Just Wanna Have Fun

Vestido + calça: 5 formas de usar a trend

Montagem com fundo branco, uma imagem alinhada à esquerda com a seguinte frase em laranja, escrita com letras maiúsculas: "TENDÊNCIA COM O QUE VOCÊ JÁ TEM EM CASA". Na foto, Marcie posa em frente a uma parede com tijolinhos laranjas e chão branco. O look é composto por camisa oversized na altura do joelho listrada em azul e branco, calça de alfaiataria vermelha, mule branco com salto geométrico.

Alerta fashion: a dupla de calça + vestido vem conquistando o street – ou home – style e é mais uma daquelas tendências facinhas de replicar com o que você tem em casa, renovando os looks do dia a dia de uma forma super criativa. Inclusive, foi o fato de finalmente ter testado a mistura, que há tempos venho namorando no Pinterest, que originou o post de hoje.

Já parou para pensar que o vestido é uma das peças mais fáceis de vestir, salvando qualquer emergência fashion, e, ao mesmo tempo, uma das mais complicadas de combinar? Você até troca o sapato pelo tênis, adiciona uma jaqueta ou blazer, mas, no geral, a peça não é conhecida por seu caráter camaleônico. E é por isso que a nova forma de vestir me deixou tão arrebatada, com a sensação de “como não pensei nisso antes”. A resposta para essa pergunta é simples e já passamos por ela algumas vezes nos últimos meses: as peças nos foram apresentadas com funções restritas. Bora dar mais um passinho pra desconstruir isso e, de quebra, ficar linda em um look com vestido e calça? Aqui você confere como.

1) Vestidos fluído + calça justinha

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos de street style, dispostas em duplas, uma em cima e outra embaixo. Da esquerda para a direita, foto 1 (superior): uma mulher branca magra, com cabelos loiros presos, óculos escuros. O look é composto por vestido branco mídi, sutiã de renda usado por cima, legging preta, sandálias brancas e casaco alongado preto. Foto 2 (superior): uma mulher loura, branca e magra com cabelo preso, está parada em uma rua vazia. O look é composto por vestido acetinado de tiras finas com estampa floral em tons de terracota e branco, com estampa floral e fenda, blusa de mangas longas e gola alta bege, calça jeans ajustada, scarpin píton branco e bolsa branca. Foto 1 (inferior): uma mulher branca com cabelos loiros e uma franja caminha em frente a um parque com árvores e grama verde desfocada. O look é composto por vestido poá branco mídi com calça jeans skinny, scarpin branco e blazer azul-marinho. Foto 2 (inferior): uma mulher branca com cabelos ruivos na altura do ombro veste um vestido envelope vermelho com amarração na cintura, jeans reto com joelho rasgado e bota preta.

Ao criar uma silhueta nova, que não é exatamente a que você encara no espelho todos os dias, o combo de vestido + calça pode causar um tantinho de estranhamento. Para amenizar essa sensação, prefira vestidos fluídos, rodados ou volumosos, que não vão marcar os bolsos e botões da parte de baixo. Já as calças justas e com poucos detalhes são a escolha mais segura, funcionando como uma meia-calça – item curinga do inverno que talvez você já esteja acostumada a usar.

2) Vestidos com botões ou fendas

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos de street style, dispostas em duplas, uma em cima e outra embaixo. Da esquerda para a direita, foto 1 (superior): Solange está parada em frente a uma parede de comércio, com a porta metálica cinza abaixada. O look é compsoto por um vestido longo verde regata com botões de pérola fechados até a altura da cintura, calça verde skinny no mesmo tom do vestido e sandália de salto alto e tiras finas branca. Foto 2 (superior) : uma mulher branca com cabelos loiros encaracolados na altura do peito sorri em frente a uma faixada azul tiffany com vidros. O look é composto por um vestido logo salmão de mangas médias bufantes, decote v e botões forrados fechados até a altura da cintura, calça de alfaiataria marrom, scarpin caramelo e bolsa branca com preto. Foto 1 (inferior): Uma mulher branca com cabelos castanhos ondulados na altura do peito caminha em frente a um carro. O look é composto por um vestido camisa longo com estampas geométricas em tons de azul, amarelo, branco, bordô e preto, com botões centrais abotoados até a cintura, calça de alfaiataria branca e bolsa rede de crochê branca. Foto 2 (inferior) Rihanna, com cabelos longos, está parada em frente a uma entrada de evento. O look é composto por um vestido de tiras finas longo rosa néon com botões no meio, abotoado até a cintura, calça jogger laranja e sandália laranja metalizada.

Outra forma prática de suavizar a mistura é apostar em vestidos com fendas ou botões fechados apenas até a altura da cintura. Além de mostrar mais da calça, como se fosse uma blusa alongada, a abertura dos vestidos oferece maior movimento, deixando qualquer mera atravessadinha de rua digna de passarela.

3) Jeans

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos de street style, dispostas em duplas, uma em cima e outra embaixo. Da esquerda para a direita, foto 1 (superior): Uma mulher branca e loira, com cabelos loiros e franja, caminha em uma rua movimentada. O look é composto por vestido verde mídi de mangas longas, com recortes redondos na região dos ombos e leve acinturação, calça jeans azul de lavagem clara ajustada na perna e scarpin branco. Foto 2 (superior): uma mulher negra com cabelo black power na altura dos ombros caminha em uma faixa de pedestres. O look é composto por vestido envelope mídi de mangas longas rosa, com estampas florais brancas com detalhes azuis, calça jeans skinny com lavagem clara e mule de salto fino rosa com laço. Foto 1 (inferior): Nicole Richie caminha em frente a uma rua lotada com os cabelos pretos. O look é composto por um vestido mídi vermelho de lantejoulas com fenda e mangas longas, calça jeans de lavagem clara com rasgado na região do joelho e scarpin preto. Foto 2 (inferior): uma mulher branca com cabelos presos caminha em frente a um jardim com o celular na mão e o café na outra. O look é composto por um vestido camisa estampado em tons de verde, calça jeans com barra dobrada e tênis branco.

Atenção para essa dica que nunca falha: está em dúvida sobre com o que combinar uma peça muito ousada? A calça jeans é a aliada perfeita, pode confiar. Com seu forte caráter neutralizador, a peça suaviza qualquer fashionismo com uma dose de bossa e descontração. Assim, seja com o vestido floral de sempre, o slip dress ou um modelo recheado de rendas e paetês, é adicionar o seu jeans preferido ao mix e arrasar.

Para um visual ainda mais cool, a dica é dobrar a barra da calça ou escolher um jeans destroyed cheio de atitude. Quanto ao shape da calça, escolha o que você se sentir mais confortável; no street style tem de tudo, da pantalona à mom jeans.

4) Alfaiataria

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos de street style, dispostas em duplas, uma em cima e outra embaixo. Da esquerda para a direita (foto 1): uma mulher branca magra com cabelos loiros presos em um coque caminhando em uma rua com carros. O look é composto por vestido branco rodado com tiras finas pretas e listras étnicas, calça pantalona bege e sandália preta. Foto 2 (superior): uma mulher branca e loura, com cabelos médios e franja, está parada em frente a um carro cinza. O look é composto por vestido envelope rosa de mangas longas com estampa floral rosa e amarela, com folhas verdes, calça pantalona verde e scarpin verde. Foto 1 (inferior): Marcie posa de lado a uma parede com tijolos. O look é composto por vestido camisa listrado azul e branco, calça vermelha e mule branco com salto geométrico. Foto 2 (inferior): uma mulher branca com cabelos castanhos na altura do ombro está parada em uma rua deserta. O look é composto por vestido branco plissado mídi assimétrico e de gola alta, calça de alfaiataria preta, scarpin preto e jaqueta preta de estilo militar com botões prateados.

Antes habitué do escritório, hoje peça curinga para qualquer ocasião, inclusive, ficar em casa. A calça de alfaiataria reta traz consigo um aroma clássico, que ganha deliciosa pitada de transgressão ao lado do vestido. E mesmo que o dress code da sua profissão exija misturas formais, é possível apostar na tendência – alô, look 4 da montagem em um chiquérrimo p&b.

Um vestido no estilo camisa – minha escolha – também é uma alternativa linda para manter a proposta “clássica, pero no mucho”. E como as calças de alfaiataria coloridas se tornaram febre fashion, brinque com as cores do visual – seja compondo um look monocromático ou color blocking. O único modelo do seu closet é neutro? Misture com um vestido bem estampado e prepare-se para brilhar muito.

5) Dobradinha glam + casual

Montagem vertical com fundo branco e quatro fotos de street style, dispostas em duplas, uma em cima e outra embaixo. Da esquerda para a direita, foto 1: uma mulher asiática com cabelos chanel posa em um estacionamento. O look é composto por vestido de renda mídi rosa com mangas longas e babados no ombro, calça jeans com barra curta desfiada e scarpin branco. Foto 2 (superior): uma mulher negra com o cabelo raspado caminha em frente a um muro de pedras. O look é composto por vestido volumoso com mangas bufantes e decote v azul de tafetá, turtleneck preta e pantalona preta com sapato branco. Foto 1 (inferior): uma mulher branca com cabelo joãozinho castanho caminha em frente a uma rua. O look é composto por vestido de tule preto mídi volumoso, calça de alfaiataria preta e blazer preto. Foto 2 (inferior): uma mulher branca com cabelos castanhos está em frente a uma estátua cinza. O look é composto por camiseta branca usada por baixo de um vestido mídi acetinado com tiras fitinhas, calça jeans e bota preta.

Quem acompanha o blog sabe que eu sou mais do que suspeita para falar de produções que se destacam pelo contraste. Amo mesmo e, como em todo amor bom, não canso de repetir. Se identifica? Aqui vão algumas misturas para causar. Vestidos de festa metalizados com jeans, num hi-lo perfeito; Vestido de mangas bufantes colorido com turtleneck preta, ainda mais no inverno; Terno caretinha preto com um vestido de tule volumoso e transparente, essa, se eu pudesse, estaria usando hoje mesmo.

Curtiu as dicas e pretende testar alguma combinação? Me conta aqui nos comentários ou me marca no seu lookinho lá no Instagram (@marciegott).

Você também pode gostar: