Se você adora um bom reality show de moda, como Project Runaway, Next in Fashion ou Making the Cut, essa dica tem tudo pra agradar o seu paladar. The Hype, da HBO Max, vai trazer o melhor das competições de moda, focando no universo do streetwear.
Um dos estilos mais lucrativos da moda nos últimos anos, o streetwear passou de subcultra à mainstream, pautando coleções de luxo e grandes marcas. O estilo, originalmente definido por roupas confortáveis e casuais, foi criado pelas culturas do skate, surf, hip hop e grafitti. Com sua história e relevância, que permanece e se atualiza no decorrer das décadas, vale mencionar que demorou pra essa estética e estilo de vida ganhar um programa próprio, mas, agora que temos, bora assistir!
Com duas temporadas já lançadas até 2022, The Hype vai seguir o formato clássico de competições de moda: designers emergentes e promissores, todos com suas marcas, vão receber desafios a cada episódio.
O vencedor de cada desafio ganha alguns benefícios – co-assinatura com o convidado do dia ou imunidade, além de ter seu look vencedor vendido na StockX, uma grande plataforma de compra e venda de itens de streetwear. Já o pior é eliminado.
Com apresentação de Speedy Morman, o programa também conta com convidados diretamente relacionados com a cultura, como Law Roach, stylist do momento, que cuida dos looks de ninguém menos que Zendaya e Lewis Hamilton, os rappers Wiz Khalifa, A$AP Ferg e Cardi B.
Os finalistas apresentam o protfólio com as criações feitas no programa e, para o desfile final, podem criar até 3 looks inéditos, além de corrigir as peças que já mostraram ao longo da temporada de acordo com os feedbacks recebidos dos jurados. A coleção, composta pelos looks novos + antigos, é apresentada na grande final e vai determinar o vencedor de cada temporada.
Os desafios foram uma das minhas partes preferidas de The Hype, sobretudo porque são criativos e nos convidam a passar por várias universos e estilos dentro do gigantesco guarda-chuva do streetwear. Quer alguns exemplos? Em um episódio os estilistas precisam criar um look pré-jogo pra uma estrela do NBA, em outro, looks infantis para os estilosíssimos filhos do Offset e Cardi B. Até a versão streetwear do Esquadrão Suicida, com direito a look + tênis personalizado, eles criam.
Ao todo, temos três jurados: a estrela do rap Offset, a figurinista e estilista vencedora do Emmy Marni Senofonte e Bephie Birkett, co-proprietária da mega loja de streetwear Union.
Com personalidades bem diferentes uns dos outros, gostei muito que eles são super sinceros e diretos, sem medo de criticar os problemas – sejam de estilo, modelagem ou mesmo atitudes de alguns participantes. Sabe quando a gente passa raiva porque alguém tá sendo muito soberbo ou porque o participante não tá ouviu o que os convidados ou jurados disseram? Eles vão se indignar também e falar na cara.
Ao mesmo tempo, os jurados trazem dicas pertinentes pros estilistas evoluírem e chegam até a oferecer algumas parcerias para alguns poucos eliminados que eram bons, mas não venceram a competição. Nesses contrapontos e na sinceridade como ponto de partida, acho que essa dinâmica funciona bem.
Pra quem não entende tanto assim de streetwear – meu caso – achei que dá pra aprender várias coisas, desde os significados das peças-chave do estilo até as culturas, regiões e estilos de vida que influenciam e compõem o que conhecemos como streetwear.
O objetivo do programa não é ser um ABC do streetwear, mas com as introduções que eles criam para cada desafio e o raciocínio dos estilistas competidores para criarem suas peças, a gente consegue absorver um monte de coisa.
Figuras lendárias, como o estilista Dapper Dan, são convidados em alguns episódios e só esses minutinhos com eles em tela já valem demais.
Num resumo: indico demais assistir The Hype! Entretenimento de qualidade, criações fodas e espaço pra espandir o olhar e o conhecimento. Maratonei as duas temporadas em duas semanas de tanto que gostei. Espero que cê goste também!