Looks com tênis esportivo para o dia a dia

Montagem com duas fotos lado a lado. Foto 1: uma mulher com cabelo black power castanho está em frente a um portão preto de grade. O look é composto por camiseta branca, blazer cinza risca de giz, bolsa peluda bege, calça de veludo molhado verde e tênis esportivo cinza com branco. Foto 2: uma mulher com cabelos lisos castanhos anda em uma rua. O look é composto por um conjunto de jaqueta e calça amarelo mostarda, sobretudo verde musgo, manta vermelha e tênis branco esportivo.

Faz tanto tempo que os tênis conquistaram espaço no nosso armário que parece difícil lembrar de um tempo sem eles. Enquanto os modelos mais casuais passaram a fazer parte dos looks de trabalho e até festa, os tênis de esporte não ganharam similar aclamação pública. É claro que eles estão por aí, mas costumam dividir opiniões ou passar uma ideia de que são menos versáteis. Será que isso confere? No post de hoje, eu conto como usar tênis esportivo nos seus looks de 6 formas, desde a mais básica até a bem ousada.

Tem tempo que eu uso tênis pra basicamente tudo, porém, os modelos esportivos acabavam ficando restritos ao exercício físico – e olha que se tem uma coisa que eu aprecio nessa vida é misturar de tudo e levar peças pra ambientes nos quais elas “tradicionalmente” não iriam. Bom, se eu não fazia por vontade própria, quis a vida que eu fizesse por necessidade.

Montagem com 4 fotos. Foto 1: um pé com gesso vermelho está em cima de uma almofada com calça de glitter dourada. Foto 2: Marcie, criadora do blog, com cabelos curtos descoloridos está de lado com duas muletas andando na frente de um prédio branco. O look é composto por calça dourada pantalona, tênis bege e sobretudo marrom. Foto 3: Marcie está sentada em um banco de uma praça de madrid. O look é composto por macacão acolchoado estampado em fundo preto com flores amarelas, meia laranja e tênis esportivo preto. Foto 4: Marcie está em frente a um hotel com as muletas nos braços. O look é composto por macacão acolchoado estampado em fundo preto com flores amarelas, meia laranja e tênis esportivo preto.

Quebrei o pé em novembro do ano passado e tô finalizando uma recuperação lenta, na qual, desde que pude pisar no chão, só posso usar tênis de esporte com espuminha que deixe o pé bem confortável. É daí que vem todo esse recente conhecimento – e enquanto postava meus looks lá no Instagram, recebi directs de pessoas em situações similares a minha ou que queriam usar tênis ultra confortável no dia a dia, mas não sabiam como. É dessas inquietações e soluções que nasce esse post, espero que cê goste <3

Bora tomar um cházinho? 🫖

Looks monocromáticos pra começar de leve

Montagem com quatro fotos mostrando como usar tênis esportivo nos looks. Dica 1: tênis de esporte no look monocromático. Foto 1: uma mulher com cabelos ondulados loiros está de lado andando em frente a um prédio amarelo. O look é composto por vestido mídi com mangas longas ultra bufantes, bolsa preta dior side bag e tênis branco esportivo. Foto 2: uma mulher com cabelos loiros médios está em frente a um prédio de pedra. O look é composto por vestido mídi leve de mangas longas, preto com listras brancas, bolsa branca de couro e bolsa dourada e tênis esportivo cinza new balance e óculos escuros com armação vermelha. Foto 3: Marcie, a criadora do blog, mulher com cabelos curtos loiros está em frente a uma praça. O look é composto por vestido mídi cinza de gola alta, sobretudo cinza longo de lã, bolsa vermelha e tênis esportivo preto. Foto 4: Marcie, a criadora do blog, está em frente a um provador tirando foto no espelho. O look é composto por vestido mídi bege de alças finas, meia laranja e tênis esportivo cinza.

Apostar em looks monocromáticos ou de tons similares é uma ótima forma de trazer o tênis esportivo pro dia a dia de uma forma mais suave. Isso porque, ao ser inteirinho da mesma cor, o visual já mostra de cara que é coeso, que os itens escolhidos estão todos em harmonia – o que camufla a aparição do calçado.

Ao mesmo tempo, graças a seu shape mais pesado, o tênis de esporte é aquele toque inesperado, que ajuda a modernizar o monocromático. Em outras palavras, enquanto a cor compensa de um lado, a modelagem contrapõe-se do outro, acrescentando personalidade ímpar.

Crie pontos de conexão com o tênis

Antes de pensar na clássica pergunta tênis esportivo combina com o quê, talvez a gente precise entender qual papel queremos que ele ocupe dentro da produção. É protagonista? Mero coadjuvante? Quero que ele destoe ou se mescle?

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Montagem com quatro fotos mostrando como usar tênis esportivo nos looks. Dica 2: tênis de esporte no look colorido. Foto 1: Marcie, criadora do blog, de cabelos presos divididos ao meio em um coque baixo está em frente a uma porta colorida grafitada, segurando duas muletas. O look é composto por uma blusa de gola alta preta usada por baixo de um macacão laranja e jaqueta cropped pied de poule branco e preto e tênis preto esportivo. Foto 2: uma mulher com cabelos curtos cacheados castanhos está em um estacionamento. O look é composto por cropped laranja sem alças, calça de cintura alta e camisa oversized laranjas, cinto preto, bolsa roxa míni e tênis esportivo preto com branco. Foto 3: uma mulher com cabelo black power castanho está em frente a uma parede branca. O look é composto por regata branca, calça de alfaiataria bege com elástico na cintura, blazer preto e tênis preto de esporte. Foto 4: Marcie, criadora do blog, está em frente a uma praça em barcelona. O look é composto por blusa de gola alta usada por baixo de blazer preto estampado, calça pantalona plissada e tênis preto esportivo.

Se você quer que ele esteja presente de um jeito mais equilibrado, vale referenciá-lo em alguma outra peça ou acessório do look. A primeira forma de fazer isso é trazer a cor do tênis para outro item do look. Eu não sou uma pessoa que usa muito preto, porém, como meu tênis era dessa cor, tentei trazer o tom em blusas de gola alta por baixo de looks mais coloridos e aproveitar todas as minhas peças estampadas que tivessem um fundo escuro.

E não é que esse simples detalhe fez com que o tênis se conectasse ao resto do look, demonstrando que tem motivo para estar ali? Esse é de longe o meu truque favorito e o que mais usei nos últimos meses.

Montagem com quatro fotos mostrando como usar tênis esportivo nos looks. Dica 2: tênis de esporte no look colorido. Foto 1: uma mulher com cabelos pretos presos em um coque alto está em um lugar lotado. O look é composto por blusa de gola alta branca com mangas azuis, minissaia azul xadrez, meias de cano alto azul e tênis branco esportivo. Foto 2: uma mulher com cabelos curtos loiros está em uma rua. O look é composto por vestido longo de mangas longas com estampa de zebra branca com preto, moletom branco oversized, bolsa branca e tênis esportivo branco com preto. Foto 3: uma mulher com cabelos black power está em frente a um prédio. O look é composto por camiseta preta, terno branco quadriculado preto, casaco amarelo mostarda e tênis laranja, branco e amarelo. Foto 4: uma mulher com cabelos longos loiros ondulados está em frente a um espelho. O look é composto por moletom laranja, calça jogger verde bandeira, meia verde clara, tênis esportivo colorido e bolsa tricolor.
Mais exemplos de como combinar as cores faz TODA a diferença!

A segunda forma de fazer alusão ao tênis é justamente apostar em outro item que compartilhe de sua essência esportiva. Pode ser um moletom, calça jogger, um boné, legging, bermuda biker, top… As opções são muitas. É pensar na que mais te agrada e arrasar!

Pesado x leve

Montagem com quatro fotos mostrando como usar tênis esportivo nos looks. Dica 3: tênis de esporte com peças leves. Foto 1: Marcie, criadora do blog com cabelos loiros curtos, está em uma rua com árvores ao fundo. O look é composto por vestido longo floral leve boho, sobretudo bege, meia calça preta e tênis preto. Foto 2: uma mulher com cabelos presos divididos ao meio em um coque baixo está em frente a uma escadaria. O look é composto por vestido longo de mangas longas animal print, bolsa preta com animal print e tênis esportivo branco com vermelho. Foto 3: uma mulher com cabelos lisos loiros está em frente a uma loja. O look é composto por moletom laranja, saia mídi azul de cetim, bolsa branca com poá e tênis esportivo colorido. Foto 4: Marcie, criadora do blog, está de frente pra um espelho. O look é composto por camisa branca com bermuda mídi oliva plissada e tênis esportivo branco com cinza.

Se até aqui eu vim te mostrando formas de incluir o tênis de um jeitinho harmônico, agora vamos por um caminho oposto – mas você pode seguir usando a regra das cores mesmo quando decidir contrastar em modelagem/tecido/estilo, ok?

Com seu solado alto e uma forma mais larga, os tênis esportivos geralmente passam uma imagem mais pesada. Para acrescentar mais camadas e fugir do óbvio, a dica é escolher peças em tecidos leves, com modelagens fluídas ou amplas, e efeitos como o plissado. O resultado é uma produção super cool, que brinca com os contrastes sem medo de ser feliz.

Esporte + alfaiataria é match perfeito

Montagem com quatro fotos mostrando como usar tênis esportivo nos looks. Dica 4: tênis de esporte com alfaiataria. Look 1: uma mulher com cabelo médio na altura no ombro está andando na rua em frente a um prédio de azulejos brancos. O look é composto por terno verde menga, bolsa branca e tênis esportivo branco. Foto 2: uma mulher com cabelos lisos está andando na rua em um prédio cinza. O look é composto por terno cinza, camiseta branca, óculos aviador preto e tênis esportivo branco. Foto 3: uma mulher com cabelos na altura do peito está em uma rua. O look é composto por terno preto sem blusa por baixo, bolsa preta e tênis de esporte cinza, preto e vermelho. Foto 4: uma mulher com cabelos castanhos na altura do ombro está em uma rua com carros ao fundo. O look é composto por blusa de gola alta laranja, calça capri bege, terno cinza xadrez, tênis esportivo branco e bolsa de rede branca.

É como eu sempre digo, na moda, os opostos se atraem. Se culturalmente o esporte está ligado ao universo do lazer, o seu oposto em essência talvez seria o universo do trabalho. E quer algo mais corporativo do que uma boa alfaiataria? A forma que eu mais vi no street style foi justamente em terninhos, mas você pode apostar em calças, blazers, saias, bermudas ou camisas clássicas.

Montagem com quatro fotos mostrando como usar tênis esportivo nos looks. Dica 1: tênis de esporte com alfaiataria. Foto 1: Marcie, criadora do blog, cabelos curtos descoloridos. O look é composto por cropped laranja de cetim, calça de alfaiataria de cintura alta rosa, quimono rosa fluído, bolsa bordô com alça dourada, óculos escuros e tênis esportivo branco. Foto 2: Marcie, criadora do blog, cabelos curtos descoloridos está em frente a uma praça em tons de marrom. O look é composto por regata branca, pantalona cobre plissada, blazer verde oliva, óculos escuros de gatinho e tênis esportivo preto. Foto 3: Marcie, criadora do blog, cabelos curtos descoloridos, está em frente a um museu espelhado. O look é composto por macacão laranja, blazer preto estampado, óculos gatinho, bolsa de mão com estampa de miçangas e tênis preto esportivo. Foto 4: Marcie, criadora do blog, cabelos curtos descoloridos está em frente a uma cortina bege. O look é composto por um pijama acetinado cinza, tênis esportivo preto e sobretudo bege.

Aproveitando os meus lookinhos com peças de alfaiataria + tênis esportivo (que são beeeem diferentes da montagem anterior), vale lembrar que tem mil formas de usar cada coisa.

A melhor alfaiataria pra mim é colorida, com uma estampa que se destaque… Enquanto estudava jornalismo e estava me inserindo no mercado de trabalho, eu tive uns três blazeres neutros que praticamente nunca usei. Pra você ter uma ideia, os três reunidos devem ter sido menos usados do que esse modelo pistache que eu comprei finzinho do ano passado. O motivo? Eles eram a definição do básico corporativo, algo que não tem absolutamente nada a ver comigo.

Em resumo, na moda e na vida, não tem uma só forma de ser/estar/usar. E descobrir o seu caminho até dá um pouco de trabalho, mas é muito, muito bom. Quer algumas dicas de como encontrar respostas? Esse post pode ajudar!

Uma pitadinha de glamour

Montagem com quatro fotos mostrando como usar tênis esportivo nos looks. Dica 5: tênis de esporte no look monocromático. Foto 1: Uma mulher com cabelos platinados está em uma rua movimentada. O look é composto por blusa de gola alta rosa néon usada por baixo de um macacão bordô e sobretudo peludo animal print com tênis esportivo branca. Foto 2: uma mulher com cabelos lisos castanhos na altura dos ombros está em uma rua. O look é composto por vestido acetinado rosa chiclete longo, tênis esportivo branco e sobretudo peludo azul claro. Foto 3: Marcie, criadora do blog, cabelos curtos descoloridos presos em um coque baixo está em uma rua, com uma muleta na mão. O look é composto por blusa de gola alta preta, conjunto de cropped e calça plissada cobre, bolsa rosa marc jacobs. Foto 4: uma mulher com cabelos curtos loiros está em uma rua movimentada. O look é composto por camiseta preta, saia de tule bege longa, blazer caramelo e tênis esportivo em tons terrosos.

Seguindo a mesma premissa da dica anterior, vamos amplificar ainda mais o jogo entre os opostos. Como fazer isso? Trazendo uma peça glamourosa/festiva para o look com tênis esportivo. Uma saia de paetês ou de tule, o vestido que você comprou para aquele evento e que agora está parado no armário… Um casaco peludo de oncinha bem maximalista, peças metalizadas… Um vestido de cetim…

Com sua pegada mais despojada, o tênis é o aliado para desglamourizar essas pecinhas – que muitas vezes acabam restritas a ocasiões mega especiais -, trazendo-as para o dia a dia. Bora testar? Então no próximo barzinho com as amigas ou sábado de sol, escolha aquele item que faz você pensar em festa/glamour e complemente-o com um bom tênis.

Refrescando o clássico feminino

Montagem com quatro fotos mostrando como usar tênis esportivo nos looks. Dica 6: tênis de esporte com peças românticas. Foto 1: Marcie, criadora do blog, cabelos curtos descoloridos presos em coque baixo, está em frente a árvores. O look é composto por vestido longo com babados branco com vermelho e estampa vichy, blazer verde oliva, brincos grandes vermelho, óculos azul claro e tênis branco esportivo. Foto 2: uma mulher com cabelo castanho trançado está em frente a um prédio espelhado. O look é composto por vestido longo com babados azul e tênis esportivo branco. Foto 3: uma mulher com cabelos lisos castanhos está na rua. O look é composto por vestido comprido amarelo rodado com mangas bufantes usado por baixo de um colete branco de lã e tênis branco esportivo. Foto 4: Marcie, criadora do blog, cabelos curtos descoloridos está em um prédio. O look é composto por camisa branca usada por dentro de saia mídi rodada vermelha estampada, bolsa de palha grande e tênis branco esportivo.

É claro que existem mil formas de ser feminina, porém, alguns códigos estão postos na história da moda – quer a gente queira, quer não – como tal. As saias rodadas com cintura marcada, os vestidos volumosos quase de princesa, os babados e as mangas bufantes são alguns bons exemplos disso.

E se o feminino, nessa concepção, é ligado à delicadeza, ao sentimento e todo aquele blá blá blá machista e patriarcal, o tênis esportivo não poderia ser menos gracioso/frágil. Muito pelo contrário. Bom, você leu até aqui, então já bem sabe que os contrários geram combinações muito interessantes, rompendo com as expectativas e enxotando o marasmo fashion.

É isso, espero que essas dicas sejam úteis e orientem os seus próximos lookinhos!

Se além de moda você também gosta de livros, séries e filmes, eu te convido a assinar a minha newsletter. A cada 15 dias, eu te escrevo um e-mail com dicas, textos do cotidiano e tudo aquilo que merece ser compartilhado.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Tá no mundinho dos podcasts? Pois nós também temos episódios exclusivos lá no Spotify. Essa semana, falei sobre livros levinhos para ler nas férias, sejam as oficiais ou aquele domingo em que você quer tirar folga do mundo e descansar.

moda