5 dicas para ter um armário versátil

Montagem com fundo branco e uma foto alinhada à esquerda. 5 linhas com tons amarelo, laranja, bordô, rosa e menta estão centralizadas na montagem e à sua esquerda está o texto "5 PASSOS PARA UM ARMÁRIO QUE SEJA 100% VOCÊ". Na foto, Marcie posa em frente a um espelho de closet branco. O look é composto por cropped listrado cinza, cardigã oversized cinza, pantacourt de lã cinza e cinto preto com tachas.

Já sentiu que o armário está cheio e, ao mesmo tempo, desinteressante? Que nada chama muito a sua atenção e, por isso, acaba escolhendo sempre as mesmas peças na hora de vestir? Pois saiba que essa sensação assola tanto quem está compondo looks elaborados, quanto quem acha que a #pijamadodia faria muito mais sentido durante o isolamento social. Seja qual for o seu time, 5 dicas podem auxiliar muito no processo de ter um armário mais versátil e funcional, com peças que rendam uma infinidade de combinações e sejam reflexo da sua personalidade.

É importante destacar que essa lista não vai impor regras e muito menos indicar uma lista universal de peças que você pre-ci-sa. O objetivo é justamente o contrário: que você reencontre beleza no que já tem e, sobretudo, descubra quais são as suas preferências e necessidades fashion. Aviso feito, bora pra essa jornada de autoconhecimento que te presenteia, ao final, com um closet repaginado sem gastar!

1. Faça um date com o seu armário

Montagem vertical com três fotos, fundo 1/3 amarelo e 2/3 branco. A primeira foto está disposta no topo da montagem, alinhada à esquerda. Nela, Marcie está sentada ao lado de um armário branco com muitas roupas no chão. O look é composto por regata branca e short e seus cabelos estão presos. Na segunda foto, na parte de baixo da montagem e no canto esquerdo, um armário com muitos casacos. Ao lado direito, está a terceira e última foto, com mais uma foto de armário na qual estão vestidos e casacos.

Começando com a tarefa que mais vai levar tempo, então pode reservar algumas horas na agenda, pegar uma tacinha de vinho (pras desastradas como eu fica o alerta pra não virar nas roupas) e colocar a sua playlist preferida. Hoje você tem um encontro marcado com o seu armário. Desça todas as peças e vá olhando uma a uma, com cuidado e atenção. Aqui vão algumas perguntas para se fazer:

isso é um anúncio!

  • Há quanto tempo eu não uso essa peça e por quê?
  • Quais combinações eu sempre faço com ela e como posso inovar? Se você sempre usa saia mídi com camisa branca, aposte em blusas estampadas e coloridas, em croppeds, bodies ou cardigans usados como blusinhas. Percebeu como só nesse exemplo rápido já temos muitos looks novos para testar?
  • Como essa peça me faz sentir? De confortável à poderosa, de grande gostosa à profissional de sucesso, as escolhas devem sempre reforçar o quão maravilhosa você é <3
  • Que bons momentos passamos juntas? Essa é uma das perguntas mais negligenciadas e, ao mesmo tempo, mais poderosas. Eu amo pensar que as roupas nos acompanham em grande parte dos momentos especiais da vida. A entrevista pro emprego dos sonhos, a formatura, o primeiro date com alguém que iria chegar pra ficar, as festas com os amigos, aquela viagem especial, o show que marcou a sua vida e até mesmo os perrengues. Resgatar as histórias que vocês duas compartilham é um passo fundamental para estreitar os laços e, literalmente, se deixar envolver por boas lembranças.
  • Como essa peça combina com o meu dia a dia? Seja em casa ou na rua, ela deixa a sua rotina mais fácil e confortável ou acaba atrapalhando, apertando, etc? Esse é um questionamento fundamental para se entender melhor e conseguir atender as suas necessidades na hora de vestir ou investir em um item novo.

Feitas todas essas perguntas, ou você vai olhar pras suas peças de um jeitinho diferente, ou perceber que existem vários itens que já venceram o prazo de validade – se for este o caso, desapegue com consciência e seja feliz.

2. Descubra os seus curingas

Montagem vertical com 4 fotos dispostas em duplas, duas em cima, duas embaixo. O fundo da montagem é laranja na parte de cima e branco na de baixo. Da esquerda para a direita, foto 1 (superior): Marcie está parada em frente a uma porta bege com um look composto por camisa azul usada por baixo de um blusão mostarda, calça de alfaiataria vermelha com barra curta e bota animal print com estampa de zebra. Foto 2 (superior): Marcie está parada em frente a uma parede branca, ao lado de uma luminária rosé. O look é composto por vestido branco longo, mule branca, camisa branca amarrada na cintura e bolsa vintage de palha. Foto 1 (inferior): Marcie posa em frente a uma porta bege com um look composto por camisa branca usada por cima de blusa de gola alta preta, jaqueta de couro no estilo biker, saia lápis mídi com estampa de onça, meia calça preta e bota preta. Foto 2 (inferior): Marcie posa em frente a uma parede branca com um vestido longo prateado e cardigan oversized cinza.

Por muito tempo, fomos levadas a acreditar que um armário versátil era sinônimo de uma lista de peças-chave universal. O clássico vestido preto, a camisa branca, a calça jeans e por aí vai. Agora, quando a gente para pra pensar um pouquinho, não faz o menor sentido todas as pessoas do mundo, tão diferentes umas das outras, necessitarem das mesmas coisas. Por isso, a minha segunda dica é descobrir os seus próprios curingas.

É fã de camiseta e usa da festa ao escritório? Bingo! Prefere mil vezes vestido com meia-calça do que jeans? Pois está aí o seu curinga <3 Explicando: os curingas da moda devem ser aqueles itens fáceis de vestir, que você combina com tudo e não viveria sem. São eles que vão completar aquela mistura ousada ou salvar o dia em que falta criatividade. Em outras palavras, seriam o feijão e arroz base, feito pra ser consumido sozinho ou com muitos temperos.

isso é um anúncio!

Alguns passos para descobrir os seus curingas: olhe a galeria do celular em busca daquelas fotinhos de elevador, visite seu próprio arroba no Instagram ou recorra às lembranças mentais mesmo. Ainda não faz ideia? Nunca é tarde para começar a observar.

3. Encontre suas próprias fórmulas de estilo

Montagem vertical com 4 fotos dispostas em duplas, duas em cima, duas embaixo. O fundo da montagem é rosa claro na parte de cima e branco na de baixo. Da esquerda para a direita, foto 1 (superior): Marcie posa em frente a uma parede cinza, com janelas grandes de vidro e dois puffs roxos em segundo plano. O look é composto por camiseta branca oversized com a frase "SEX AND NOODLES" escrita em letras maiúsculas pretas, minissaia assimétrica com rebites e sandália de tiras finas preta. Foto 2 (superior): Marcie posa em frente a uma parede branca. O look é composto por camiseta branca com decote v. saia mídi plissada com estampa floral  rosa na barra e sandália naked sandal dourada. Foto 1 (inferior): Marcie posa em frente a uma parede com tijolinos laranja. O look é composto por vestido jeans vintage com botões e alças largas, usado com camisa bordô por baixo, tênis branco e bolsa amarela de rede de crochê. Foto 2 (inferior): Marcie posa em frente a uma parede com madeiras brancas. O look é composto por camiseta branca usada por baixo de um slip dress marrom com tiras finas e fenda, mais botas werstern pretas.

Mais uma dica completamente ligada ao autoconhecimento: encontre as suas próprias fórmulas de estilo. Nem sempre nos damos conta, mas temos sim nossas próprias misturas preferidas, também conhecidas como salva-vidas oficiais de qualquer emergência fashion. Eu, por exemplo, amo combinações de parte de baixo elaboradas com blusas basiquinhas e vestidos com camiseta/camisa por baixo.

Sabe como eu descobri isso? Olhando pras fotos que fazia quase sempre antes de sair de casa. Assim, aqui valem os mesmos métodos que para encontrar os seus curingas. Investigue e divirta-se com as descobertas! Dica extra: pense em ocasiões da rotina e crie looks para elas. Um encontro com as amigas, um dia de burocracias, a primeira festa, bater perna sem destino, uma reunião online que já vai emendar com happy hour cada uma da sua casa… Você decide! E se sentir que o exercício rendeu, já aproveita para tirar algumas fotos e criar um arquivo de inspiração pro futuro.

4. Entenda e refresque suas referências

Montagem vertical com 4 fotos dispostas em duplas, duas em cima, duas embaixo. O fundo da montagem é bordô na parte de cima e branco na de baixo. Da esquerda para a direita, foto 1 (superior): Olivia Palermo caminha em uma rua cheia de carros. O look é composto por camiseta branca, blazer terracotta com echarpe azul na lapela, saia mídi acetinada terracotta e sandália roxa de salto alto e tiras finas. Foto 2 (superior): Uma mulher branca com cabelo chanel castanho está parada em frente a uma escada cinza externa com corrimão preto. O look é composto por camisa azul usada como ombro a ombro e com mangas arremangadas, pantalona preta e scarpin preto. Foto 1 (inferior): uma mulher ruiva com cabelos na altura do colo está parada em uma rua lotada. O look é composto por vestido envelope mídi com fenda e mangas longas vermelho e estampado, usado por cima de um jeans com joelho rasgado e botas pretas. Foto 2 (inferior): Villanelle, personagem de Killing Eve interpretado por Jodie Comer, está sentada em uma cadeira em um ambiente externo escrevendo uma carta. O look é composto por camisa rosa usada com vestido volumoso longo rosa acetinado

Falando em inspiração, essa dica é para quem tem mil looks salvos no Pinterest, Instagram e favoritos. Que tal tirar um tempinho para entender e refrescar essas referências? Muitas vezes, o que consumimos/reverenciamos na internet acaba sendo “aspiracional”, com combinações, corpos e lifestyles que fazem o nosso próprio mundo parecer MUITO sem graça quando comparado. Vamos começar a mudar isso? O primeiro passo pode ser criar uma pasta recheada só com looks que realmente podem ser colocados em prática com o que você já tem.

Mas nem só de Internet se vive, né? Os livros, filmes, séries, quadros, revistas e qualquer outro estímulo que te encanta pode virar inspiração. Sejam os looks que um personagem x usaria ou uma mistura de cores da natureza, buscar referenciais em lugares nada óbvios é uma atitude certeira para animar o ato de se vestir todos os dias.

5. Novos usos pras peças de sempre

Montagem vertical com 4 fotos dispostas em duplas, duas em cima, duas embaixo. O fundo da montagem é menta na parte de cima e branco na de baixo. Da esquerda para a direita, foto 1 (superior): Marcie está em frente a uma parede branca. O look é composto poro vestido sem alça vermelho curto com estampa floral, camisa listrada azul e branco oversized usada aberta como quimono e mule branca. Foto 2 (superior): Marcie posa ao lado de uma parede de azulejos florais bege. O look é composto por camisa oversized listrada azul e branca usada como vestido, scarpin vermelho, bolsa grande vermelha e colar de sementes amarela. Look 1 (inferior): Marcie posa em frente a uma porta marrom. O look é composto por camiseta preta com decote v, camisa listrada azul e branca oversized amarrada na cintura usada como saia e mule branca. Foto 2 (inferior): Marcie posa em frente a uma parede branca. O look é composto por camisa listrada azul e branca com saia mídi vermelha de estampa floral branca e mule branca.

Chegando na última dica e essa eu falo sempre: dê novas funções pras peças. Por exemplo, essa camisa aí da foto, poderia cumprir o papel de camisa e ponto final. Mas sem nada por baixo, ela vira um vestido. Amarrada à cintura com os botões fechados se tornou uma saia mídi fresquinha. Com o simples abrir de botões, me presenteou com um quimono. São 4 usos sem nenhum truque de estilo ou amarração mega elaborada, comprovando que pode ser bem mais fácil do que parece. Esse é o objetivo, não complicar, mas sim ressignificar e entender que nada tem um só jeito de existir

Outras peças que facilmente ganham novas funções são os macacões e vestidos, que podem tanto se tornar saias e calças, como blusas; saias mídi ou longas, que viram belíssimos vestidos sem alças, e casacos, que fazem o papel de blusinhas com um simples fechar de botões/cinto bem ajustado.

Preparada para colocar as dicas em prática? Eu tenho uma ótima notícia!

Sim, um sorteio! Eu vou ajudar uma seguidora lá do Instagram a aplicar as dicas desse post no seu armário com uma consultoria de moda online de 3h e um bordadinho <3 Para participar, é preciso me seguir no Instagram, curtir a foto oficial do sorteio e marcar três amigas nos comentários (não vale celebs e perfis fake, ok?). O resultado sai no dia 13 de julho, próxima segunda-feira, lá mesmo no Instagram. Bora marcar as amigas que iriam adorar essa mudança e boa sorte!

Você também pode gostar: