Looks coloridos? Aprenda com o círculo cromático

Montagem quadrada com fundo branco e duas fotos, dispostas lado a lado. Entre as fotos, estão cinco linhas horizontais coloridas grossas. De cima para baixo, elas possuem as seguintes cores: amarelo, laranja, bordô, rosa claro e ciano. Na primeira foto, alinhada à direita, uma mulher está parada em frente a uma parede de concreto com a mão nos cabelos castanhos claros. O look é composto por um macacão pantalona azul céu com cinto animal print, blazer pink e bolsa azul-marinho. Logo abaixo da foto 1, está o texto, escrito em laranja "LOOKS COLORIDOS, aí vamos nós". Na segunda foto, alinhada à direita, uma mulher posa em frente a uma parede rosa, com os cabelos presos em um coque e com a mão na cintura. O look é composto por vestido longo com alças finas laranja e botões frontais abertos até a altura do umbigo, calça de alfaiataria amarela, sandália de tiras finas laranjas, bolsa laranja com fivela dourada, maxibrincos laranja e óculos escuros amarelos.

Irresistíveis, alegres e ousados, os looks coloridos são verdadeiros campeões de curtidas/pins nas redes sociais e, ao mesmo tempo, uma das maiores incógnitas da moda. Entre as principais dúvidas estão quais cores combinam melhor entre si, como não criar um visual over e como fazer as peças coloridas serem versáteis.

Seja por receio de chamar muita atenção, pela falsa ideia de que não é elegante ou por simplesmente termos passado grande parte da vida combinando apenas os neutros “tem-que-ter” que nos foram ensinados, a relação com as outras cores ficou estremecida. Em uma pesquisa feita lá nos meus stories, 96% das seguidoras participantes afirmaram gostar de combinações coloridas. Dessas, mais da metade (57%) acham bonito nas outras pessoas, mas não conseguem usar. Também é o seu caso? Esse post serve justamente para estreitar os laços, apresentando misturas baseadas no círculo cromático que funcionam na teoria e na prática. Preparada?

O círculo cromático na moda

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos lado a lado em duplas, duas em cima duas embaixo. No meio da montagem e unindo todas elas, está um círculo cromático com 12 cores (vermelho, vermelho-arroxeado, azul-arroxeado.roxo, azul, azul-esverdeado, verde, amarelo-esverdeado, amarelo, amarelo-alaranjado, laranja, vermelho-alaranjado). Foto 1 (cima, à esquerda: uma mulher sorri em frente a um prédio, escorada em uma grande preta. O look é composto por vestido mídi laranja, sobretudo de couro vermelho, bolsa pink e scarpin preto. Foto 2 (cima, à direita): uma mulher posa em uma calçada cinza, com carros estacionados desfocados ao fundo. O look é composto por vestido com botões frontais roxo de mangas curtas e pochete vermelha na cintura. Foto 3 (baixo, à esquerda): uma mulher posa em uma fachada de prédio branca, pisando em dois degraus pretos da escada de 4 degraus. O look é composto por óculos escuros amarelos, blusa listrada horizontalmente em verde e amarelo, saia mídi rodada verde, all star amarelo de cano baixo e sobretudo amarelo de lã batida. Foto 4 (baixo, à direita): Uma mulher posa em uma calçada cinza, com carros desfocados ao fundo. O look é composto por calça de alfaiataria verde, blusa verde no mesmo tom, casaco com lapelas largas azul royal e bolsa azul céu.

Composto por 12 cores – três primárias, três secundárias e seis terciárias -, o círculo as esquematiza lado a lado considerando a proximidade cromática e a temperatura – sendo metade em tons quentes, metade em tons frios. Esse formato se torna tão interessante para moda porque revela as inúmeras possibilidades e mostra de cara o que combina – sejam os casos mais óbvios de cores que estão próximas ou os mais ousados que você está prestes a descobrir.

Bora tomar um cházinho? 🫖

Precisamos falar sobre nuances

Montagem vertical com fundo branco. No topo, está o círculo cromático, com cinco nuances de cada cor. De dentro pra fora, são exibidos dos tons mais claros aos mais escuros em um degradê. O círculo é composto pelas seguintes cores: azul escuro, roxo, violeta, rosa, vermelho, laranja avermelhado, laranja, laranja amarelado, amarelo, verde limao, verde azulado, azul. Logo abaixo do círculo, está uma paleta com degradê de 5 tons de azul, do mais claro ao marinho. Logo abaixo, está o seguinte texto, escrito em azul: "claro ou escuro, tudo é azul". Abaixo dessa paleta, está outra, com degradês de laranja, em 5 versões, da mais clara à mais escura. Abaixo dela, encontra-se o seguinte texto escrito em laranja: "tem laranja pra todos os gostos".

O primeiro passo para brincar as cores do jeito que mais combina com você é entender que cada uma das doze “fatias” do círculo cromático possui nuances, resultado da maior ou menor saturação presente no tom. Além de oferecer uma gama ainda maior de combinações, já que cada cor tem várias formas de existir, essa informação desmistifica de vez a ideia de que look colorido precisa ser vibrante. É possível ser um arco-íris usando somente tons pastel ou terrosos, se você assim decidir, ou unir todos esses grupos em uma única produção. O que importa, no fim das contas, é se sentir feliz e poderosa com as suas escolhas <3

Precisa de uma ajudinha pra descobrir o seu mood – ou moods, no plural, porque podem ser vários? Dê uma olhada no que mais usa, no que comprou/amou nos últimos tempos e em quais são suas cores preferidas em outros campos além da moda, como a decoração e a maquiagem.

1) Ton sur ton

Montagem vertical com fundo branco e 4 fotos, dispostas duas em cima, duas embaixo. No canto superior esquerdo, quatro retângulos finos decoram, em cores que rementem às usadas nos looks das duas primeiras imagens. Na sequência, são essas cores: rosa pastel, rosa choque, lilás e violeta. pastel, rosa choque, lilás e violeta. Já na lateral inferior esquerda, quatro quadrados trazem as cores dos looks das duas fotos de baixo. São elas: verde menta, verde escuro, azul pastel e azul-marinho. Foto 1 (alinhada à esquerda, em cima): uma mulher sorri em frente a uma parede cinza com janela branca. O look é composto por blusão de lã rosa com mangas arremangadas, saia mídi acetinada pink, scarpin pink e bolsa quadrada de mão preta. Foto 2 (alinhada à direita, em cima): uma mulher posa em frente a uma parede com tijolos laranja e a perna esquerda para cima. O look é composto por blusa de gola alta violeta, calça de alfaiataria lavanda, sobretudo de lã batida lilás, scarpin branco e bolsa de palha. Foto 3 (alinhada à esquerda, embaixo): uma mulher caminha em uma rua vazia. O look é composto por blusão menta com estampa geométrica verde escuro, calça de alfaiataria verde e sapatilha verde. Foto 4 (alinhada à direita, embaixo): Uma mulher caminha em uma rua vazia, como se estivesse atravessando a rua. O look é composto por blusa com mangas bufantes azul céu, saia lápis azul pastel e bolsa quadrada de mão Fendi azul royal.

Se são muitas as nuances de uma única cor, nada mais justo do que começar justamente explorando o famoso ton sur ton. Escolha a sua preferida e vamos lá. A chave do sucesso é o contraste, assim, misture os tons clarinhos com os bem escuros ou vibrantes. O resultado é harmônico e chic, perfeito para as coloridas de primeira viagem.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

2) Cores primárias

Montagem vertical com fundo branco e 4 fotos, duas dispostas lado a lado em cima, duas dispostas lado a lado embaixo. Na lateral esquerda superior estão três linhas nas cores primárias, na seguinte ordem: azul, amarelo, vermelho. O mesmo acontece na lateral inferior esquerda, com os quadrados coloridos na seguinte ordem: vermelho, azul, amarelo. Foto 1 (em cima, alinhada à esquerda): Marcie posa em frente a uma parede preta olhando para o lado e sorrindo. O look é composto por camisa amarela com gola laço, calça de alfaiataria vermelha e mule verde com pompom azul. Foto 2 (em cima, alinhada à direita): Marcie sorri em frente a uma parede branca com a perna cruzada. O look é composto por vestido vermelho sem alça floral curto, camisa alongada aberta azul listrada com branco e mule de bico fino branco. Foto 3 (embaixo, alinhada à esquerda): Marcie posa em frente a uma escada amarela, com planta verde do lado. O look é composto por camisa azul jeans amarrada na cintura, calça de alfaiataria vermelha e tênis amarelo de cano alto. Foto 4 (alinhada à direita, embaixo): Marcie se fotografa em um espelho, segurando a barra da saia. O look é composto por vestido vermelho mídi plissado usado como saia e camisa amarela amarrada na cintura com as mangas dobradas.

Mães de todas as outras cores do círculo, as primárias são intensas e descomplicadas. Elegantes na medida, elas possuem um forte caráter lúdico e ficam maravilhosas quando usadas juntas – inclusive, nosso olhar está acostumado a ver essa trinca desde o comecinho da escola. Quer um color blocking vapt vupt? Aqui está!

Como é possível perceber pelas fotos, eu sou uma grande entusiasta dos looks com cores primárias. E vale destacar que eles funcionam bem tanto para quem ama cores quentes, cof cof euzinha, como para quem não tem um armário muito colorido – se é o seu caso, abuse dos jeans azuis com alguma peça/acessório em vermelho ou amarelo.

3) Cores secundárias

Montagem vertical com fundo branco e 4 fotos, duas dispostas lado a lado em cima, duas dispostas lado a lado embaixo. Na lateral esquerda superior estão três linhas nas cores primárias, na seguinte ordem: laranja, verde e roxo. O mesmo acontece na lateral inferior esquerda, com os quadrados coloridos na seguinte ordem: roxo, verde e laranja. Foto 1 (em cima, alinhada à esquerda): Uma mulher está parada em uma rua com pessoas desfocadas ao fundo. O look é composto por blusa de lã com gola alta e mangas bufantes roxa, calça de alfaiataria de cintura alta verde. Foto 2 (em cima, alinhada à direita): uma mulher posa em frente a uma parede bege. O look é composto por óculos escuros, blusão lilás, calça de alfaiataria verde, tênis lilás, sobretudo de lã batida laranja com lapelas amplas e bolsa teddy lilás. Foto 3 (embaixo, alinhada à esquerda): uma mulher caminha em frente a um rio. O look é composto por uma blusa verde metalizada com mangas curtas bufantes, calça de couro laranja e tamanco rasteiro verde limão. Foto 4 (alinhada à direita, embaixo): uma mulher está sentada em uma escada de mármore com ladrilhos verdes. O look é composto por terno roxo com boás menta nas mangas e na barra da calça, camiseta laranja, óculos escuros com lente amarela e bolsa laranja.

Resultado da mistura entre as primárias, as cores secundárias chegam para trazer uma pitada generosa de energia e irreverência aos visuais. Assim como suas antecessoras, casam lindamente entre si e já fazem parte do nosso imaginário coletivo sendo usadas bem juntinhas. Em outras palavras, elas mantém a facilidade de vestir e causam ainda mais impacto. Se achar um look de três cores muito desafiador, desacelere e misture apenas duas.

Reparou que algumas peças tem um verde quase menta ou néon? Que o laranja pra umas é bem aberto e pra outras queimado? Mais uma prova de que o “mesmo” grupo de cores pode gerar inúmeros e distintos looks.

4) Cores análogas: as inseparáveis

Montagem vertical com o círculo cromático, formado pelas cores azul, roxo, violeta, bordô, vermelho, laranja avermelhado, laranja, laranja amarelado, amarelo, verde limão, verde escuro, azul esverdeado. Três linhas preas conectam as cores vermelho, bordô e violeta, chamadas cores análogas por estarem lado a lado no círculo cromático. Logo abaixo do círculo estão quatro fotos de street style, dispostas lado a lado em duplas, duas em cima, duas embaixo. Foto 1 (em cima, alinhada à esquerda): Uma mulher caminha em uma rua ensolarada com a mão nos cabelos. O look é composto por camiseta polo verde bandeira com textura peludinha, tailleur amarelo com saia lápis e jaqueta texturizados, além de scarpin amarelo com fivela laranja e bolsa multicolorida com alça curta. Foto 2 (em cima, alinhada à direita): uma mulher está sentada na parte de cima de um banco, de lado e sorrindo. O look é composto por terno vermelho, bolsa redonda vermelha, sobretudo laranja e touca de lã vermelha. Foto 3 (embaixo, alinhada à esquerda): uma mulher posa com uma mão no bolso em frente a uma parede de tijolos. O look é composto por blusa roxa, blazer roxo, calça de alfaiataria de cintura alta com barra dobrada rosa e sandália metalizada de tiras finas rosa. Foto 4 (alinhada à direita, embaixo): uma mulher posa em frente a ima parede branca com borda preta com a mão no bolso. O look é composto por blusa de gola alta azul, sobretudo verde com mangas mais curtas, que deixam uma bordinha da manga da blusa aparecer, calça de alfaiataria azul ajustada e bolsa de mercado listrada verticalmente em tons de amarelo, vermelho, azul e verde.

Vizinhas no círculo cromático, as análogas são uma ótima pedida para criar looks coloridos harmônicos, já que compartilham de um mesmo tom. Por exemplo: o vermelho tem como análogos o laranja, mix entre amarelo e vermelho, e o roxo, que nada mais é do que a mistura de vermelho e azul. Esse “parentesco” se replica em todas as relações entre as cores análogas. Na hora de usar, você pode optar por quem está lado a lado ou pular uma casinha. Fácil de montar e lindo pra usar dia sim, outro também.

5) Cores complementares: as opostas

Montagem vertical com o círculo cromático, formado pelas cores azul, roxo, violeta, bordô, vermelho, laranja avermelhado, laranja, laranja amarelado, amarelo, verde limão, verde escuro, azul esverdeado. Três linhas transversais pretas ligam as seguintes cores: vermelho e verde, amarelo e roxo, laranja e azul (as chamadas cores complementares, que se encontram em lados opostos do círculo. Logo abaixo do círculo, estão quatro fotos de street style, dispostas em dupla lado a lado, duas em cima, duas embaixo. Foto 1 (em cima, alinhada à esquerda): Uma mulher posa em frente a uma rua vazia, com as mãos nos bolsos. O look é composto por camisa estampada em tons de roxo, branco e amarelo, calça de alfaiataria ajustada com barra curta. scarpin metalizado em tom de roxo e sobretudo com lapelas largas mostarda usado aberto. Foto 2 (em cima, alinhada à direita): Uma mulher está parada em frente a um estabelecimento marrom, com toldo listrado em p&b e um neon escrto open em vermelho ee azul. O look é composto por blusa de gola boba laranja de mangas longas, calça pantalona laranja, scarpin laranja e um blazer azul usado nos ombros. Foto 3 (embaixo, alinhada à esquerda): uma mulher caminha em uma rua movimentada de carros. O look é composto por vestido mídi fluído verde limão com estampas brancas abstratas. blazer vermelho de veludo cotelê e bolsa marrom peluda. Foto 4 (alinhada à direita, embaixo): uma mulher caminha em uma rua movimentada. O look é composto por blusa de cetim com mangas bufantes e gola alta violeta, calça pantalona de cintura alta mostarda de veludo e bolsa roxa de mão.

Quem acompanha o blog sabe que eu sempre digo que, ao menos na moda, os opostos se atraem. Pois o círculo concorda e chama justamente de complementares as cores que estão em lados opostos. Com um tom quente e outro frio, o contraste é alto e cria visuais super criativos. Sabe aquele color blocking digno de fashionista? É apostar nessa dica e você terá, seja com o combo amarelo + roxo, verde + vermelho ou laranja + azul.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Foto com várias imagens de looks coloridos + banner laranja com o seguinte texto, escrito em letras maiúsculas brancas "+ 300 looks coloridos novos no Pinterest"

Bom, é isso! Espero que as dicas tenham sido úteis e que você já se sinta um pouquinho mais íntima das cores. Para quem ama uma inspiração extra, a dica é passar no nosso Pinterest, que ganhou mais de 300 looks coloridos, divididos em pastas de acordo com as dicas desse post. Curiosa pra conferir? Aproveita e segue o perfil do Girls para não perder nenhuma novidade.

modaSemana Cromática