Um conselho fashion que vale para a vida e se tornou um dos lemas do Girls é que um visual de personalidade pode mudar o dia. Sim, eu sou uma adepta convicta do “se for pra sofrer, ao menos que seja com um look bonito” kkk. O fato é que as peças escolhidas e a forma de usá-las pode sim nos ajudar a sentir mais poderosas e radiantes. Mas nem sempre o vestir é esse mar de inspiração e criatividade, vamos confessar.
É bem provável que você já tenha se sentido cansada de usar sempre as peças, do mesmo jeito. Que queria explorar mais, ousar para uma ocasião especial. E neste momento, que acontece com todo mundo, duas opções estão disponíveis: seguir o fluxo, com visuais insossos, ou apimentar as coisas. Para as que escolherem a segunda, o post de hoje traz um convite: vamos romper o tédio fashion por cinco dias, testando exatamente alguns recursos que fazem os looks daquela sua fashionista preferida se destacarem no feed? Eu também vou participar da “brincadeira”, montando um look para cada dica lá no Instagram. 3, 2, 1, valendo!
Começando de leve, com uma dica certeira para incrementar toda e qualquer produção. Seja nas videochamadas, que se tornaram parte da rotina durante o isolamento social, ou nos momentos em que você está sem tempo e opta pelo jeans com camisa branca, ter um acessório na manga – no cabelo, no pescoço… sorry pela piadinha infame -, é garantia de fashionismo imediato.
Pode ser um lenço no penteado, um mix de colares ou de presilhas no cabelo. Um brincão com cabelo preso. Uma ou várias tiaras. Muitos anéis ou pulseiras – não sei exatamente o motivo, mas acho chiquérrimo o barulhinho das pulseiras enquanto digito. Pode ser tudo isso misturado. Pense no seu look como uma casa a ser decorada e se jogue nas misturas. Ah! Essa dica não vale apenas para peças básicas, ok? Aquele seu look poderoso ou cheio de cor só tem a ganhar quando finalizado com um bom acessório. Em resumo: Esqueça o menos é mais e divirta-se!
Já aviso que esse tópico é um caminho sem volta. Uma das coisas que mais revolucionou o meu armário em termos de versatilidade e de encontrar o meu estilo foi brincar com as cores. Isso porque eu sempre escolhi, baseada naquelas dicas engessadas que todo mundo já consumiu em algum momento, que a maior parte das peças deveriam ser neutras. As cores fazem a gente ser mais vibrante, mais divertida e se destacar na multidão – isso num futuro, tá, agora fiquemos todas em casa. E o melhor: oferecem inúmeras possibilidades de tonalidades e formas de combinar.
Se você é mais discreta, vale começar por um cinto, lenço ou apenas uma peça de cor forte. Caso contrário, os looks ton sur ton, que misturam várias tonalidades da mesma cor, os monocromáticos e o famoso color blocking vão brilhar muito com você. Algumas cores que casam bem juntas para começar a usar pra ontem: rosa e vermelho, roxo e laranja, amarelo e lilás, verde com azul.
Considerado tabu fashion para muitas, o mix de estampas é sinônimo de looks originais e uma ótima forma de trazer mais personalidade para o cotidiano. Em outras palavras, é apostar e arrasar muito em qualquer ocasião, animando os dias cinzas e mostrando que você tem uma personalidade forte, destemida e criativa.
Para quem vai começar agora a se aventurar agora no mundo das estampas ou tem receio de compor um look “too much”, comece unindo peças que possuam cores em comum, no melhor estilo conjuntinho, ou que tenham variações da mesma padronagem, por exemplo, um poá micro e outro máxi. Outros matches perfeitos que merecem o teste: floral + listrado, oncinha + xadrez, poá + animal print.
Se você leu as três primeiras dicas, já deve ter percebido que os visuais mais memoráveis trazem um fator surpresa, um mix inesperado. Isso porque, por muito tempo, a moda do dia a dia determinou ocasiões, funções, gênero e formas de usar cada peça. Quanta limitação, hein? Mas como para cada norma, há a transgressão. Muitas pessoas passaram a expressar sua individualidade combinando justamente o que não deveria ser usado junto, chamando a atenção por fugir ao tradicional. São elas as nossas inspirações.
Aqui, a principal dica é abusar dos contrastes. Pense na alfaiataria com o esportivo. Naquele top glamouroso com o jeans despojado. No casaco amplo com o vestido sequinho. Na calça boyfriend ou blazer oversized ao lado de um body bem sexy. Nos tecidos delicados, como a renda, combinados a materiais mais robustos, como o couro e a lã. Nas cores neutras com as vibrantes. No básico dos básicos com a sua peça mais extraordinária. Solte a imaginação e o sucesso é mais do que garantido!
Agora que você já está pós-graduada na arte da ousadia fashion, vamos elevar o nível e pensar nas nossas amadas pecinhas para além da função principal, amplificando não só o estilo, mas a versatilidade. Pode confiar, cada item do closet vai render muitas – e surpreendentes – possibilidades.
Aqui vão alguns exemplos facinhos, para replicar em casa, mesmo que você não seja a rainha dos truques de styling: suba a saia mídi e tenha um vestido sem alça ou um top; repagine a camisa de todos os dias usando-a como saia, blusa de ombro único ou, se o modelo for oversized, quimono. Falando em quimono, prenda o seu com alguns alfinetes e o resultado é um vestido novinho em folha. Ama looks com uma pitada de tendência? Feche o cardigan e ele vira uma blusinha.
Curtiu as dicas e está inspirada para incrementar as produções, fugindo do óbvio? Eu vou amar ver as suas combinações. É só me marcar lá no Instagram @marciegott ou mandar um e-mail para [email protected]. Quem sabe a gente não faz até mesmo uma versão 2.0 só com os lookinhos das leitoras aqui do Girls?