As mulheres da minha vida

Relatos soltos, meio em ordem cronológica, sobre as mulheres incríveis que passaram e permaneceram na minha vida. E isso é um recorte, a lista poderia ser muuuuuuuuuito mais extensa

Faz tempo que eu tenho esse título guardado comigo. Primeiro, para homenagear minhas mães – é, eu tive a sorte de ganhar duas -, depois para contemplar todas as mulheres extremamente fodas que passaram pela minha trajetória. Sim, eu tive sorte, mais uma vez, de ter uma trajetória repleta de mulheres em todos os momentos. Em casa, fomos maioria. No trabalho idem. Um privilégio enorme. Que eu agradeço todos os dias. Então, entre parabenizações e ‘não existe dia do homem’, resolvi dividir essas histórias. A motivação? Que a gente crie redes de apoio cada vez mais fortes entre os nossos grupos, que a gente dê espaço e ajude outras minas a crescerem, que a gente se coloque pra cima, apoie e valorize o potencial uma da outra. Que a gente consuma de mulheres, contrate mulheres, agradeça mulheres e empodere mulheres. 

Bora tomar um cházinho? 🫖

Em ordem cronológica, vamos a elas, as duas primeiras rainhas da minha vida: dona Zilá e apenas Maristela. Vó e mãe, respectivamente. Enquanto uma é a pessoa mais carinhosa, prestativa, sentimental, que adora o Discovery Home & Health – quem não, né? – e assistia até série de vampiro comigo pra gente ficar juntinha, a outra é forte, destemida, exigente, com sonhos grandes demais pra uma cidade pequetuxa e CDs de rock gaúcho que a gente ouve juntas desde que eu sou pequena. Personalidades distintas, que, em comum, me deram a primeira aula de sororidade, mesmo que não fizessem ideia do que é isso láááá no tempo em que eu ainda queria ser dançarina, cantora e apresentadora – criança multitarefa.

Essas duas me ensinaram que tudo bem uma pessoa gostar de ser dona de casa, ganhar conjunto de copos de aniversário e orar pra Deus todas as noites pedindo o nosso bem, assim como tudo bem tentar se recompor e se jogar no mundo depois de dois filhos, empreender em tempos de crise, trabalhar, trabalhar, trabalhar. Sonhar, sonhar, sonhar. As antagônicas damas me mostraram como ser forte sem deixar de ser doce. Cuidar dos outros, mas mais de mim. Estudar e voar pra longe, pra sonhar eu mesma, com elas no fundo prontas pra me segurar ou chorar em realizações ridiculamente pequenas, como meu primeiro curta-metragem na faculdade, meus discursos de oradora na escola, meu nome pela primeira vez em uma publicação de moda. Com a inversão do tempo, de uma eu cuido com todo o carinho. Da outra, sou confidente, estimuladora, fã de carteirinha, amiga. No fim de tudo, me sinto ridiculamente sortuda de ter dois referenciais femininos tão fortes. 

Uma ama selfies, a outra nem tanto…

Aí chega o colégio, as professoras, as amigas. E aí foi outro bingo. As gurias do ensino fundamental, que se reúnem sempre que é possível, foram com quem eu brinquei de boneca, de correr, conversei sobre as primeiras paixonites, virei o colégio do avesso. Se não tinha professor pra aula de dança, a gente criava nosso próprio grupo. Se precisava fazer uma festa ou rifa pra arrecadar dinheiro, antes mesmo da diretora ver a gente já tinha carimbado tudo e saído pra vender – isso é errado, não façam em casa rs. A gente cresceu, cada uma foi pra um colégio. Umas são mães. Outras nem querem. Mas o carinho tá ali, sempre. A melhor amiga também surge nesse momento, tardes uma na casa da outra, noites do pijama porque éramos as únicas que não podiam sair de noite, cumplicidade, muito apoio e, principalmente, amor. Irmandade de alma, colo que, independente do que acontecer, a gente sabe que está ali, prontinho.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

O colégio também trouxe uma outra mulher extremamente importante, que fez com que eu me apaixonasse ainda ainda mais pela escrita e, por consequência, pelo jornalismo. Olha a importância de incentivar nossas pequenas. Eu sempre amei contar histórias, escrever muito, mas não tinha a menor ideia de que poderia ser uma jornalista. Tinha minha revista de moda desenhada com lápis de cor, meus programas de rádio gravados em fita cassete, mas precisou uma professora de português ver o meu potencial e me dizer que eu tinha tudo pra ser uma ótima jornalista lá na 6ª série. Cá estou eu, faltando menos de um ano para me formar na UFRGS, ainda apaixonada pelos potenciais dessa ingrata profissão

Aí vem a faculdade, o turbilhão de mudanças, mais amigas que se ajudam e amparam pra aguentar o tranco com o máximo possível de sanidade, os projetos paralelos, as pautas em que a gente precisa escolher para quem dar voz, quais histórias contar, a vida profissional. Primeiro estágio na área, um núcleo com outras quatro mulheres incríveis. Passamos muitos perrengues juntas. Criamos coisas ótimas. Nos apoiamos e fomos ombros umas das outras a cada dia. Nos compramos doces, fizemos happy hours, nos incentivamos, inclusive, a sair de lá. Ficamos doentes graças ao estresse e às condições de trabalho. Choramos juntas. Nos reerguemos juntas. No meio dos problemas, minha primeira equipe feminina reforçou que somos mais forte quando estamos juntas. E seguimos, mesmo que estejamos cada uma em um cantinho do país. 

Durante todo esse tempo, bem antes disso, na verdade, eu queria o jornalismo de moda. Um nicho pequeno, com pouca oportunidade, principalmente em Porto Alegre. Depois de tentar, ficar triste por não conseguir, tentar de novo, cá estou eu trabalhando com o que sempre quis e, claro, mulheres incríveis e com uma experiência absurda no assunto prontas para trocar, passar esse conhecimento adiante, criar, reinventar. Lá nos elogiamos todos os dias, seja o look, o batom, um texto, uma ideia…  Repensamos a moda e o seu papel, os desejos da mulher real, fazemos o que amamos com um brilho no olho que não apaga. Lá, mais uma vez, eu olho pro lado e fico felizona de ter as pessoas que tenho por perto. Desenho ainda mais a profissional que sou e a que quero ser. Anoto toda semana algum livro ou filme pra ver no futuro e entender pelo menos metade do que elas entendem. Ensino também o que sei. 

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Hoje, quando eu tava escrevendo esse texto, uma das mulheres lá do início do texto me mandou uma mensagem, dizendo o quanto se orgulhava da minha força. Eu parei e sorri. Que a gente, além de perceber e valorizar as mulheres que tem por perto, valorize também a própria força. E, reforçando, que a gente se una ainda mais. Faz toda a diferença, como tentei mostrar com a minha pequena trajetória. Dá pra imaginar como ela seria sem todos esses encontros? Até dá, mas seria tão mais difícil. Que a gente se facilite. Equilibre. Eleve.

Textos