza e bota de cano alta prateada. Foto 2, da Lovechild 1979: uma modelo com cabelos longos castanhos caminha na passarela bege. O look é composto por conjunto de camisa e saia longa de lã em tons de lilás e rosa, com coturno preto. Foto 3, da Alpha: uma modelo desfila em uma passarela branca. O look é composto por um conjunto de cropped de mangas longas e saia mídi rodada floram com fundo branco. Um suéter floral peludinho pink está por cima. Foto 4, da Remain: uma modelo caminha pela passarela branca. O look é composto por sobretudo peludo bege longo e calça marrom.

Nos casacos, suéteres ou conjuntinhos, a palavra de ordem é aconchego e conforto. O resultado são looks estilosos e funcionais, perfeitos para deixar o dia a dia mais especial.

Saia com calça

Montagem com quatro fotos de tendências da Copenhagen Fashion Week 2023 outono/inverno: saia com calça. Foto 1, da Saks Potts: uma modelo com cabelos trançados castanhos desfila em uma passarela cinza. O look é composto por cropped marrom e saia marrom usada por cima da calça, com sapatos vermelhos. Foto 2, da Aeron: uma modelo com cabelos raspados desfila em uma passarela branca. O look é composto por blusa de gola alta sem mangas, colete e calça com saia por cima marrom e bota branca. Foto 3, da The Garment: uma modelo com cabelos curtos castanhos desfila em uma passarela cinza. O look é composto por blusa de gola alta branca por baixo de um suéter cinza, calça de alfaiataria cinza usada por baixo de saia mídi de alfaiataria cinza claro. Foto 4, da Lovechild 1979. Uma modelo com cabelos castanhos cacheados desfila em uma passarela branca. O look é composto por blusa de gola alta preta, com saia mídi de veludo rosa usada por baixo de uma calça de mesmo material e tênis preto.

A sobreposição é um dos recursos mais utilizados no inverno, criando camadas para comportar os mais diversos ambientes e mudanças de temperatura ao longo do dia. Eis que uma nova combinação de peças dominou as passarelas: calça com saia por cima.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Confesso que tenho minhas dúvidas sobre se essa pega na vida real ou será algo mais de street style e arrume-se comigo no TikTok – inclusive, já me segue por lá? Ainda assim, a trend de saia com calça apareceu em uma pegada bem conjuntinho, com ambas as peças em cores similares ou feitas no exato mesmo material.

Os shapes são ajustados ao corpo, com saias mídi lápis e calças retas. Talvez essa seja uma forma mais palatável ou discreta de se jogar na trend, já que as peças parecem quase ser uma só. Mas nada impede que, se você estiver a fim de testar, não possa misturar itens de estéticas, estilos ou cores mega diferentes, ok?

Peças puffer

Montagem com quatro fotos de tendências da Copenhagen Fashion Week 2023 outono/inverno: peças puffer. Foto 1, da Rabens Saloner: uma modelo com cabelos longos castanhos desfila em uma passrela cinza. O look é composto por um conjunto de saia rodada e blusa com mangas bufantes, ambos em tecidos puffer com detalhe matelassê e cinto preto de couro na cintura. Foto 2, da Helmstedt: uma modelo de cabelos pretos lisos está em frente a uma escada marrom com piso quadriculado. O look é composto por vestido curto sem alças puffer e sobretudo no mesmo material. As duas peças são estampadas em nuvens com cores de laranja, amarelo, azul, verde e bege. Foto 3, da Baum und Pferdgarten: uma modelo com cabelos cacheados está em uma passarela branca com cortina laranja ao fundo. O look é composto por conjunto de jaqueta e saia puffer em tom de rosa choque, camiseta branca, meias quadriculadas em branco e marrom com sapato envernizado preto. Foto 4, da Stamm: uma modelo com cabelos loiros desfila em uma passarela prateada. O look é composto por jaqueta bomber puffer de mangas bufantes bege, calça cargo com bolsos laterais bege, camisa off-white e sapato preto plataforma.

Faz algum tempo que as peças puffer, principalmente as jaquetas e casacos, marcam presença nos looks de inverno. E motivos para isso não faltam, já que seu material acolchoado protege o corpo do frio, do vento e da garoa leve.

Pois no próximo outono/inverno, esse item utilitário ganha status de tendência, incrementando peças base do armário como saias, vestidos, conjuntinhos e tops.

Montagem com quatro fotos de tendências da Copenhagen Fashion Week 2023 outono/inverno: tecidos confortáveis.

Seja em looks inteiros puffer ou apostando apenas em uma peça nessa tendência, o resultado são visuais mais urbanos, práticos, divertidos e, claro, quentinhos na medida para os dias mais frios. Cores animadas como o amarelo pastel, o laranja e o pink – tom que promete seguir como protagonista em 2023 – e estampas são outros recursos para incrementar a trend das peças puffer com muita personalidade.

Brilhos

Montagem com quatro fotos de tendências da Copenhagen Fashion Week 2023 outono/inverno: tecidos confortáveis.

Algumas pesquisadoras de tendências apontam que, depois de uma era de dopamina, as marcas, lojas, passarelas e ruas serão invadidas por uma sobriedade e minimalismo. E, a essa altura, a gente já está meio acostumada a ver a moda apontar caminhos completamente opostos ao que está em voga no momento como a tendência do futuro, né?

Dito isso, se depender das passarelas de Copenhagen, há um grande espaço para o brilho, seja em vestidos de festa, saias combinadas com suéteres felpudos ou casacos nada básicos, mas, ao mesmo tempo, super versáteis. Com seu aroma futurista, o prata é a cor do momento, mas os paetês e brilhos seguem firmes – glamourosos – e fortes.

Montagem com quatro fotos de tendências da Copenhagen Fashion Week 2023 outono/inverno: tecidos confortáveis.

Outra forma de se jogar nos brilhos, as aplicações de pedrarias, rebites, strass e até pérolas decoram as peças e são um ótimo recurso para incrementar peças que estão paradas no armário. Tudo o que você precisa é de um tempinho livre pra se divertir com um bom DIY.

Bolsos

Montagem com quatro fotos de tendências da Copenhagen Fashion Week 2023 outono/inverno: tecidos confortáveis.

E agora chegou a hora de falar de uma tendência que, na verdade, deveria ser presença cativa nas nossas peças: os bolsos. Se você usa peças classificadas como femininas, já deve ter notado a falta desse item utilitário no nosso dia a dia. Essa ausência data séculos atrás e tinha/tem um viés político: tirar a autonomia das mulheres, que deveriam ficar restritas à casa e não carregarem pertences.

Montagem com quatro fotos de tendências da Copenhagen Fashion Week 2023 outono/inverno: tecidos confortáveis.

Bom, corta pra 2023 e a gente ainda tá falando disso porque… seguimos na mesma. Pois em 2023, os bolsos se tornam as verdadeiras estrelas das peças. Pense em bolsos grandes, funcionais e, várias vezes, com tecidos que destoam do material das peças que fazem parte para se destacarem no look.

O bolso também vira adorno em versões míni colocadas nas mangas de blazeres e laterais de calças. O que é uma interpretação bem divertida desse ícone utiliário, reforçando, mais uma vez, sua – atrasada – presença em nossas vidinhas.

É isso, espero que cê tenha gostado das trends.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Aproveitando, se você gosta de receber dicas de moda, leitura e textinhos bem pessoais, fica o convite de assinar a minha newsletter.

moda