Street style 2020: looks estilosos e básicos para usar já

Entre apresentações virtuais e presenciais, as semanas de moda internacionais voltaram, cercadas de reflexões acerca da necessidade deste retorno tão breve, em um mundo que ainda sequer superou o Covid-19. Eu particularmente acho que era o momento perfeito para a moda se mostrar criativa e explorar outras formas de narrativa, mas, seja como for, as coleções estão sendo lançadas e algumas fashionistas estão zanzando por aí com lookinhos bem reais, que poderiam ser usados lindamente no nosso dia a dia.

Provando que o conforto “chegou” para ficar – me pergunto é como que ele não estava aqui antes -, os looks do street style seguiram uma pegada básica, mas sem perder a interessância e os detalhes que deixam tudo mais interessante. Prepare-se para ver muito jeans, tons neutros e alfaiataria, mas em modelagens menos óbvias. Confesso que como pessoa que capricha no look para fazer mercado de 15 em 15 dias, eu iria montar uma mistura mirabolante sim, mas acho esse movimento bem importante para a gente pensar no futuro das peças que queremos por perto e quais são as nossas prioridades quando o assunto é vestir. Vamos aos looks?

Foto vertical com moldura branca em volta. Na foto, Olivia Palermo caminha em uma rua vazia, com uma parede amarela ao fundo. O look é composto por uma jaqueta de couro marrom oversized com babados no ombro, calça jeans bicolor azul escuro com azul claro, bolsa marrom e loafer prateado.

Começando por ela, que já foi até tema de post aqui no blog e escolheu um look cool, composto por três clássicos do closet em versões completamente repaginadas. Veja só! A jaqueta de couro marrom ganha muito charme com a modelagem ampla e os babados no ombro, assim como a calça jeans bicolor. Sapato que se tornou trend nesta temporada, o loafer perde qualquer caretice em sua versão metalizada. Percebe como pelo menos uma peça ou sapato com modelagem/cor/material diferente já faz toda a diferença?

Bora tomar um cházinho? 🫖

Foto vertical com borda branca. Na foto, uma mulher caminha de lado, olhando para o ambiente. O look é composto por camisa branca, terno preto com barra curta, casaco oversized caramelo, tamanco caramelo e bolsa marrom pequena.

Em uma palavra: chiquérrima! Vai dizer que essa produção da Chloe Harrouche não faz a business woman que vive em você dar um suspiro de saudade ou de vontade de estar com um café na mão dominando o mundo? Aqui bateu. A mistura, que vou chamar de minimalista cheia de bossa, é prova de que 1) a alfaiataria tem poder, 2) um sobretudo caramelo é possivelmente um dos casacos neutros mais versáteis que há, casando bem com qualquer cor – até mesmo com o preto, de quem era persona fashion non grata até pouquíssimo tempo.

Foto vertical com moldura branca.Na foto, uma mulher loira com franja e comprimento na altura do ombro está parada em um estacionamento com muitos carros. O look é composto por uma jaqueta jeans de lavagem clara com botões de baixo abertos, calça jeans na mesma cor da parte de cima, bolsa preta, com alça de corrente dourada e monograma da Gucci e sapato branco.

Quer visual mais democrático e fácil de copiar do que o jeans total escolhido por Xenia Adonts? Pode até ser que você não tenha essa lavagem clarinha pela qual estou perdidamente apaixonada, mas a beleza é justamente que all jeans funciona em qualquer variação de cor ou de peças. Para deixar a sua camisa ou jaqueta mais fashion, o truque de estilo da vez é deixar alguns dos botões de baixo aberto, mostrando uma eventual parcelinha de pele.

Foto vertical com moldura branca. Na foto, uma mulher com cabelos castanhos lisos caminha em uma rua com muitos carros. O look é composto por blusa de lã com ombro vazado, calça jeans baggy, bota branca com bico fino.

Yoyo Cao e outra combinação acessível com jeans para testar já! Aqui, temos mais uma comprovação de como a modelagem pode mudar a proposta de um look. Enquanto a calça baggy traz aroma vintage e antenado – já que é tendência -, a blusa de lã foge do trivial com os ombros vazados.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Foto vertical com moldura branca. Na foto, uma mulher com cabelos castanhos e franja está parada em frente de um estacionamento. O look é composto por jaqueta preta de tweed e botões dourados, calça de alfaiataria preta e bota preta com salto dourado.

Nada de pretinho básico para Caroline de Maigret! As pitadas de dourado, seja nos botões, nos detalhes da manga – que poderiam ser braceletes em uma versão mais fácil de replicar em casa – ou no salto da bota, a cor brilha atraindo o olhar e mostrando que o look foi pensado, literalmente, nos mínimos detalhes.

Foto vertical com moldura branca. Na foto, uma mulher para em uma escada azul e parede branca. O look é composto por camiseta branca com gola v, calça jeans, camisa listrada branca e azul, casaco de lã batida alongada bege, coturno preto, com meia laranja.

Jeans + sobreposição + coturno = look certeiro independentemente da temporada ou das tendências do momento. Alguns recursos usados por Liya Kebede para ficar mais cool que você pode repetir em casa são usar a camisa aberta e o casaco nos ombros, além deixar a meia à mostra – preferencialmente se optar por uma colorida/estampada/brilhosa.

Foto vertical com moldura branca, na qual uma mulher caminha em frente a uma parede amarela. O look é composto por terno preto com risca-de-giz, camiseta branca, scarpin branco com salto taça e bolsa preta.

Atenção para  Tiffany Hsu e mais um terno potente, com a tradicional estampa risca-de-giz sobreposta ao casaco alongado, que faz papel de blazer de um jeito todo elegante. O scarpin com salto taça e a blusa com decote profundo atualizam o combo com dose de fashionismo. Aqui, fica a dica de unir o terno que você já tem com aquelas peças que parecem opostas, seja pelo brilho que costumava ser reservado à noite, pela lingerie ou tênis.

Imagem com moldura branca, na qual uma mulher loira com cabelos lisos. O look é composto por camisa branca, blazer lilás, calça violeta de couro, tamanco de couro roxo tressê.

Estava achando tudo meio preto-bege-cinza? Leonie Hanne apostou nesse ton sur ton que me deixou sem palavras – kkk até parece. O que importa é o quão linda ficou essa mistura de roxo, violeta e lilás. A calça de couro também é outra peça que tem tudo a ver com o inverno e pode renovar o office look – para versões mais comfy, pode substituir por uma de moletom. Menção honrosa pra esse tamanquinho que eu bem gostaria de ter, mas ainda acho pouco prático pra caminhar mais do que uma quadra.

Imagem vertical com borda branca, na qual uma mulher com cabelos castanhos presos em um rabo caminha em uma rua com carros estacionados. O look é composto por camiseta preta com gola v, calça jeans preta, trench coat xadrez cinza.

Para finalizar a maratona de inspirações, temos Martje Verhoef em um mix feito sob medida para aqueles dias em que a gente acorda sem tempo, mas quer se sentir gatinha: camiseta preta, jeans escuro e um casaco de personalidade. Mais descomplicado – e estiloso – impossível!

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

E aí, achou que o street style da temporada está mais próximo do que costumava usar? Gostou dessa mudança ou prefere aquelas montações bem inspiracionais? Vou adorar saber a sua opinião nos comentários <3 E, se quer mais looks de street style, essa pasta no Pinterest é feita pra você!

moda