O calendário intenso de semanas de moda continua com tudo e, na última semana, foi a vez das marcas dinamarquesas apresentarem suas apostas para o Outono/Inverno 2023 e 2024. As necessidades e desejos típicos dos dias mais frios parecem nortear várias coleções, porém também há espaço para as peças minimalistas pelas quais a CPFW é conhecida e para uma boa dose de fantasia/diversão, com cores, estampas e brilhos mil.
Para resumir o que mais apareceu nas passarelas, aqui vão as 5 tendências da Copenhagen Fashion Week 2023. Preparada?
Nos dias mais frios, tudo o que a gente mais quer é estar envolvida por peças quentinhas e gostosas de vestir, que sejam uma espécie de abraço aconchegante ou que repliquem a sensação de estar enroladinha nas cobertas quando isso não é possível.
Pois essa vontade de estar cozy se torna uma trend, que muito poderia ser chamada de cozycore, marcada por tecidos felpudos, muita malha, lã e peças peludinhas – aquelas que parecem um ursinho de pelúcia, sabe?
Nos casacos, suéteres ou conjuntinhos, a palavra de ordem é aconchego e conforto. O resultado são looks estilosos e funcionais, perfeitos para deixar o dia a dia mais especial.
A sobreposição é um dos recursos mais utilizados no inverno, criando camadas para comportar os mais diversos ambientes e mudanças de temperatura ao longo do dia. Eis que uma nova combinação de peças dominou as passarelas: calça com saia por cima.
Confesso que tenho minhas dúvidas sobre se essa pega na vida real ou será algo mais de street style e arrume-se comigo no TikTok – inclusive, já me segue por lá? Ainda assim, a trend de saia com calça apareceu em uma pegada bem conjuntinho, com ambas as peças em cores similares ou feitas no exato mesmo material.
Os shapes são ajustados ao corpo, com saias mídi lápis e calças retas. Talvez essa seja uma forma mais palatável ou discreta de se jogar na trend, já que as peças parecem quase ser uma só. Mas nada impede que, se você estiver a fim de testar, não possa misturar itens de estéticas, estilos ou cores mega diferentes, ok?
Faz algum tempo que as peças puffer, principalmente as jaquetas e casacos, marcam presença nos looks de inverno. E motivos para isso não faltam, já que seu material acolchoado protege o corpo do frio, do vento e da garoa leve.
Pois no próximo outono/inverno, esse item utilitário ganha status de tendência, incrementando peças base do armário como saias, vestidos, conjuntinhos e tops.
Seja em looks inteiros puffer ou apostando apenas em uma peça nessa tendência, o resultado são visuais mais urbanos, práticos, divertidos e, claro, quentinhos na medida para os dias mais frios. Cores animadas como o amarelo pastel, o laranja e o pink – tom que promete seguir como protagonista em 2023 – e estampas são outros recursos para incrementar a trend das peças puffer com muita personalidade.
Algumas pesquisadoras de tendências apontam que, depois de uma era de dopamina, as marcas, lojas, passarelas e ruas serão invadidas por uma sobriedade e minimalismo. E, a essa altura, a gente já está meio acostumada a ver a moda apontar caminhos completamente opostos ao que está em voga no momento como a tendência do futuro, né?
Dito isso, se depender das passarelas de Copenhagen, há um grande espaço para o brilho, seja em vestidos de festa, saias combinadas com suéteres felpudos ou casacos nada básicos, mas, ao mesmo tempo, super versáteis. Com seu aroma futurista, o prata é a cor do momento, mas os paetês e brilhos seguem firmes – glamourosos – e fortes.
Outra forma de se jogar nos brilhos, as aplicações de pedrarias, rebites, strass e até pérolas decoram as peças e são um ótimo recurso para incrementar peças que estão paradas no armário. Tudo o que você precisa é de um tempinho livre pra se divertir com um bom DIY.
E agora chegou a hora de falar de uma tendência que, na verdade, deveria ser presença cativa nas nossas peças: os bolsos. Se você usa peças classificadas como femininas, já deve ter notado a falta desse item utilitário no nosso dia a dia. Essa ausência data séculos atrás e tinha/tem um viés político: tirar a autonomia das mulheres, que deveriam ficar restritas à casa e não carregarem pertences.
Bom, corta pra 2023 e a gente ainda tá falando disso porque… seguimos na mesma. Pois em 2023, os bolsos se tornam as verdadeiras estrelas das peças. Pense em bolsos grandes, funcionais e, várias vezes, com tecidos que destoam do material das peças que fazem parte para se destacarem no look.
O bolso também vira adorno em versões míni colocadas nas mangas de blazeres e laterais de calças. O que é uma interpretação bem divertida desse ícone utiliário, reforçando, mais uma vez, sua – atrasada – presença em nossas vidinhas.
É isso, espero que cê tenha gostado das trends.
Aproveitando, se você gosta de receber dicas de moda, leitura e textinhos bem pessoais, fica o convite de assinar a minha newsletter.